“Festivais-bolha.” Eventos experimentais em Lisboa e no Porto em abril deverão servir para preparar Festivais de Verão

Estela Silva / Lusa

Os agentes ligados a festivais e concertos acreditam que, no próximo verão, será possível realizar os festivais de música ao vivo para milhares de pessoas.

O Observador avança, esta terça-feira, que os agentes ligados a festivais e concertos continuam em reuniões com o Governo. O objetivo é encontrar um modelo para realizar os Festivais de Verão.

Os empresários do setor defendem a realização de “festivais-bolha“. O diário escreve que o modelo deverá ser ensaiado em abril, com vários eventos experimentais em Lisboa e no Porto, à semelhança do que aconteceu no ano passado em Barcelona e em Londres, com concertos de ambiente controlado em que todos os participantes foram testados à entrada.

Se tudo correr como planeado, e se o Governo e as autoridades de saúde derem luz verde, o modelo avança no verão.

Através dos eventos-piloto, será possível avaliar a logística e a lotação a adotar em espetáculos musicais de grande dimensão, onde só irão entrar no recinto pessoas com um resultado negativo no teste à covid-19.

Além disso, o comportamento dos espectadores vai permitir às autoridades de saúde avaliar se os recintos são seguros e se no interior podem ser levantadas as regras de distanciamento físico.

Há vários pormenores por definir, desde já se os testes à covid-19 são feitos no local (testes rápidos) ou se só são aceitáveis testes PCR feitos até 72 horas antes.

Ainda não há data para estes eventos-piloto em Lisboa e no Porto, uma vez que está dependente do calendário que o Governo vier a estabelecer para o desconfinamento.

A última reunião do grupo de trabalho responsável pelas condições de retoma dos espetáculos ao vivo aconteceu no dia 19 de fevereiro. A próxima teleconferência deve acontecer a 4 de março.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …