Um teste negativo passa a ser suficiente para que paciente seja considerado curado

Mário Cruz / Lusa

Um único teste negativo passa a ser suficiente para que pacientes de covid-19 que estejam a ser acompanhados e tratados em casa sejam considerados recuperados.

A nova norma da Direção-Geral de Saúde (DGS), que entra em vigor na terça-feira, estipula que os doentes de covid-19 que estão a ser tratados em casa vão passar a ser considerados recuperados após um único teste negativo. Anteriormente, estes pacientes teriam de fazer dois testes até serem considerados curados.

O anúncio foi feito este sábado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa do habitual balanço da situação epidemiológica. Ambas explicaram que esta medida surge em linha “com aquilo que outros países preconizam” e com estudos científicos.



Além disso, de acordo com o Público, pedir e prescrever testes de diagnóstico passa a ser da responsabilidade dos médicos de família e não do SNS 24.

Em declarações à Rádio Renascença, o pneumologista Filipe Froes, que é um dos autores desta norma, explicou que os pacientes internados nos hospitais continuarão a precisar de dois testes negativos para serem considerados curados.

“A mudança é apenas para os doentes que não necessitaram de internamento e que, portanto, se admite que tenham menor carga viral associada à menor expressão da doença. E que na ausência completa de febre e na estabilização clínica, com melhoria clínica dos sintomas durante mais de três dias consecutivos, só necessitam de um teste laboratorial negativo, realizado no mínimo 14 dias após o início dos sintomas, para apresentarem os critérios de cura microbiológica. Os doentes internados mantêm à mesma a necessidade de dois negativos no espaço de 24 horas para serem contabilizados recuperados”, explicou.

Na conferência de imprensa, Marta Temido também mencionou que se está a preparar um eventual desconfinamento e alívio das restrições. No entanto, a ministra da Saúde realça que isto não quer dizer que o problema já tenha passado.

“Na última semana temos trabalhado intensamente na preparação de um eventual desconfinamento. Não significa que o problema está ultrapassado. Apenas começamos a antecipar a luz ao fundo do túnel, mas ainda não chegamos lá”, salientou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …