“Testagem massiva vai começar em pouco tempo”. Plano ainda não está pronto

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado da Saúde disse, esta segunda-feira, que a testagem massiva vai “começar dentro de pouco tempo”, havendo alguns processos que ainda estão a ser aperfeiçoados.

Em entrevista à RTP3, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, declarou que, a partir de hoje, o SNS 24 vai começar a fazer prescrição de testes a contactos de baixo risco.

Porém, o plano de testagem massiva, anunciado na semana passada, ainda não está pronto e há arestas a limar, pelo que vai “começar dentro de pouco tempo”, referiu o governante.



“Há aqui alguns processos que temos de aperfeiçoar”, admitiu Lacerda Sales, explicando que a estratégia para as escolas e para as empresas está “ainda a ser elaborada”, dando como exemplo de quanto em quanto tempo é que devem ser feitos os testes.

Questionado sobre se serão as empresas ou o Estado que irão suportar os custos dos testes, Lacerda Sales disse que “essa é ainda uma situação que estamos a ponderar e que teremos de decidir”.

“O Ministério da Saúde tem estado muito sobrecarregado do ponto de vista orçamental e de custos. Se bem que nunca houve qualquer falta em termos de recursos do ponto de vista orçamental para o Ministério”, destacou.

No mesmo dia em que os líderes políticos estiveram reunidos com os peritos no Infarmed, o secretário de Estado adotou a mesma postura da ministra da Saúde, Marta Temido. Houve boas notícias e Lacerda Sales considera que “este confinamento está a produzir resultados, é um confinamento com esperança“, no entanto, sublinhou que “ainda é prematuro estar a falar de desconfinamento”.

Na mesma entrevista, o secretário de Estado disse ainda que o Governo está a estudar a hipótese de afastar as tomas da vacina contra a covid-19, para poder cobrir uma maior percentagem da população e fazer face à escassez de vacinas.

Os especialistas “estão a fazer a ponderação dessa matéria, porque entre o afastamento que permita vacinar mais gente com a primeira dose, sabendo que pode produzir uma eficácia entre os 60% e os 70%, portanto já confere alguma proteção, nomeadamente às camadas mais vulneráveis, ou ter mais gente com as duas doses vacinadas, é uma relação custo benefício que tem de ser muito ponderada”, explicou.

“Estamos a ponderar bem essa matéria para depois tomar a melhor decisão, consoante as necessidades”, concluiu.

De acordo com o jornal Público, a taxa de positividade da covid-19 em Portugal tem vindo a diminuir e ronda agora os 6%.

“É bom sinal. Estamos a caminho dos 5%, que é aquilo que é recomendado internacionalmente”, destaca ao diário o matemático Carlos Antunes. O também investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa salienta que os especialistas estão “agora a considerar os 7% como o limiar máximo que não podemos ultrapassar”.

A testagem massiva poderá impulsionar ainda mais esta descida. “Se se alterar a estratégia, então vamos conseguir empurrar a positividade bem mais para baixo”, disse ainda, acrescentando: “Tem de haver uma mudança de paradigma e as normas têm de começar a produzir resultados”.

Portugal registou, esta segunda-feira, 549 novos casos e 61 mortes por covid-19. Foi o número mais baixo de novas infeções desde outubro do ano passado.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …