152 mortos em Moscovo, terroristas abatidos. Putin calado “a pensar como culparia a Ucrânia”

7

Gavriil Grigorov / Sputnik

Actualização do número de vítimas do ataque terrorista no Crocus City Hall. Costa espera que não seja um pretexto para escalada da guerra.

Como se esperava, continua a aumentar o número oficial de vítimas do ataque terrorista no Crocus City Hall, em Moscovo.

O massacre realizado na sexta-feira à noite matou pelo menos 152 pessoas, 5 das quais eram crianças.

A actualização foi anunciada pelo Ministério de Situações de Emergência da Região de Moscovo, neste domingo.

Dois dos terroristas já foram abatidos, segundo o portal Meduza.

Um foi morto no próprio Crocus City Hall; o outro em Khatsun, na região de Bryansk, onde aparentemente foi travado um carro com terroristas em fuga – para a Ucrânia, segundo o Kremlin.

Putin “a pensar”

O Estado Islâmico foi rápido a reivindicar a autoria do crime; mas Vladimir Putin reforçou a versão de que os terroristas estavam a tentar fugir para a Ucrânia, onde estava “preparada uma janela para cruzarem a fronteira”.

Volodymyr Zelenskyy nega esse cenário e diz que o que está a acontecer “é óbvio: Putin e os outros vilões estão apenas a tentar colocar a culpa noutras pessoas. Têm sempre os mesmos métodos, isto já aconteceu. E houve explosão de casas, execuções e explosões. E culpam sempre os outros”.

“Putin, em vez de lidar com os seus compatriotas da Rússia, dirigindo-se a eles, ficou em silêncio por um dia – porque estava a pensar em como atrair isso para a Ucrânia. Tudo é absolutamente previsível”, escreveu o presidente da Ucrânia no Telegram.

Aviso de Costa

O ainda primeiro-ministro de Portugal, António Costa, apresentou a sua “condenação absoluta” do atentado e espera que o mesmo “não sirva de pretexto para uma escalada de uma guerra que nunca se deveria ter iniciado.”

“A guerra nunca se deveria ter iniciado e os atentados nunca deveriam ter ocorrido. A boa resposta é a repressão própria do crime de terrorismo que foi praticado”, reforçou Costa, na embaixada de Portugal em Paris, neste sábado.

Para o primeiro-ministro, “qualquer atentado terrorista é algo absolutamente repugnante, condenável, aconteça onde acontecer e seja qual for a motivação”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

7 Comments

  1. Ele , bem sabe que tem os Dias contados ! ………. O seu fim virá do interior e não do Ocidente ou da Ucrânia ou da NATO ou dos USA . Mães Russas e Familias estão revoltadas de perderem Filhos e Maridos nesta inqualificável invasão , ordenada por este Psicopata !……O Povo Russo levará Anos para se livrar do estigma criminoso desta Guerra !

  2. És dos que acreditas que foi Putin que mandou rebentar os próprios tubos de gás natural certo?
    Em 2014 já andavam a morrer filhos de mães ucranianas pelos próprios ucranianos rapaz
    Ucrânia nunca foi um pais democrático

  3. Miguelov;
    A Russia é que é democratica?
    Como podes apoiar esse louco assassino?
    Centenas de milhares de mortos não te chegam para abrires os olhos?
    Trata-te, vai para a siberia apoiante de assassinos.

  4. Nem a Rússia nem a Ucrânia são democracias.
    A diferença é que na 1ª sabemos todos quem é o “louco assassino”, enquanto que na 2ª só alguns é que sabem (ou querem saber) quem é o ditador e porque motivo está a ser tão apoiado pelas ditas “democracias”.
    E não é uma questão de tratamento ou de ir para a Sibéria.
    É uma questão de fazer investigação por conta própria fora dos meios de informação tradicionais e não comer as “fezes” à colherada com que a imprensa ocidental faz a lavagem cerebral aos parolos.
    Percebeu ou quer um desenho, Mr. Louisiana?

    1
    2
  5. Loucos e genocidas apoios por inúteis e mentecaptos sempre tentaram destruir o mundo, em seu proveito.
    Já deviam ter noção de que eles é que se vão, sem pendão nem glória e o mundo cá continua cantado e rindo no final.

  6. Tiagov,
    Vai chamar parolo a outro, não sou teu pai.
    A imprensa ocidental que nos faz lavagem cerebral, pode transmitir a sua opinião livremente, pelo que podem existir opiniões diferentes, e ninguém vai preso ou envenenado por isso.
    A democracia pode não ser perfeita, mas sempre é muito melhor que uma ditadura. Todos sabemos que a Ucrânia ainda esta numa fase de desenvolvimento da sua ainda frágil democracia depois de tantos anos subjugado a “democracia” soviética, mas o que se lamenta é a morte de centenas de milhares de pessoas devido á loucura de um anormal.
    Comparando com o meu pais (o seu não sei qual é), a Rússia é cerca de 200 vezes maior que Portugal em área, e só tem cerca de 14 vezes mais população, qual o motivo que tem para querer roubar mais terra a outros quando não tem população suficiente para o seu país?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.