Terramoto com 150 réplicas sacode o México sem vítimas nem danos graves

Quadratin / EPA

Um potente terramoto de magnitude 7,2, seguido até agora por 150 réplicas, sacudiu o centro e o sul do México sem danos maiores nem vítimas. A população em pânico inundou as ruas.

Advertidas com 72 segundos de antecedência pelo alerta que soou nas ruas e nas emissoras de rádio e móveis, milhares de pessoas pararam as suas atividades e saíram às ruas da capital, sobressaltadas pelo medo, ainda que com um respeito geral pelo protocolo de emergência.

O trânsito paralisou durante os sessenta segundos que durou o movimento sísmico e nas ruas observavam-se pessoas com telemóveis para ligar às suas famílias e tirar fotografias e vídeos que saturaram as redes sociais.

O terramoto ocorreu às 17:39 horas (23:39 em Lisboa) com magnitude de 7,2 e foi seguido por 150 réplicas até as 20:30 hora local (2:30 em Lisboa), todas com epicentro na zona próxima a Pinotepa Nacional, no estado de Guerreiro, segundo informou o Serviço Sismológico Nacional (SSN).

“Tive uma lembrança muito forte dos terramotos de setembro. Estava muito enjoado e espantado mas depois fiquei tranquilo. Ficámos à espera que o movimento passasse e depois evacuaram-nos pelas escadas“, disse Gabriel Fernández, de 37 anos, quem estava no décimo-primeiro apartamento de um prédio da Cidade do México.

David Llanos, de 38 anos, disse que se encontrava no piso de baixo quando começou o terramoto e que, ao sair à rua, viu que a cidade tremia “muito forte”. A primeira coisa que fez foi ligar para casa e verificar que toda a sua família estava bem.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …