/

Teólogos conservadores acusam o Papa de heresia e enviam “correção filial”

13

Angelo Carconi / EPA

O papa Francisco não respondeu

Um grupo de teólogos, sacerdotes e académicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma “correção filial” – algo que não acontecia há 700 anos.

Seis dezenas de teólogos, padres e académicos conservadores acusaram o Papa Francisco de “propagação de heresias” ao manifestar, num texto divulgado em 2016, a sua abertura aos católicos divorciados que voltaram a casar.

Numa carta de 25 páginas enviada a Francisco o mês passado e obtida este sábado pela agência Associated Press, os 62 signatários apresentaram uma “correção filial” – medida que não é usada desde 1333, ano em que o Papa João XXII “divulgou opiniões heréticas e foi corrigido pelos seus súbditos”.

Segundo a RR, a “correção filial”, com 40 assinaturas de origem e mais 22 signatários que se lhe juntaram, foi também divulgada em simultâneo através de sites e blogs conservadores e linha tradicionalista.

Na missiva, o líder da Igreja Católica é acusado de propagar 7 posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e os sacramentos no seu documento Amoris Laetitia, publicado em 2016, e subsequentes “actos, palavras e omissões“.

De acordo com a missiva dos contestatários, “o pontífice apoiou directa ou indirectamente a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a Igreja deve às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.

Em setembro de 2016, quatro cardeais conservadores escreveram a Francisco a pedir esclarecimentos sobre o “Amoris Laetitia”, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta para esclarecer o que consideram “dúvidas ou imprecisões no que diz respeito à integridade da fé católica”.

A carta agora enviada não foi assinada por nenhum cardeal.

O Papa Francisco não respondeu até ao momento a nenhuma das missivas, razão que levou os 62 signatários a divulgar agora o documento.

ZAP //

13 Comments

  1. Já era tempo desta organização mafiosa e parasita (Igreja Católica), desaparecer e deixar de chular e de “estupidificar” as pessoas!!

  2. Percebe-se, pela animosidade das palavras e forma grotesca de escrita, que é alguém que desconhece por completo a matriz de referências da instituição em causa e, pior do que isso, revela traços de profundas perturbações e desrespeito pelo outro. Provavelmente, os valores que a igreja católica veicula, nomeadamente na pessoa do Papa Francisco, pela forma de escrita que revela, incomodam-no e perturbam-no porque faz parte dos estupidificados que não sabem quem são nem o que é ser pessoa, não reconhecendo os direitos e liberdades dos outros nem conseguem conviver com quem não é estupidificado. Sou católica, por convicção. Ao longo da minha vida profissional, nas mais variadas vertentes, pauto-me pela matriz valorativa que construí a partir dessa educação católica e que me tem ajudado a ajudar muitos desses estupidificados, como o “Eu”,que não sabem quem são.

    • Se o seu comentário foi dirigido a mim, obrigado por confirmar o que eu escrevi!!
      Nas suas palavras ficou bem claro quais são esses “valores que a igreja católica veicula”!…

    • “desrespeito pelo outro” excessivas vezes ao longo da história, revelando “traços de profundas perturbações” é o que essa a que chama igreja tem praticado e a confirmá-lo temo-lo(a) a si nas palavras ocas que aqui escreve. a “matriz de referências da instituição” só servem para vossa orientação, não para orientarem ou tentarem orientar o mundo. uma comunidade religiosa e não religiosa aplaudiu de pé o que Francisco escreveu, como se atreve meia dúzia de pseudo-eruditos sem que tenham dado prova de pureza ao mundo pô-las em causa acusando Francisco de heresia. é mesmo caso para dizer vão-se coçar porque o vosso mal é mesmo sarna.

      “6 Contudo as minhas palavras e os meus estatutos, que eu ordenei aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? E eles voltaram, e disseram: Assim como o Senhor dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.”

  3. Esses tais conservadores católicos parecem tão conservadores como os fundamentalistas islâmicos que nós tanto criticamos, ultimamente, por terem evoluído muito pouco ao longo dos anos. Eu pensava que os católicos tinham ultrapassado esse tipo de conservadorismo de mulheres com véu, etc. Lembro-me ainda da minha mãe e das outras senhoras com o véu preto, das cadeiras para os ricos e dos bancos de madeira para os pobres, quando não ficavam de pé nas igrejas, etc. Tudo isso acabou com o tempo e com forte influência do Vaticano II e de outras evoluções da igreja católica. Mas, pelos vistos ainda há radicais na igreja, que, quiçá, qualquer dia ainda fazem mal ao Para Francisco. Os conservadores (radicais) são capazes de tudo, podem crer!

    • Já surgiram várias noticias onde os serviços secretos italianos estavam seriamente preocupados com o que poderá acontecer ao Para Francisco, se este tentar mexer com certas praticas e segredos dentro do Vaticano!
      E, tendo em conta o historial da Igreja Católica, há que levar esses indícios bem a sério!…
      Esta acusação ao Papa só vem confirmar isso.

  4. Caro C C, se se indigna com “as seitas” é porque faz parte delas. Será ? dá a ideia de que sim.
    as seitas ditas, apenas se podem referir no âmbito das “igrejas Evangélicas”, tipo “Igreja de Jesus”, “Igreja do Deus Menino”, “Igreja (casa de oração) dos samaritanos”…enfim, um longo corolário, que em nada dignificam a verdadeira Igreja de Cristo. Ser cristão, não é apenas dizer-se cristão. É preciso que sinta dentro de si e de cada um, “O CHAMAMENTO DIVINO”, é preciso acreditar que “existe Algo superior a nós que nos Rege e nos Ilumina…”.
    Se crês que isto existe, não feches o teu coração, vai, o caminho ser-te-á dado a conhecer durante a caminhada. Vai, pratica o bem e não o “LIBERALISMO MUNDANO”.
    A Igreja Católica, Apostólica, Romana…sabe por acaso o que isto quer dizer ?
    Faça uma introspeção, qualifique-se a si mesmo e não apenas pela bitola dos outros.
    Se não acredita, que Deus tenha piedade de si quando chegar a sua hora.

  5. Quando se trata de religião, parece-me próprio dizer que cada pessoa deve ser livre de fazer as suas próprias escolhas, no entanto terá que ter como limite a liberdade do próximo. Radicalismos sejam de que espécie sejam revelam falta de respeito e compreensão pelos outros, pois se cada um de nós quiser seguir o seu caminho ainda que fora da corrente comum, desde que não interfira nem tente vergar outros à sua ideia, e acima de tudo não afete de forma alguma a saúde física dos outros, deve der respeitado por todos.
    Eu sou batizado e concordo com algumas práticas da igreja católica, mas verifico que a igreja ao longo dos tempos não tem revelado a pureza nem tem servido o propósito para que foi criada por Jesus, isto porque é dominada por pessoas, e como pessoas que são, são corrompíveis a todos os níveis, com isto não pretendo dizer que todos são maus, mas que os quantos que por lá andam que o são, são demasiados.
    Supostamente a igreja existe para servir as pessoas e para as ajudar nos períodos de desespero, e o que se verifica é que a igreja tem se servido das pessoas, no entanto esta pratica não é exclusiva da Igreja Católica, mas sim de todas ao outras, que têm sido transformadas num gigantesco negócio.
    O Papa Francisco, a meu ver, é sim uma pessoa mais pura e genuína do que muitos os que o rodeiam, talvez esta pessoa por tão justa e próximo do povo que é, esteja a perturbar de forma séria os vícios e a mafia que o Vaticano oculta.
    Viva o Papa Francisco.

  6. Santo Agostinho disse, mais vale seguir o bom caminho coxeando do que o mau em passos firmes. Francisco, afirmou de que quem não é cristão integralmente não deve ser nada e ser ‘outra coisa’. Quem é ele para julgar o tamanho da fé de cada um?E os outros dogmas que questionou? Deus enviou seu filho e com seu sangue e sacrifício nos libertou, mas nesta época de seitas sim mas : gays ,satânicas , pedófilas; , tecnológicas e sabe-se lá que mais que nos querem impingir e aos nossos filhos. O Deus que Jesus Cristo nos mostrou e trouxe até nós , para a maioria da sábia humanidade já não é preciso, e com isso estamos a ver o resultado, o errado já está certo, e por aí fora. Francisco vai por caminhos estranhos.
    Deus (cristão) é miserircórdia, compaixão , é chama da vida , basta de O ofender, e se alguém na igreja católica errou não foi Deus mas o homem.

  7. bem aventurados sejam ao reino dos ceus ,os antiquados ou conservadores ( fundamentalistas ) nao percebem que estao a dar o tiro no pe,a instituiçao nao sobrevivera ,se nao acompanhar os tempos,existe uma parte da populaçao que precisa de muleta esperitual,e devemos respeitar ,como todas as organizaçoes tem alguns maus elementos,mas como eles dizem,a carne e fraca !

  8. Senhor Zacarias, tanto inteligente, deveria saber o qui é uma erezia.Primeiro de tudo você não conhece a Verdadeira Igreja. Não se conhece uma casa olhando pelo buraco da fechadura. Antes de dizer tanta estupidagem va estudar o que a Santa Igreja e quem a fundou.De certo não foi o heretico Lutero. Se esse “Francisco Bergoglio papa”diz tanta heresia é porque ele é mais luterano que catolico. E durante todo esse tempo que gira pelo Vaticano só combinou confusão na Igreja.Quem o defende infelismente não sabe quem é realmente Jorge Maria Bergoglio. E saiba bem que a Santa Igreja não é aquilo que o senhor pensa. Você sabia que a ignorancia é a pior doença?

  9. José Vitor
    Li todos os comentários acima, e fiquei impressionado com tanta falta de amor. Eu vejo o papa Francisco como o novo São Francisco para reconstruir a Igreja nos tempos de hoje. Só os inconformados é que não aceitam a atualização da Igreja pedida no Vaticano II . São João XIII colocou como meta do Concilio a atualização da Igreja, porque a Igreja é dinâmica e não parada no tempo. Por isso concordo imensamente com o nosso querido papa Francisco que diz que a Misericórdia é a arquitrave da Igreja. Ele está totalmente certo e não há heresia nenhuma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.