Temido afasta confinamento e semáforos locais (mas admite medidas sectoriais mais gravosas)

Rodrigo Antunes / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido, afastou esta quarta-feira o regresso ao confinamento total e a utilização de semáforos locais, como os adotados na Europa, mas não descartou a aplicação medidas sectoriais mais gravosas.

Em entrevista ao Jornal das Oito da TVI, a governante avaliou o estado da pandemia de em Portugal e respondeu aos bastonários que lhe dirigiram uma carta sobre a necessidade de existir uma cooperação efetiva entre o SNS e outros setores, como o privado.

“Porque é que nos estão a empurrar?”, disse, referindo-se à carta enviada. Marta Temido garantiu que já “existe colaboração” com os privados e o sector social”. E, se for necessário contratar privados, “o Estado assim o fará”.

“Mantém-se tudo igual em termos de necessidades assistenciais (…) Se for necessário [os privados] estão cá para nos ajudar”, reforçou a ministra da Saúde, deixando um alerta: “Não podemos encostar metade do SNS ao lado e dizer que vai ocupar-se apenas de uma parte, porque há muitas respostas que só o SNS tem”.

Temido recorda ainda que Governo prevê a contratação de 4.200 profissionais de saúde.

Quanto aos semáforos locais, que alguns países da Europa tem adotado, Marta Temido rejeitou a iniciativa. “A questão dos semáforos tem um risco de estigmatização elevado“.

“Colorir uma área e associar os seus residentes de uma forma direta ou indireta a problemas não é compatível com uma abordagem de saúde pública”, disse, sublinhando que o Governo privilegia um trabalho de proximidade.

Quanto à evolução da pandemia em Portugal, a ministra disse que a epidemia “não está a disparar”, estando antes “a crescer”. O país está “numa fase de crescimento” e o Governo tentará evitar a todo o custo o confinamento total.

“É um cenário que todos os governos tudo farão para o evitar, porque hoje todos sabemos que é uma opção extrema, tem efeitos secundários terríveis para os mais desfavorecidos”. Ainda assim, Marta Temido disse que o Governo não descarta “medidas setoriais mais gravosas em função da situação epidemiológica”.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido: “Semáforos locais: “Colorir uma área e associar os seus residentes de uma forma directa ou indirecta a problemas não é compatível com uma abordagem de saúde pública””

    Então e a obrigação da instalação da app Covid-19 o que é, senhora ministra? Não é também um acto incompatível com a abordagem da saúde pública, uma “norma” utilizada pelos países de ditaduras comunistas/fascistas?

    Será que o governo de V. Exa. vai oferecer smartphones (porque outro tipo de equipamento é incompatível com app’s?)

    • … (cont.) E as pessoas, nomeadamente os idosos (grupos de risco) que não possuem Internet ou meios/conhecimentos para “manobrarem” essa app? E, segundo os entendidos na matéria que afirmam que a app tem códigos escondidos da Google e da Apple que não sabem para que servem?

      Não tarda e por este andar, pouco vai faltar para nos implantarem um chip sub-cutâneo (como fazem com os animais) para saberem por onde andamos…

  2. Ai chega chega chega
    Chega chega o meu Kostinha,
    Afasta afasta afasta
    Afasta o confinamento.
    Temido não queiras semáforos,
    Mete a carta de despedimento!

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …