Telemóveis podem passar a servir de documento de identificação na China

O governo de Cantão, no sul da China, iniciou esta semana um projeto para que a aplicação para telemóveis Wechat sirva de documento de identificação para os utilizadores – uma iniciativa que se pode estender por todo o país.

O projeto já se encontra em fase experimental e será estendido em poucos dias a toda a província de Cantão, informou esta quarta-feira o jornal South China Morning Post. A partir do próximo mês, a tecnologia será testada a nível nacional.

Utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, em grande desenvolvimento na China, estes documentos vão poder ser usados para fazer registos em hotéis ou para aceder a determinados serviços de instituições oficiais, sem necessidade de um documento de identificação convencional, como o cartão de cidadão.

O Ministério da Segurança Pública e a empresa chinesa Tencent, proprietária da aplicação Wechat, desenvolveram a iniciativa em parceria.

Se for consolidado, o uso do Wechat como documento de identificação irá dar uma maior importância social a uma aplicação, que conta com perto de mil milhões de utilizadores, sobretudo no interior da China.

Nascido em 2011 como um serviço de mensagens instantâneas semelhante ao WhatsApp, o Wechat tornou-se também na rede social mais popular do país, ao incluir, pouco tempo depois, um serviço de “microblogs” similares ao Twitter. Tanto o WhatsApp como o Twitter estão bloqueados pelo regime comunista chinês.

A par desta medida, a imprensa internacional também anunciou recentemente que a China quer implementar, até 2020, o Social Credit Score (SCS), um controverso sistema de crédito social para avaliar todos os cidadãos do país.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …