Telemóveis ao volante dão 115 multas por dia

O número de multas nas estradas por usar o telemóvel durante a condução disparou este ano, quando comparado com o ano passado. Só até setembro, foram passadas 115 multas por dia, em média, pela PSP e GNR.

Apesar do perigo que representa as distrações durante a condução, sobretudo aqueles que utilizam o telemóvel com o veículo em circulação, há cada vez mais pessoas apanhadas em flagrante. Entre 1 de janeiro e 15 de setembro a GNR multou 16.640 condutores por usarem o telemóvel enquanto conduzem. A PSP aplicou 12.427 coimas até 31 de agosto.

Em média, de acordo com o JN, a Brigada de Trânsito da PSP e da GNR passaram 115,5 multas por dia em Portugal pelo uso do telemóvel ao volante. Números que já ultrapassam todo o ano de 2017 e já andam perto de 2016, ano em que se registaram, em média, 158 multas por dia.

Contudo, usar o telemóvel para fazer chamadas é só uma das várias preocupações das autoridades. Enviar mensagem ou usar a Internet comprometem a atenção necessária à condução, alertam as autoridades que incluem os dispositivos GPS ou os painéis de controlo dos automóveis que cada vez mais se assemelham a tablets com ligação à Internet.

Uma aplicação, que permite aos condutores avaliarem a sua condução, mostra que 9 em cada dez utilizaram o telemóvel ao volante, segundo a Rádio Renascença. Esta ferramenta acompanhou cerca de 243 mil viagens e registou alguns condutores que mexeram mais de dez vezes no telemóvel num único percurso.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Jorge Jacob, mostrou-se preocupado com o aumento da utilização dos dispositivos, por considerar um fator de distração que faz com que as pessoas descuidem a atenção na estrada. Refere ainda que as autoridades têm cada vez mais dificuldade em apanhar os condutores distraídos, devido aos comandos dos dispositivos integrados no veículo.

O Governo estará a ponderar a inibição do sinal de telemóvel aos condutores, ainda que não tenha havido avanços até à data, já que também levantam questões técnicas e operacionais. O responsável da ANSR destaca também que devem ser reforçadas medidas adicionais de combate à sinistralidade, através de mais legislação.

O PENSE 2020 (Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária) lista diferentes ações relacionadas com o uso de telemóveis ao volante. Em estudo está a possibilidade de regulamentação da deteção do uso de telemóveis por condutores envolvidos em acidentes. Está ainda a ser avaliada a possibilidade dos técnicos recolherem provas do uso dos dispositivos associados a sinistros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.