Tel Aviv constrói rede futurista de carros voadores para ultrapassar engarrafamentos

Uma empresa americana está a construir uma pista suspensa para “carros voadores” em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

Num projeto-piloto, veículos para duas pessoas movimentam-se, suspensos por cabos magnéticos, oferecendo uma alternativa de transporte a estradas congestionadas, anunciou a SkyTran, empresa responsável pela obra.

O projecto prevê que os passageiros chamem os carros pelo telemóvel.

A empresa está a construir um circuito de 500m no campus da Indústria Aeroespacial Israelita. Se a ideia der certo, será também construída uma rede comercial.

Os veículos vão atingir velocidades de até 70 km/h.

Em resultado do seu uso, os criadores pretendem que o sistema alivie o tráfego dos veículos à superfície.

O sistema deve entrar em funcionamento até ao final de 2015.

Viabilidade comercial

Com a pista de testes, a empresa pretende comprovar que a tecnologia funciona e pode ser adoptada comercialmente.

ambafrance-uk.org

 Joe Dignan

Joe Dignan

Uma série de projectos semelhantes está a ser planeada pela skyTran em todo o mundo, incluindo em países como a Índia e os Estados Unidos. Mas a sua viabilidade depende do sucesso do projecto-piloto israelita.

A SkyTran, que está sedeada no parque de pesquisas da Nasa, na Califórnia, quer revolucionar o transporte público com a ideia.

Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes, descreveu o sistema como “um híbrido da infra-estrutura existente com veículos autónomos”.

“Isto vai despertar o mercado para a produção de veículos autónomos”, afirma o especialista.

“Não é uma ideia assustadora: é mais barato do que construir uma linha de comboio e usa uma parte da paisagem urbana situada a 20 metros do chão, que não é aproveitada actualmente.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …