/

Tel Aviv constrói rede futurista de carros voadores para ultrapassar engarrafamentos

Uma empresa americana está a construir uma pista suspensa para “carros voadores” em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

Num projeto-piloto, veículos para duas pessoas movimentam-se, suspensos por cabos magnéticos, oferecendo uma alternativa de transporte a estradas congestionadas, anunciou a SkyTran, empresa responsável pela obra.

O projecto prevê que os passageiros chamem os carros pelo telemóvel.

A empresa está a construir um circuito de 500m no campus da Indústria Aeroespacial Israelita. Se a ideia der certo, será também construída uma rede comercial.

Os veículos vão atingir velocidades de até 70 km/h.

Em resultado do seu uso, os criadores pretendem que o sistema alivie o tráfego dos veículos à superfície.

O sistema deve entrar em funcionamento até ao final de 2015.

Viabilidade comercial

Com a pista de testes, a empresa pretende comprovar que a tecnologia funciona e pode ser adoptada comercialmente.

ambafrance-uk.org

 Joe Dignan

Joe Dignan

Uma série de projectos semelhantes está a ser planeada pela skyTran em todo o mundo, incluindo em países como a Índia e os Estados Unidos. Mas a sua viabilidade depende do sucesso do projecto-piloto israelita.

A SkyTran, que está sedeada no parque de pesquisas da Nasa, na Califórnia, quer revolucionar o transporte público com a ideia.

Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes, descreveu o sistema como “um híbrido da infra-estrutura existente com veículos autónomos”.

“Isto vai despertar o mercado para a produção de veículos autónomos”, afirma o especialista.

“Não é uma ideia assustadora: é mais barato do que construir uma linha de comboio e usa uma parte da paisagem urbana situada a 20 metros do chão, que não é aproveitada actualmente.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.