Tel Aviv constrói rede futurista de carros voadores para ultrapassar engarrafamentos

Uma empresa americana está a construir uma pista suspensa para “carros voadores” em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

Num projeto-piloto, veículos para duas pessoas movimentam-se, suspensos por cabos magnéticos, oferecendo uma alternativa de transporte a estradas congestionadas, anunciou a SkyTran, empresa responsável pela obra.

O projecto prevê que os passageiros chamem os carros pelo telemóvel.

A empresa está a construir um circuito de 500m no campus da Indústria Aeroespacial Israelita. Se a ideia der certo, será também construída uma rede comercial.

Os veículos vão atingir velocidades de até 70 km/h.

Em resultado do seu uso, os criadores pretendem que o sistema alivie o tráfego dos veículos à superfície.

O sistema deve entrar em funcionamento até ao final de 2015.

Viabilidade comercial

Com a pista de testes, a empresa pretende comprovar que a tecnologia funciona e pode ser adoptada comercialmente.

ambafrance-uk.org

 Joe Dignan

Joe Dignan

Uma série de projectos semelhantes está a ser planeada pela skyTran em todo o mundo, incluindo em países como a Índia e os Estados Unidos. Mas a sua viabilidade depende do sucesso do projecto-piloto israelita.

A SkyTran, que está sedeada no parque de pesquisas da Nasa, na Califórnia, quer revolucionar o transporte público com a ideia.

Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes, descreveu o sistema como “um híbrido da infra-estrutura existente com veículos autónomos”.

“Isto vai despertar o mercado para a produção de veículos autónomos”, afirma o especialista.

“Não é uma ideia assustadora: é mais barato do que construir uma linha de comboio e usa uma parte da paisagem urbana situada a 20 metros do chão, que não é aproveitada actualmente.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …