Tel Aviv constrói rede futurista de carros voadores para ultrapassar engarrafamentos

Uma empresa americana está a construir uma pista suspensa para “carros voadores” em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

Num projeto-piloto, veículos para duas pessoas movimentam-se, suspensos por cabos magnéticos, oferecendo uma alternativa de transporte a estradas congestionadas, anunciou a SkyTran, empresa responsável pela obra.

O projecto prevê que os passageiros chamem os carros pelo telemóvel.

A empresa está a construir um circuito de 500m no campus da Indústria Aeroespacial Israelita. Se a ideia der certo, será também construída uma rede comercial.

Os veículos vão atingir velocidades de até 70 km/h.

Em resultado do seu uso, os criadores pretendem que o sistema alivie o tráfego dos veículos à superfície.

O sistema deve entrar em funcionamento até ao final de 2015.

Viabilidade comercial

Com a pista de testes, a empresa pretende comprovar que a tecnologia funciona e pode ser adoptada comercialmente.

ambafrance-uk.org

 Joe Dignan

Joe Dignan

Uma série de projectos semelhantes está a ser planeada pela skyTran em todo o mundo, incluindo em países como a Índia e os Estados Unidos. Mas a sua viabilidade depende do sucesso do projecto-piloto israelita.

A SkyTran, que está sedeada no parque de pesquisas da Nasa, na Califórnia, quer revolucionar o transporte público com a ideia.

Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes, descreveu o sistema como “um híbrido da infra-estrutura existente com veículos autónomos”.

“Isto vai despertar o mercado para a produção de veículos autónomos”, afirma o especialista.

“Não é uma ideia assustadora: é mais barato do que construir uma linha de comboio e usa uma parte da paisagem urbana situada a 20 metros do chão, que não é aproveitada actualmente.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …