Taxa de letalidade da covid-19 no Brasil está em 7%

Antonio Lacerda / EPA

O Brasil registou 749 mortos e 11.385 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 13.149 óbitos e 188.974 casos confirmados desde o início da pandemia, informou na quarta-feira o Executivo.

Os números foram divulgados na noite de quarta-feira pelo Ministério da Saúde, que anunciou que a taxa de letalidade da doença no país está em 7% e que a incidência é de 89,9 casos por cada 100 mil habitantes.

O aumento no número de mortes no Brasil foi de 6%, passando de 12.400 na terça-feira para 13.149 nesta quarta-feira. Já em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6,4%, passando de 177.589 para 188.974 casos confirmados de infeção.

São Paulo, epicentro da doença no país sul-americano, contabiliza oficialmente 4.118 mortos e 51.097 infetados.

Contrariamente ao que se vem registando desde a chegada da pandemia ao Brasil, o estado do Ceará, no nordeste do país, ultrapassou pela primeira vez o Rio de Janeiro no número de casos confirmados, tornando-se na segunda unidade federativa com mais infetados no país (19.156), apenas atrás de São Paulo.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem insistido na necessidade de retomar a economia. Na segunda-feira, incluiu ginásios e academias desportivas “de todas as modalidades”, salões de beleza e barbearias na lista de serviços considerados essenciais para funcionarem no Brasil durante a pandemia de covid-19.

Na tarde de segunda-feira, o ministro da Saúde do Brasil, Nelson Teich, declarou à imprensa não ter conhecimento da norma decretada pelo chefe de Estado.

“Se for criado um fluxo que impeça que as pessoas se contaminem, se criarem condições e pré-requisitos, você pode trabalhar (…). Agora, tratar isso como essencial, é um passo inicial, que foi decisão do Presidente. Não passou pelo Ministério da Saúde. Não é uma decisão nossa. É atribuição do Presidente”, afirmou Teich em conferência de imprensa.

O Presidente ampliou assim um decreto editado na semana passada, que já incluía construção civil e atividades industriais como atividades essenciais.

4,3 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou 294.199 pessoas e infetou mais de 4,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG desta quarta-feira, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa, às 20:00 em Lisboa, 4.305.340 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan.

Porém, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Entre esses casos, pelo menos 1.473.700 são considerados curados.

Desde a contagem feita às 19:00 TMG de terça-feira, houve 5.157 novas mortes e 82.643 novos casos ocorreram em todo o mundo. Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 1.599 novas mortes, Brasil (881) e Reino Unido (494).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber o que representa a (foto, imagem ???) ilustração relativa ao tema aqui tratado !…Obrigado ZAP . …se se trata de arte abstracta, pois bem.. OK !

    • Caro leitor,
      Se o seu comentário é uma tentativa de fazer humor, é de mau tom.
      Se se trata de genuína incapacidade de perceber a foto, cuja legenda achámos que os nossos leitores não precisariam, aqui fica ela, com as nossas desculpas:
      “Funeral de uma pessoa vítima de covid-19, sepultada no Cemitério de Caju, no Rio de Janeiro, 8 de Maio de 2020”.

      • Não é de meus modos, “brincar” com temas dolorosos, sobretudo quando se trata de vitimas desta terrível Pandemia. Mas tem de admitir a insólita qualidade da foto. Isso também não custa….Mas enfim obrigado por o esclarecimento !

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …