Taxa de desemprego cai para 7%, valor mais baixo em 16 anos

José Sena Goulão / Lusa

O Instituto Nacional de Estatística reviu esta segunda-feira em baixa a taxa de desemprego de maio para os 7%, o mínimo desde outubro de 2002, estimando para Junho uma nova descida para os 6,7%.

O valor apurado em maio representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,6 pontos percentuais em relação a três meses antes e uma queda de 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

“Aquele valor representa uma revisão em baixa, de 0,3 pontos percentuais, da estimativa provisória divulgada há um mês e ter-se-á de recuar até Outubro de 2002 para encontrar uma menor taxa de desemprego”, refere o INE.

A população desempregada de maio foi estimada em 362,8 mil pessoas, tendo diminuído 1,4% em relação ao mês precedente (menos 5,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.791,8 mil pessoas, tendo aumentado 1,7 mil (a que corresponde uma variação relativa quase nula) relativamente ao mês anterior.

A estimativa provisória da taxa de desemprego de junho de 2018 situou-se em 6,7%.

Neste mês, estima-se que a população desempregada tenha sido de 347,1 mil pessoas e a população empregada de 4.805,0 mil pessoas, aponta o Instituto.

As taxas de desemprego dos jovens e dos adultos foram estimadas em 19,6% e 5,8% respetivamente, tendo ambas diminuído em relação a Maio (0,9 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente), acrescenta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostam de anunciar taxa de desemprego baixou,mas vamos ver:
    o número de desempregados baixou 5mil, o número de empregados aumentou 1700. Então e a diferença?

    Estes números nunca têm em conta aqueles que deixaram de ter fundo de desemprego ou simplesmente não renovaram o seu estatuto no centro de emprego; para não falar na quantidade de pessoas que saíram do país.

  2. Vamos lá a ser “ónestos” pelo menos uma vez na vida, ó senhores das estatísticas, da geringonça e afins. Os desempregados que estão colocados pelo IEFP em repartições e organismos públicos, a receberem € 84,00/mês + subsídio de alimentação e passe social, tendo uma carga horária como a de qualquer funcionário público, sem férias, sem subsídios, também estão incluídos nesta taxa? É que eles CONTINUAM DESEMPREGADOS e esta é uma forma de os manter ocupados e fazê-los pagar pelo subsídio de desemprego que recebem e para o qual descontaram décadas…

RESPONDER

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …