Task force está a estudar riscos e vantagens de imunizar as crianças e jovens

Manuel de Almeida / Lusa

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19

O coordenador da task force da vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, anunciou esta quarta-feira que está a ser estudada a forma de vacinar os imigrantes não legalizados, assim como as vantagens e riscos de imunizar as crianças e jovens.

“Neste momento está a ser estudado qual o processo para trazer, não os legalizados, porque estes estão perfeitamente identificados, mas os não legalizados ao processo de vacinação”, adiantou o vice-almirante Gouveia e Melo à “Grande Entrevista” da RTP3.

Segundo o responsável do plano logístico, existe a necessidade de criar “um número no sistema nacional de saúde” para as pessoas que estão ilegalmente no país, uma vez que “têm de ser identificados de alguma forma perante os serviços de saúde, até para se seguir o processo de vacinação e alguma doença que possam ter”.

“É isso que, neste momento, está a ser estruturado, não dentro da task force – não pertence esta tarefa à task force -, mas mal esse processo esteja estruturado, terão direito a ser vacinados, porque são residentes em Portugal”, assegurou o vice-almirante.

Vantagens e riscos de imunizar crianças e jovens

Relativamente à eventual vacinação de crianças e jovens contra o vírus SARS-CoV-2, Henrique Gouveia e Melo adiantou que esta é uma matéria que também está a ser analisada pela Direção-Geral da Saúde.

Há diversas alternativas, uma delas é vaciná-las, a outra é, estando toda a população adulta vacinada, só vacinar as pessoas que saem da adolescência para a fase adulta”, a partir dos 17 18 anos, avançou o coordenador deste grupo de trabalho.

Segundo disse, com todos os adultos vacinados, que representam 90% da população portuguesa, o vírus que causa a covid-19 “tem muita dificuldade em sobreviver porque não encontra hospedeiros suficientes para criar uma pandemia”, tornando-se endémico e controlável.

“As duas coisas estão em cima da mesa: o que é que é a proteção de grupo e como esta proteção se estabelece e quais os riscos e vantagens de vacinar uma população muito jovem”, referiu.

Em maio, a Comissão Europeia aprovou a utilização da vacina BioNTech/Pfizer para adolescentes dos 12 aos 15 anos, após o aval da Agência Europeia do Medicamento, explicando que a decisão cabe sempre aos países da União Europeia (UE).

Na mesma entrevista, o coordenador da task force reiterou ainda a meta de 8 de agosto para ter 70% da população portuguesa vacinada, mas salientou que o cumprimento desse objetivo depende do número de vacinas que chegarem a Portugal.

De acordo com Gouveia e Melo, estas vacinas estão a chegar ao país de forma faseada, o que resulta em “surpresas negativas e positivas”, uma vez que há empresas farmacêuticas “que cumprem a entrega das doses contratadas melhor do que outras”.

Há duas empresas que cumprem muito bem, há uma empresa que não cumpriu muito bem e há outra empresa que, de vez em quando, não cumpre”, adiantou o vice-almirante, para quem estas variações “criam alguns problemas” ao plano de vacinação, uma vez que continuam a registar-se atrasos na entrega de vacinas.

O coordenador adiantou ainda que, nas últimas semanas, têm sido administradas uma média de 80 a 100 mil doses diariamente e que, nesta semana, Portugal tem uma disponibilidade de 103 mil vacinas por dia.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A longa e estranha investigação dos "Assassinos do Apocalipse" pode resultar em pena de morte

“Chegou o apocalipse”, o desaparecimento e morte de pessoas são os elementos de uma longa e estranha investigação criminal que tem como protagonistas o casal Lori Vallow e Chad Daybell. O casal americano Lori Vallow e …

Apesar da pandemia, adeptos vão colorir os 11 estádios das 11 cidades do Euro2020

A 16.ª edição do Europeu de futebol vai realizar-se pela primeira vez em 11 cidades de 11 países e com adeptos a preencherem parte dos estádios, uma exigência imposta pela UEFA, apesar da pandemia da …

China usa tecnologia de reconhecimento facial para controlar minorias

O Governo chinês utiliza software de reconhecimento facial como ferramenta de opressão contra as minorias uigur e cazaque, na zona Oeste do país. Agora, um novo projeto fotográfico quer sensibilizar as pessoas para este problema. O …

Manuscritos, desenhos e cartas pessoais de Franz Kafka publicados online

Uma coleção de documentos do autor Franz Kafka está agora disponível ao público online, após uma intensa restauração, catalogação e digitalização. A coleção digitalizada inclui três versões preliminares da história das preparações para o casamento no …

Governo britânico desce Portugal da "lista verde" para "lista amarela" de viagens

Portugal vai sair da “lista verde” de viagens internacionais no Governo britânico devido à descoberta de novas variantes e ao aumento do número de infeções nas últimas semanas, confirmou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.  O …

Por que razão os mosquitos adoram zumbir nos nossos ouvidos? A ciência responde

O zumbido de um mosquito pode ser muito irritante, sobretudo nas noites de verão em que os pequenos insetos prevalecem nos quartos e não deixam os humanos descansar. Agora, os especialistas explicam por que razão …

Task force está a estudar riscos e vantagens de imunizar as crianças e jovens

O coordenador da task force da vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, anunciou esta quarta-feira que está a ser estudada a forma de vacinar os imigrantes não legalizados, assim como as vantagens e riscos …

"Lo Sono". Primeira escultura invisível do mundo vendida por 15 mil euros

Salvator Garau, autor da primeira obra invisível do mundo, diz que se sente atraído pelo que os olhos não veem. A sua obra encontra-se para além da matéria. O vazio “não é nada mais do que …

Xiaomi conseguiu recarregar telemóvel a 100% em 8 minutos

A Xiaomi diz ter conseguido recarregar a 100% um telemóvel com bateria de 4.000mAh em apenas 8 minutos. Ao tentar carregar o mesmo telemóvel sem recurso a fios, a Xiaomi conseguiu abastecer a bateria em …

Portugal com três mortes e 769 novos casos

Portugal registou três mortes relacionadas com a doença covid-19 e 769 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). Há agora confirmadas um total de …