TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

Aero Icarus / Wikimedia

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento “com urgência”.

De acordo com o jornal Público, o anúncio da suspensão do acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) foi feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

O governante está a receber os sindicatos esta semana, aós terem sido confrontados com alguns dados do plano de reestruturação por parte da administração da TAP na sexta-feira passada.

O plano, que tem de ser entregue em Bruxelas até ao próximo dia 10, implica o despedimento de 2.000 trabalhadores efetivos (750 tripulantes, 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra), a que se juntam outros cujos contratos não são renovados, bem como um corte de 25% nos salários.

O SNPVAC enviou um curto comunicado aos seus associados depois da reunião com Pedro Nuno Santos, informando que “o ministro informou o sindicato que o AE [acordo de empresa] será suspenso”. O sindicato “repudiou o despedimento de mais 750 tripulantes de cabine (número que continua por explicar), assim como os 25% de redução salarial” e defende que “os argumentos apresentados pelo ministro não clarificaram os números apresentados pela empresa”.

Ao Público, o presidente do SNPVAC, Henrique Louro Martins, disse que não foi dada nenhuma explicação para a suspensão do acordo de empresa por parte do ministro. “A perda de um acordo de empresa é sempre trágica para um grupo profissional”.

Segundo Louro Martins, a suspensão do acordo não provoca alterações salariais, mas vem “mexer com a qualidade de vida dos tripulantes em termos de rácio entre trabalho e descanso”.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) avançou na segunda-feira com uma providência cautelar a exigir que lhe seja prestada informação sobre o plano de reestruturação da TAP, nomeadamente sobre os despedimentos.

Bloco chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

Segundo o semanário Expresso, os partidos de esquerda estão a pressionar o Governo porcausa dos despedimentos e cortes de salários previstos para a TAP.

No mesmo dia em que o PCP divulgou uma nota em que questiona o Governo sobre o “chamado plano de reestruturação” para a empresa, o Bloco de Esquerda pediu “com urgência” uma audição ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, no Parlamento.

Embora o PCP “reserve” uma posição mais definitiva para quando o Governo der a conhecer as medidas que está a planear aplicar à empresa, o partido de Jerónimo de Sousa diz desde já “recusar” a sujeição de qualquer plano a “instâncias internacionais”, porque “só se pode esperar uma intervenção que coloque a TAP à mercê de uma qualquer multinacional do setor da aviação civil”.

Os comunistas garantem que é preciso defender os postos de trabalho e os salários e garantir que a TAP consegue “estar altura” para assegurar a coesão territorial.

Já o Bloco de Esquerda decidiu chamar Pedro Nuno Santos à Assembleia da República para responder ao “enorme vazio” sobre “perguntas fundamentais” a propósito do futuro da empresa.

O partido liderado por Catarina Martins considera “incompreensível” que o plano ainda não seja conhecido e recusando “aceitar que estas decisões sejam tomadas sem o devido escrutínio público”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por este povo, são muitas as homenagens aos bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …