TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

Aero Icarus / Wikimedia

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento “com urgência”.

De acordo com o jornal Público, o anúncio da suspensão do acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) foi feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

O governante está a receber os sindicatos esta semana, aós terem sido confrontados com alguns dados do plano de reestruturação por parte da administração da TAP na sexta-feira passada.

O plano, que tem de ser entregue em Bruxelas até ao próximo dia 10, implica o despedimento de 2.000 trabalhadores efetivos (750 tripulantes, 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra), a que se juntam outros cujos contratos não são renovados, bem como um corte de 25% nos salários.

O SNPVAC enviou um curto comunicado aos seus associados depois da reunião com Pedro Nuno Santos, informando que “o ministro informou o sindicato que o AE [acordo de empresa] será suspenso”. O sindicato “repudiou o despedimento de mais 750 tripulantes de cabine (número que continua por explicar), assim como os 25% de redução salarial” e defende que “os argumentos apresentados pelo ministro não clarificaram os números apresentados pela empresa”.

Ao Público, o presidente do SNPVAC, Henrique Louro Martins, disse que não foi dada nenhuma explicação para a suspensão do acordo de empresa por parte do ministro. “A perda de um acordo de empresa é sempre trágica para um grupo profissional”.

Segundo Louro Martins, a suspensão do acordo não provoca alterações salariais, mas vem “mexer com a qualidade de vida dos tripulantes em termos de rácio entre trabalho e descanso”.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) avançou na segunda-feira com uma providência cautelar a exigir que lhe seja prestada informação sobre o plano de reestruturação da TAP, nomeadamente sobre os despedimentos.

Bloco chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

Segundo o semanário Expresso, os partidos de esquerda estão a pressionar o Governo porcausa dos despedimentos e cortes de salários previstos para a TAP.

No mesmo dia em que o PCP divulgou uma nota em que questiona o Governo sobre o “chamado plano de reestruturação” para a empresa, o Bloco de Esquerda pediu “com urgência” uma audição ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, no Parlamento.

Embora o PCP “reserve” uma posição mais definitiva para quando o Governo der a conhecer as medidas que está a planear aplicar à empresa, o partido de Jerónimo de Sousa diz desde já “recusar” a sujeição de qualquer plano a “instâncias internacionais”, porque “só se pode esperar uma intervenção que coloque a TAP à mercê de uma qualquer multinacional do setor da aviação civil”.

Os comunistas garantem que é preciso defender os postos de trabalho e os salários e garantir que a TAP consegue “estar altura” para assegurar a coesão territorial.

Já o Bloco de Esquerda decidiu chamar Pedro Nuno Santos à Assembleia da República para responder ao “enorme vazio” sobre “perguntas fundamentais” a propósito do futuro da empresa.

O partido liderado por Catarina Martins considera “incompreensível” que o plano ainda não seja conhecido e recusando “aceitar que estas decisões sejam tomadas sem o devido escrutínio público”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …