Informação falsa à CMVM. TAP arrisca coima de até cinco milhões de euros

12

A TAP pode vir a ter de pagar uma coima de até 5 milhões de euros pela informação falsa transmitida a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de que Alexandra Reis, antiga membro do conselho de administração da transportadora, tinha saído por decisão própria.

Segundo os juristas ouvidos pelo Jornal de Negócios desta terça-feira, a CMVM poderá multar a TAP entre 25 mil euros e 5 milhões de euros por constituir uma contraordenação muito grave.

A coima poderia subir para 10% da faturação da companhia aérea se houvesse benefício económico na prestação de informações falsas ao regulador, não se verificando essa possibilidade.

De acordo com os juristas, no caso de cooperação ou de confissão do acusado, ou de haver atenuantes, a coima pode ser reduzida.

O jornal avançou ainda que a CMVM está a ponderar as medidas a tomar.

No final de dezembro, a TAP corrigiu a informação prestada em fevereiro ao regulador, dizendo agora que a renúncia tinha sido negociada entre as partes.

O caso da indemnização de 500 mil euros deu origem à saída de Alexandra Reis do cargo de secretária de Estado do Tesouro e à demissão do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

ZAP //

12 Comments

  1. Portanto a falta de trabalho da senhora com principios de obesidade pode custar não uns módicos 500k€, mas uns módicos 5.5M€
    São casinhos, já dizia o anafado Costa.
    Paga tuga que é para ver se um dia aprendes.

    • Culpa da investigação jornalística que metem o “bedelho” em tudo., com o intuito de encherem programas televisivos, venda de jornais e tentarem que o PR demita o governo. Existe uma máfia montada para derrubarem o governo, da direita à esquerda. Depois, veremos as melhorias com os vindouros.

      • Por os vistos , o facto de denunciar o que “vigarices” nos custam en termos de erário Publico incomodam-o ! . Uma pergunta , paga Impostos ? …. se Sim , não se sente lesado ? . Porque quem não se sente “Não é filho de boa gente” como se diz na minha terra ! . Tanto os atuais como os “vindouros” como diz , mereceram o mesmo repudio !

      • Não responderei à letra porque tenho educação e talvez idade para ser seu pai ou mesmo avô. Bom ano

      • Sr. Baptista, não quero entrar em polémicas, mas, quanto eu sei, não fui mal educado. Parece, pela sua narrativa, quem foi mal educado foi o Sr. Baptista ao chamar mafiosos aos jornalistas que metem o “bedelho” em tudo. Só mais um pequeno esclarecimento na sua dúvida, sou pai e avô, Tenha um ótimo ano.

      • Sr.´Baptista da Maneira que fala é um daqueles que gosta de pagar só porque o PS é o seu Partido ou seja podem roubar o povo a Vontade que para si os culpados são os que dizem a verdade da Corrupção que este Governo está a fazer É por causa de pessoas como o Senhor que os Politicos nos roubam a descarada , pois não querem que se saiba nada .Eu prefiro que investiguem tudo pois eu sou um dos que estou a pagar os desvios e a corrupção do Governo seja de esquerda ou de centro ou de Direita , e deviam ser presos e pagar o que roubam

  2. Acho que continua por explicar aos portugueses porque é que a pessoa decide demitir-se de um cargo de livre vontade e mesmo assim teve direito a ser indeminizada pelo restante periodo de trabalho não realizado.
    Como é possivel que o dito gabinete juridico da TAP tenha aceite pagar e não receber uma indeminização por cessação de funções de livre vontade antecipadamente???

  3. Independentemente da audição da administradora na AR, a TAP deve ser investigada, por todas as razões conhecidas e não conhecidas, pelo Ministério Público, porque está em causa o bom nome da companhia, mas também a protecção de uma empresa que é de todos nós.
    Por tudo aquilo que se passou, a administração da TAP perdeu toda a credibilidade.
    Se por acaso lhe for aplicada uma coima de 2 ou 3 milhões de euros, quem irá pagar esse dinheiro? Uma vez mais o Estado, uma vez mais (!) o contribuínte.

  4. A TAP vai pagar a coima? Péssimo jornalismo. Os portugueses é que com os seus impostos vão pagar! E esta administração continua em funções? Ou será que mão poderíamos descontar esses milhões das coimas nos vencimentos e bónus destes medíocres ou ‘maldosos’ gestores e se não chegar na penhora dos seus bens pessoais? É que só quando lhes toca nos bolsos é que aprendem…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.