TAP atrasa inquérito às mortes na praia de São João da Caparica

André Kosters / Lusa

A Polícia Judiciária enviou dois ofícios à TAP a solicitar informação sobre o antigo piloto, mas a companhia aérea ainda não respondeu a nenhum ofício.

Segundo o Correio da Manhã, a investigação às duas mortes devido à aterragem de emergência de uma avioneta no areal da praia de São João da Caparica em agosto está a ser atrasada pela falta de colaboração da TAP Air Portugal.

A Polícia Judiciária de Setúbal já terá feito dois pedidos de informação e colaboração à companhia aérea que detém metade do capital público, mas a empresa diz desconhecer esses pedidos, que terão sido feitos há um mês e na semana passada, devido à falta de resposta, afirmam as autoridades.

Em causa estará apurar as circunstâncias em que o piloto Carlos Conde de Almeida, que naquele dia instruía um aluno, e que já trabalhou na TAP durante a década de 90, foi despedido da companhia aérea.

Segundo denúncias que chegaram ao processo, a forma de despedimento do piloto em causa esteve envolta em “situações dúbias” e foram apontados comportamentos de “irresponsabilidade” e “falta de ética” ao piloto instrutor.

As autoridades entendem que a situação é relevante para compreender o perfil do homem que no dia 2 de agosto assumiu os comandos da avioneta que vitimou mortalmente uma criança de de 8 anos e um sargento reformado de 56.

Segundo as informações que saíram na altura, o motor da avioneta parou 4 minutos após a descolagem de Tires. A comandar a avioneta seguia inicialmente o formando Rui Relvas que, segundo as declarações prestadas, passou imediatamente o controlo para o piloto com mais de 30 anos de experiência assim que se apercebeu da falha de motor.

Um dos objetivos desta investigação é perceber se Conde de Almeida tomou a decisão correta ao apostar numa aterragem em virtude da amaragem, uma vez que estavam centenas de pessoas no areal.

O piloto com mais de 30 anos de carreira sempre mostrou confiança na opção que tomou, desmentindo todos os que falaram numa possível amaragem: “Quando alguém disser que podia ter feito de maneira diferente, já se sabe que é mentira”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …