Tabela salarial da função pública perde os três níveis mais baixos

partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Governo quer eliminar os três primeiros níveis salariais da tabela da função pública e que correspondem a vencimentos abaixo dos 600 euros, o salário mínimo previsto para o próximo ano.

O Correio da Manhã avança, na edição desta segunda-feira, que o Governo está a preparar-se para eliminar os três primeiros níveis salariais da função pública, que se encontram abaixo do ordenado mínimo de 600 euros previsto para 2019 e que abrangei profissionais como contínuos, motoristas, cantoneiros ou cozinheiros.

Isto significa que, na prática, as carreiras mais baixas vão subir três posições, o que forçará um aumento generalizado de todos os salários. No entanto, não se sabe ainda se o aumento será nominal ou percentual.

Helena Rodrigues, presidente do Sindicatos dos Quadros Técnicos do Estado (STE), revelou ao CM que esta proposta “de revisão da tabela remuneratória única deverá ser enviada ainda esta segunda-feira aos sindicatos da Função Pública pelo gabinete do Ministério das Finanças”.

“Com o fim das posições mais baixas é possível haver um aumento de pelo menos 3% nos salários de todos os funcionários”, explicou a dirigente. Caso contrário, “estaríamos a assistir a um empobrecimento generalizado dos trabalhadores do Estado”.

O aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2019 já estava previsto no programa de Governo de António Costa. Com esta revisão salarial, profissões com uma remuneração abaixo dos 600 euros terão, consequentemente, os seus níveis salariais atualizados.

Embora não tenham avançado os montantes, o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno, já confirmaram que “haverá uma subida dos salários da função pública em 2019”.

Esta flexibilidade do Executivo de Costa para aumentar os salários agradou os parceiros de geringonça, sendo decisiva nas negociações para o Orçamento do Estado, avançou o Expresso este fim de semana.

O Bloco de Esquerda assumiu a flexibilidade como uma vitória, adiantando que o aumento em causa deveria abranger todos os funcionários de modo a compensar a inflação. O PCP, por outro lado, reagiu  de forma menos entusiasta, continuando a insistir que a medida deveria ser negociada com os sindicatos e não no Parlamento.

Um plenário de dirigentes da Frente Comum decidiu, na semana passada, agendar uma greve da Administração Pública para o dia 26 de outubro. Resta agora saber se a greve se mantém após esta nova proposta que será entregue aos trabalhadores do Estado.

Ao Eco, José Abraão disse que, se o aumento for apenas simbólico, a greve avança na mesma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …