Tabela salarial da função pública perde os três níveis mais baixos

partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Governo quer eliminar os três primeiros níveis salariais da tabela da função pública e que correspondem a vencimentos abaixo dos 600 euros, o salário mínimo previsto para o próximo ano.

O Correio da Manhã avança, na edição desta segunda-feira, que o Governo está a preparar-se para eliminar os três primeiros níveis salariais da função pública, que se encontram abaixo do ordenado mínimo de 600 euros previsto para 2019 e que abrangei profissionais como contínuos, motoristas, cantoneiros ou cozinheiros.

Isto significa que, na prática, as carreiras mais baixas vão subir três posições, o que forçará um aumento generalizado de todos os salários. No entanto, não se sabe ainda se o aumento será nominal ou percentual.

Helena Rodrigues, presidente do Sindicatos dos Quadros Técnicos do Estado (STE), revelou ao CM que esta proposta “de revisão da tabela remuneratória única deverá ser enviada ainda esta segunda-feira aos sindicatos da Função Pública pelo gabinete do Ministério das Finanças”.

“Com o fim das posições mais baixas é possível haver um aumento de pelo menos 3% nos salários de todos os funcionários”, explicou a dirigente. Caso contrário, “estaríamos a assistir a um empobrecimento generalizado dos trabalhadores do Estado”.

O aumento do salário mínimo para os 600 euros em 2019 já estava previsto no programa de Governo de António Costa. Com esta revisão salarial, profissões com uma remuneração abaixo dos 600 euros terão, consequentemente, os seus níveis salariais atualizados.

Embora não tenham avançado os montantes, o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno, já confirmaram que “haverá uma subida dos salários da função pública em 2019”.

Esta flexibilidade do Executivo de Costa para aumentar os salários agradou os parceiros de geringonça, sendo decisiva nas negociações para o Orçamento do Estado, avançou o Expresso este fim de semana.

O Bloco de Esquerda assumiu a flexibilidade como uma vitória, adiantando que o aumento em causa deveria abranger todos os funcionários de modo a compensar a inflação. O PCP, por outro lado, reagiu  de forma menos entusiasta, continuando a insistir que a medida deveria ser negociada com os sindicatos e não no Parlamento.

Um plenário de dirigentes da Frente Comum decidiu, na semana passada, agendar uma greve da Administração Pública para o dia 26 de outubro. Resta agora saber se a greve se mantém após esta nova proposta que será entregue aos trabalhadores do Estado.

Ao Eco, José Abraão disse que, se o aumento for apenas simbólico, a greve avança na mesma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um debate, cinco candidatos e uma disputa renhida pelo campeonato da manipulação

O último debate televisivo antes das eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, foi marcado pela mais recente sondagem que dá uma vitória expressiva aos socialistas com 33% das intenções dos votos. Pedro Rangel …

Propostas de lei polémicas incentivam o estudo da Bíblia em escolas norte-americanas

O número crescente de estados norte-americanos têm vindo a discutir projetos de lei que permitem, incentivem e, em alguns casos, exigem que as escolas públicas ofereçam aos alunos aulas sobre a Bíblia. Só este ano, pelo …

A rainha Isabel II está à procura de um gestor de redes sociais

A rainha Isabel II está à procura de um especialista em comunicação para gerir as suas redes sociais. O salário, que pode variar consoante a experiência do candidato, ronda as 30.000 libras anuais, cerca de …

Problemas de sono nos adolescentes podem ser resolvidos com menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, tablets e computadores, defendeu hoje a Sociedade Europeia …

Suspeitas de dados falsos levam PJ a fazer buscas no Hospital de Cascais

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. “Confirma-se a realização …

Descoberto a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo. De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o …

O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração …

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM). A cria …

Encher um depósito de gasolina custa mais 10 euros do que em janeiro

Os preços dos combustíveis sobem nesta segunda-feira, numa altura em que encher um depósito de gasolina custa mais 10 do que em janeiro. No caso do gasóleo, a diferença comparativamente ao início do ano é …

Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público …