Principal suspeito do assalto a Tancos deverá ser libertado esta semana (e novamente preso)

Paulo Cunha / Lusa

Militares em patrulha junto à vedação dos Paióis de Tancos

O ex-fuzileiro que terá liderado o assalto aos paióis de Tancos deverá ser libertado esta semana, e novamente preso por estar acusado no processo do furto das 55 pistolas Glock da PSP.

O ex-fuzileiro João Paulino, em prisão preventiva, desde setembro de 2018, por alegadamente ter liderado o assalto aos paióis de Tancos, deverá sair em liberdade até sábado, uma vez que o período legal de detenção sem acusação esgotou-se, revela o Correio da Manhã esta segunda-feira.

Porém, escreve o jornal, o arguido deverá ser novamente preso, ao abrigo do processo do furto das 55 pistolas Glock da PSP, no qual está também acusado. Segundo o Público, o seu advogado, Melo Alves, descarta esta possibilidade pelo facto de, neste caso, lhe ter sido decretada como medida de coação o termo de identidade e residência.

No processo de Tancos, quando foi chamado ao DCIAP, a 17 de maio, Paulino remeteu-se ao silêncio. Agora, no interrogatório da fase de instrução, marcado para quarta-feira, o ex-fuzileiro deverá falar ao juiz Carlos Alexandre.

Esta segunda-feira, recorda o CM, está previsto o interrogatório ao arguido Hugo Santos, que também se encontra em prisão preventiva.

O caso de Tancos tem 23 arguidos, incluindo o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, o ex-porta-voz da instituição militar, Vasco Brazão, e vários elementos da GNR.

O furto do armamento de guerra dos paióis foi divulgado pelo Exército português, a 29 de junho de 2017, com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …