Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia.

O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo de 55 pistolas Glock da sede nacional da Polícia de Segurança Pública, disse em tribunal que a maioria das armas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente argumenta que os seus superiores fizeram mal a contagem das armas.

Luís Gaiba era o responsável pelo armeiro da sede nacional da polícia em 2017, na altura do furto das pistolas. Foi nesta altura que um traficante de droga foi apanhado numa operação da PSP na possa de uma Glock com a inscrição “forças de segurança”. Gaiba fez um inventário do armamento juntamente com outro colega, sem nunca ter detetado nenhum desaparecimento.

Nas suas declarações em tribunal, o agente da PSP alertou para a falta de segurança do armeiro, que não tinha uma porta blindada nem videovigilância. Como tal, solicitou que fosse feita uma inspeção ao espaço. “Mais de seis meses depois foi feita e o resultado entregue ao diretor nacional, que disse a um superior hierárquico meu que era preciso esperar que houvesse orçamento”, disse, citado pelo Público.

Na altura do furto, a comissária Isabel Lobo ficou encarregue fazer um novo inventário do armeiro. No entanto, Luís Gaiba diz que ninguém sabe quantos pistolas faltam ao certo. Isto porque a última contagem das armas — armazenada em Excel — é relativa a 2015, não tendo atualizado desde então por alegada falta de tempo.

“O ficheiro Excel não tinha a lista total do material. Disse à comissária que aquela não era a melhor forma de fazer o levantamento, mas ela chegou a ser rude comigo. Mandou-me ficar calado e só falar quando me perguntasse alguma coisa”, explicou.

O arguido, que está detido preventivamente, contou ainda que Isabel Lobo tinha ordens para pedir aos agentes que tinham pistolas distribuídas para verificarem as suas armas. No entanto, Luís Gaiba diz que a sua superior, em muitas ocasiões, baseou-se naquilo que lhe foi dito por telemóvel pelos polícias.

“Esta segunda contagem não foi baseada na carga total”, defende. A seu ver, se a contagem tivesse sido feita de forma rigorosa, o número de pistolas desaparecidas podia não ser este — aliás, até podiam sobrar armas.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Que a gestão do material nas intituições públicas seja uma bandalheira, é sabido e ressabido.
    Vá lá saber-se quanto material “desaparece”, à sombra desta gestão abandalhada.
    Não estou a defender o tipo, mas se calhar até pode ter razão.

    • É… ele é que era responsável pelas armas (que furtou!!) mas, os outros é que contaram mal…
      Sabe muito, o artista… e quando alguém diz que ele “até pode ter razão”, o objetivo dele está cumprido!..

      • É um bocaco com aquela teoria da abstenção. São os cadernos de eleitores que estão cheios de falecidos. A abstenção em Portugal praticamente nem existe.

  2. Por causa da incompetência das entidades “competentes” da PSP tive de trocar por três vezes os livretes das minhas armas de caça. Todas as vezes tive de pagar para isso. Embora possa haver (e há concerteza) gente competente na PSP, a instituição é pública, manifesta e repetidamente incompetente. A responsabilidade já não é só do Director Nacional.

    • A PSP é mais outro local mal frequentado. Meu irmão teve várias vezes o carro danificado por outrém e fomos à PSP para participar, resposta da PSP vá a outra esquadraque nós estamos ocupados. Estavam lá 6 marmanjos encostados ao balcão a ver se o dia passava.
      Por cima dos meus pais tem um marmanjo que faz barulho de madrugada e depois de vários telefonemas para a PSP a reclamar da situação, resposta da PSP, fale com o vizinho. Mexer o traseiro tá quieto.
      Quer mais exemplos?

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …