Suspeitas de corrupção levam ações da EDP a cair quase 4%

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

António Mexia, presidente executivo da EDP

A bolsa de Lisboa começou a semana a negociar com perdas, penalizada pelas quedas de cotação dos títulos da EDP, EDP Renováveis e REN. Às 9h07 em Lisboa, o principal índice, o PSI20, caía 0,86% para 5.271,82 pontos, com onze papéis a descerem, cinco a valorizarem-se e três inalterados.

As ações da EDP eram as mais penalizadas àquela hora, ao caírem 3,92% para 3,11 euros, o valor mais baixo desde há duas semanas, enquanto as da EDP Renováveis negociavam também em mínimos desde meados de maio, caindo 0,88% para 6,89 euros.

Já os títulos da REN recuavam 1,61% para 2,81 euros, também o valor mais baixo desde o início de maio.

Em sentido inverso na bolsa em Lisboa, as ações da Mota Engil subiam 0,59% para os 2,73 euros e lideravam os ganhos. Os títulos da Jerónimo Martins, que subiam 0,48% para 17,69 euros, e as dos CTT, ganhavam 0,30% para 5,60 euros, estavam entre os que mais valorizavam esta segunda-feira.

Na sexta-feira, ainda com a bolsa a funcionar, foi anunciada a constituição do presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, como arguidos por suspeitas de corrupção e participação económica em negócio nas compensações pela cessação de contratos de aquisição de energia (CAE), em 2007.

Também João Faria Conceição, administrador da REN e antigo consultor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e Pedro Furtado, responsável de regulação na REN, foram constituídos arguidos no processo.

Estas notícias surgiram depois de a PJ ter realizado buscas na EDP, na REN e na consultora The Boston Consulting Group.

Entretanto, a EDP anunciou esta manhã que está agendada para terça-feira, às 9h30, uma conferência de imprensa com Mexia e o restante conselho de administração.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …