Suspeitas de corrupção levam ações da EDP a cair quase 4%

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

António Mexia, presidente executivo da EDP

A bolsa de Lisboa começou a semana a negociar com perdas, penalizada pelas quedas de cotação dos títulos da EDP, EDP Renováveis e REN. Às 9h07 em Lisboa, o principal índice, o PSI20, caía 0,86% para 5.271,82 pontos, com onze papéis a descerem, cinco a valorizarem-se e três inalterados.

As ações da EDP eram as mais penalizadas àquela hora, ao caírem 3,92% para 3,11 euros, o valor mais baixo desde há duas semanas, enquanto as da EDP Renováveis negociavam também em mínimos desde meados de maio, caindo 0,88% para 6,89 euros.

Já os títulos da REN recuavam 1,61% para 2,81 euros, também o valor mais baixo desde o início de maio.

Em sentido inverso na bolsa em Lisboa, as ações da Mota Engil subiam 0,59% para os 2,73 euros e lideravam os ganhos. Os títulos da Jerónimo Martins, que subiam 0,48% para 17,69 euros, e as dos CTT, ganhavam 0,30% para 5,60 euros, estavam entre os que mais valorizavam esta segunda-feira.

Na sexta-feira, ainda com a bolsa a funcionar, foi anunciada a constituição do presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, como arguidos por suspeitas de corrupção e participação económica em negócio nas compensações pela cessação de contratos de aquisição de energia (CAE), em 2007.

Também João Faria Conceição, administrador da REN e antigo consultor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e Pedro Furtado, responsável de regulação na REN, foram constituídos arguidos no processo.

Estas notícias surgiram depois de a PJ ter realizado buscas na EDP, na REN e na consultora The Boston Consulting Group.

Entretanto, a EDP anunciou esta manhã que está agendada para terça-feira, às 9h30, uma conferência de imprensa com Mexia e o restante conselho de administração.

ZAP // Lusa

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …