Suspeitas de corrupção levam ações da EDP a cair quase 4%

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

António Mexia, presidente executivo da EDP

A bolsa de Lisboa começou a semana a negociar com perdas, penalizada pelas quedas de cotação dos títulos da EDP, EDP Renováveis e REN. Às 9h07 em Lisboa, o principal índice, o PSI20, caía 0,86% para 5.271,82 pontos, com onze papéis a descerem, cinco a valorizarem-se e três inalterados.

As ações da EDP eram as mais penalizadas àquela hora, ao caírem 3,92% para 3,11 euros, o valor mais baixo desde há duas semanas, enquanto as da EDP Renováveis negociavam também em mínimos desde meados de maio, caindo 0,88% para 6,89 euros.

Já os títulos da REN recuavam 1,61% para 2,81 euros, também o valor mais baixo desde o início de maio.

Em sentido inverso na bolsa em Lisboa, as ações da Mota Engil subiam 0,59% para os 2,73 euros e lideravam os ganhos. Os títulos da Jerónimo Martins, que subiam 0,48% para 17,69 euros, e as dos CTT, ganhavam 0,30% para 5,60 euros, estavam entre os que mais valorizavam esta segunda-feira.

Na sexta-feira, ainda com a bolsa a funcionar, foi anunciada a constituição do presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, como arguidos por suspeitas de corrupção e participação económica em negócio nas compensações pela cessação de contratos de aquisição de energia (CAE), em 2007.

Também João Faria Conceição, administrador da REN e antigo consultor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e Pedro Furtado, responsável de regulação na REN, foram constituídos arguidos no processo.

Estas notícias surgiram depois de a PJ ter realizado buscas na EDP, na REN e na consultora The Boston Consulting Group.

Entretanto, a EDP anunciou esta manhã que está agendada para terça-feira, às 9h30, uma conferência de imprensa com Mexia e o restante conselho de administração.

ZAP // Lusa

RESPONDER

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito "ciber como …

"A Fila" da série de quadros The Vulnerability Series

Artista sírio pinta líderes mundiais como refugiados

E se os grandes líderes mundiais fossem, na verdade, refugiados? Foi assim que o artista sírio Abdalla All Omari os imaginou e mostrou ao mundo. "The Vulnerability Series" é o nome do projeto criado por Abdalla Al …

-

Polícias realizam manifestação nacional contra falta de respostas do Governo

Os polícias realizam esta quarta-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional para protestar contra a falta de respostas do Governo às principais reivindicações e demonstrarem indignação pela forma como estão a ser tratados. A manifestação, que vai …

Salvador Sobral atua no Festival Confluências, no Marco de Canaveses

Salvador Sobral pede desculpa por comentário "inoportuno"

O cantor pediu desculpa pelo comentário "inoportuno" que fez, esta terça-feira, durante a atuação no evento solidário "Juntos por Todos", no MEO Arena, em Lisboa, para reforçar o apoio às populações afetadas pelos incêndios. Salvador Sobral …

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa faz sucesso no Facebook dos The Doors

Marcelo Rebelo de Sousa é uma inusitada "estrela" na página oficial da banda The Doors no Facebook. O Presidente de Portugal destaca-se numa imagem que está a fazer sucesso na rede social. "O Presidente de Portugal, …

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Governo defende SIRESP e culpa PSP e Protecção Civil pela tragédia de Pedrógão Grande

O Governo critica a PSP e a Protecção Civil. A Protecção Civil e os bombeiros falam em falhas no SIRESP. Mas ninguém assume culpas pela tragédia em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas num incêndio …

Donald Trump

Revista Time pede a Trump que retire capa "fake" dos seus clubes de golfe

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica. Depois de passar tanto tempo a criticar os media por fazerem aquilo a que chama de "notícias falsas", o próprio foi apanhado numa capa falsa da Time …

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

NASA desmente que "vai anunciar brevemente" descoberta de vida extraterrestre

Thomas Zurbuchen, administrador associado e director científico da NASA, clarificou esta segunda-feira nas redes sociais que a agência espacial norte-americana "não tem nenhum anúncio pendente" sobre a descoberta de vida extraterrestre. Num post publicado esta segunda-feira …

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

Temer diz que denúncia contra si é “uma ficção”

O Presidente do Brasil disse, esta terça-feira, numa declaração ao país que a denúncia de corrupção contra si, apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, é "uma ficção". "A denúncia é …

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Mão humana no apagão de 10 mil milhões para offshores "é improvável”

A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu ser "extremamente improvável" que a falha informática que permitiu a saída de dez mil milhões de euros para offshore sem a análise do fisco tenha sido causada …