Mexia arguido por corrupção. “Patrocínio” da EDP a Manuel Pinho sob suspeita

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

O presidente executivo da EDP, António Mexia, e o presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto, foram constituídos arguidos após buscas da PJ às instalações das duas empresas.

Segundo fonte oficial da Procuradoria-Geral da República citada pela Lusa, António Mexia e João Manso Neto, que tinha sido arguido no caso BPN, em 2008, com as suspeitas contra si arquivadas, foram constituídos arguidos no âmbito de uma investigação por suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio.

A notícia surge depois de a Polícia Judiciária ter realizado buscas na EDP, REN – Redes Energéticas Nacionais, e na consultora The Boston Consulting Group.

Também João Faria Conceição, administrador da REN e antigo consultor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e Pedro Furtado, responsável de regulação na REN, foram constituídos arguidos no processo.

A SIC Notícias avançou ainda que Rui Cartaxo, actual presidente do Novo Banco e ex-presidente da REN, também teria sido constituído arguido, mas posteriormente, negou essa informação.

Curso apoiado pela EDP sob suspeita

A investigação da PJ coloca sob suspeita um curso sobre energias renováveis ministrado na Universidade de Columbia (EUA) e onde Manuel Pinho, que é amigo de Mexia, lecciona uma cadeira.

O curso, criado em 2010, terá sido “viabilizado por patrocínios da EDP”, conforme avança a SIC, notando que a empresa sempre “negou qualquer favorecimento”.

Segundo o JN, terá sido uma denúncia anónima que levou a PJ a fazer buscas nas sedes da EDP e na REN, e os gestores foram constituídos arguidos numa investigação sobre contratos de apoio à produção de eletricidade, sobretudo em barragens.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), “o inquérito tem como objeto a investigação de factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”.

Os CMEC foram criados em 2004, durante o Governo de Durão Barroso, na sequência da liberalização do mercado da electricidade, e são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE).

Foi Manuel Pinho que, enquanto ministro da Economia, decidiu os pagamentos dos CMEC, bem como o prolongamento das concessões de várias barragens, por mais 15 a 25 anos.

Quando deixou o Governo, Manuel Pinho foi dar aulas no curso da Universidade de Columbia que está agora, sob suspeita.

Segundo a última edição do semanário Expresso, António Mexia é um dos participantes convidados para a reunião anual do “clube secreto” Bilderberg que decorre até domingo em Chantily, nos EUA.

ZAP // Lusa

25 COMENTÁRIOS

  1. Mais dois grandes patriotas para a galeria dos heróis nacionais, tipo varas, limas, salgados… O mexe é uma espécie de chulo nacional que, além de se fazer pagar afrontosa e escandalosamente, gere uma empresa que nos cobra uma das eletricidades mais caras do mundo. Vejam se correm com esse g.
    c. daqui para fora. Portugal também anda a precisar há muito tempo de uma limpeza moral.

    • Não esquecer, para este enormíssimo patriota, uma condecoração no próximo 10 de Junho. Ah, já foi condecorado? Não faz mal. Condecorem o homem, novamente. Uma cruz de ” merd@ ” qualquer, assenta-lhe que nem uma luva…

  2. Eu sempre disse que o António, mexia, e aí estão as primeiras ondas gravitacionais do grande buraco negro que toda a gente não conseguindo ver, sentia. Se isto teve inicio em 2004 quando o país estava de tanga, lá para 2024 a 2028 vamos ouvir falar da saída limpa e dos cofres cheios.

  3. Aaté nem fiquei surpreendido…

    Os patrões Chinocas lá vão concluir: é um país muito piquinino mas lá no cimo das pilâmides financeilas e dos govelnos toda gente gosta de mexele na algibeilas dos outlos!!
    Selá que tem as algibeilas fuladas e gostam de blincale com o calalho?!

    • Mas…desculpe. Lamento dizer mas está a incorrer numa grande ingenuidade. Alguma vez houve justiça para este tipo de escumalha. E caso haja, este tipo de indivíduos, nunca paga. Declaram insolvência, e está tudo resolvido. Como foi o caso de duarte lima, armandos varas etc. etc.

  4. Ele achou sempre que o salário que tinha correspondia ao salário médio dum bom jogador de futebol…
    Só que ele sempre andou a meter golos (no bolso) em off side.
    Mas será que a justiça vai mesmo funcionar ???….Tal como com o Baba e os outros quarenta ladrões que
    andam todos à solta….que justiça é esta que só resolve os casos pequeninos dos pequeninos portugueses que vivem como escravos. Têm o futebol e as raves para andarem entretidos….
    As hormonas dos portugueses estão com muito pouca energia…..
    A Caixa geral de depósitos jamais esteve envolvida nestas coisas e o Banco de Portugal esteve sempre
    muito atento a tudo…Haja Deus ou então venham os extraterrestres pôr ordem neste planeta.
    Como está o caso dos off shores ?? Se calhar teve um curto circuito com o excesso dos gamansos, digo,
    de voltagem da EDP.
    Este não é o País onde eu nasci. Quero ir prá Ilha….

  5. quarenta e três anos de traidores à pátria e aos tugas…… resultado tuga completamente despenado!!!!. parece um franguinho pendurado no talho…

    • Bem… que ‘qualidade’ de comentário…
      Vindo de um “otarinho” também não se podia esperar muito mais…
      Claro que, há mais de 43 anos, o país era um paraíso…

      • Traidores é considerado um termo “super elogioso”, para não falar da sacanagem, roubaria, oportunismo e outras falcatruas económicas neste País. Não esqueças que a evolução deste país tem sido negativa em relação a outros países europeus, apesar de tantas esmolas, que tu, teus filhos, netos, bisnetos e trinetos terão de pagar… Sou otarinho, mas de certeza que tu és daqueles que mamaste ou mamas na teta pulhítica!!! Contra factos não há argumentos… 43 anos de banditagem… E não te esqueças que tu também já foste vendido para fazer ” diamantes” para pagar a dívida… ( a partir do carbono dos ossos….) que tu provàvelmente contribuiste…

        • Bem… realmente a ignorância é mesmo atrevida!!
          Evolução negativa só se for a tua inteligência!!
          Vai ver a diferença de desenvolvimento de Portugal para, por exemplo, a França nos anos 70 e comprara com 2017!…
          Na ‘teta publica’ mamavam (até há 43 anos atrás!) meia-duzia de familias amigas do Salazar, enquanto a maioria da população passava fome…
          E, pelos teus comentários, ou fazes parte dessa minoria que vivia à custa do sacrificio e da fome da maioria, ou és tão ignorante que nem tem noção das barbaridades que escreves!!
          .
          Em relação à noticia, estes parasitas da EDP (etc), podiam ser perfeitamente mais uns amigos do Salazar (tal como eram os outros ‘donos de Portugal’).

          • Oh meu caro, não digas mais, fazes certamente parte da cáfila de oportunistas, parasitas da sociedade que se instalou. Meterem-te na caixa dos pirolitos que o comunismo é que é bom o o seu apêndice socialismo que não passa da mesma Scheisse!!!. Ainda por cima deves ser um dos meninos das últimas produções que emprenhou pelos ouvidos e pela propaganda do marxismo, estalinismo, nazismo ( variante do comunismo) ou das “democracias” à Pal Pot ou à Mao. Porque não vais para um desses paraísos?!!!! Não perco mais tempo a falar com fulanos ditos democráticos da cleptocracia, porque isso é o cúmulo da perda de tempo… Vai lá para um desses países que deves gostar , provavelmente é menos um que xula o desgraçado do Português…. Sim Portugal desenvolveu principalmente onde grandes construtoras e outros do género trabalharam… sabes, assim como as Odebrechts, OAS, etc e tal do Brasil…Como és superinteligente compreendes, né? Deves ser um dos orgulhosos de ver o teu país pedir esmola, após bancarrotas contínuas… as verdades são como o azeite e vêm sempre ao cimo…. byebye!!! Podem acusar o tio António da Calçada, de tudo, (até eu andei contra ele), mas podem-no acusar de tudo, menos de Ladrão…. o que não podes dizer do pós 25 milagroso!!! PS: espero que saibas quem é o tio António da Calçada, se não sabes és produto após 25 de abrilada…

            • Uiii…
              Que confusão vai nessa cabeça!…
              Essas tuas “certezas” tem dados uns belos comentários…
              Parasitas, além de certos políticos, Mexias, etc, etc, faz-me logo lembrar da meia-dúzia de famílias que reinavam (mamavam) em Portugal nos “saudosos” anos da ditadura!…
              Mas, só há duas opções?!
              Os ditadores amigos de meia-dúzia de famílias/grupos económicos (tipo Salazar) e o comunismo (isso ainda existe?!)??
              Andas mesmo distraído…
              Podias dar a Dinamarca (ou outro pais nórdico) como exemplo de pouca corrupção num país altamente desenvolvido, mas só tem lembraste do “paraíso” exemplar que era Portugal no tempo da ditadura…
              Muito bem!…
              Pois, o António da Calçada não era ladrão, mas era muito amigo dos ladrões que faziam o que queriam (em Portugal e nas Colónias – assim até eu teria hoje um grande grupo económico!!), e, já diz o sábio provérbio:
              “Tão ladrão é o que vai à vinha como o que fica à portinha.”
              .
              Pedir esmola?!
              Pois, se calhar mais vale voltar para 1960 e estar “orgulhosamente sós”, ter o povo oprimido sem direito a dar sequer a sua opinião e com o estômago vazio…
              E, tens que agradecer as “bancarrota” (e outros negócios ruinosos para os país e para os portugueses) a a grandes empresários amigos do Salazar, como os Espírito Santo (BES), etc, etc…
              .
              Gostei especialmente desta parte: “Odebrechts, …, etc e tal do Brasil”
              Tendo em conta o estado em que o Brasil está e o que se está a passar relacionado precisamente com essa “grande” empresa, usar o nome “Odebrecht” só pode ser ironia!…
              Agora pensa!!

      • Sempre ouvi dizer que falar com um esquerdopata é o mesmo que jogar uma partida de xadrez com um pombo…. e aqui se aplica o ditado a 100%, a super inteligência do esquerdismo acéfalo e doutrina estalinista. Fica com a tua inteligência, que não deve ultrapassar o I.Q. de 20, na escala Alfred Binet, que eu fico com a minha como dizes. Democracia para ti é o estalinismo ou o social nacionalismo ou um socialismo à Pal Pot, para não falar nos “paraísos da liberdade” dos teus amigalhaços de Cuba ou Coreia do Norte!…

        • Vais bonito, vais…
          “Esquerdopata”?
          Não sei o que é isso mas quando se começa a catalogar as pessoas, sem as conhecer minimamente, o resultado nunca é bom…
          Mas, cada um com a sua educação e inteligência (ou com a falta dela)!…
          Então eu falei na Dinamarca como exemplo de democracia (e tu sempre a elogiar a ditadura do Salazar e companhia!) e agora ainda escreves palermices como esta “pérola”?:
          “Democracia para ti é o estalinismo ou o social nacionalismo ou um socialismo à Pal Pot, para não falar nos “paraísos da liberdade” dos teus amigalhaços de Cuba ou Coreia do Norte!…”
          Ainda não tinha reparado que na Dinamarca existe isso!…
          .
          Nunca deixes de ser otarinho…

          • Aprende a ler e interpretar!!!… Acho que já dei atenção demais ao “pombo do xadrez….” Esta observação copiei do teu comentário: ” e o comunismo (isso ainda existe?!)??
            Andas mesmo distraído… ” Isso define-te!!! Para ti hoje não existe o comunismo… existe a “Demokratur socialista!!!! Quadratkopf…..
            Tschau, vai jogar xadrez com os da tua laia…

            • Se duvidas houvessem em relação à adequação do teu nome, foi ficando tudo muito mais claro!!…

  6. Com tanta falta de honestidade nos cargos públicos e políticos ou de administração de grandes empresas começo a achar que afinal esse deve ser o principal requisito nos Curriculum Vitae de quem é convidado para esses cargos.
    Não esquecer que o Mexia foi um dos convidados do Durão Barroso (em quem deve ter muita afinidade e confiança e quiçá alguma parceria) para participar no encontro anual do grupo Bilderberg, que visa definir estratégias para o rumo do futuro financeiro e não só, do mundo.
    …… ESTAMOS FOD?DOS …..

  7. Pois, concluo estes comentários que somos todos otários e estes chicospertos são reis num país de ceguinhos; resta-me a máxima: o pior cego é o que não quer ver e ora, resumindo: merecemos o que temos!
    Bora lá para a rua, bora lá insistentemente correr com a escumalha… se conseguirmos. Só que não!

  8. ………….país de agiotas e de chulos, e nem vale a pena pensar quanto ganham mensalmente estes mentecaptos………………EU QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA………………….

  9. Quantas empresas vivem na esfera da EDP, que só eles controlam para nos roubar, quanto dinheiro os políticos fazem os Portugueses pagar para estes chulos da sociedade viverem bem e ainda gozarem com o POVO. Tenham vergonha, estas supostas elites que o jornalismo engrandece e que tanto nos rouba.

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …