/

PJ realiza buscas nas sedes da REN e da EDP

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia (C), acompanhado pelo Vogal do Conselho de Administração Executivo, João Manso Neto (E), e presidente em representação da China Three Gorges Corporation, António Catroga (D)

O presidente da EDP, António Mexia (C), acompanhado pelo Vogal do Conselho de Administração Executivo, João Manso Neto (E), e presidente em representação da China Three Gorges Corporation, António Catroga (D)

A Polícia Judiciária fez buscas, esta sexta-feira, nas sedes da EDP, da REN e na consultora The Boston Consulting Group, no âmbito de um processo que investiga corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio.

A EDP e a REN – Redes Energéticas Nacionais confirmaram que, durante o dia de hoje, decorreram diligências por parte das autoridades judiciais, nas respetivas sedes, em Lisboa.

“Informamos que a REN continuará, como sempre a colaborar com as autoridades em tudo o que estiver ao seu alcance”, adiantou fonte oficial da empresa liderada por Rodrigo Costa. Também a elétrica liderada por António Mexia realçou que está a colaborar com as autoridades.

Segundo uma informação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), “o inquérito tem como objeto a investigação de factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”.

Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE)”, o que aconteceu na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004.

Em causa na investigação estão suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio.

Atualização (18:30):
Os presidentes da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, foram constituídos arguidos no âmbito deste processo. Contactada pela Lusa, fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta informação.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.