Surto envolto em “secretismo” em lar de luxo no Porto faz 16 mortos

A informação sobre o surto na Residência do Montepio, no Porto, “circulava em circuito fechado”. Em 48 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, morreram 16 pessoas.

A Residência do Montepio, no Porto, registou 48 casos positivos, 29 utentes e 19 profissionais. O surto neste lar de luxo levou à morte de 16 pessoas, havendo ainda mais três pacientes internados no hospital, avança o jornal Público.

De acordo com o matutino, o surto foi envolto em “secretismo”, sendo que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte só divulgou os números após vários pedidos de informação.

O surto foi detetado no início de agosto e desde a semana passada que o jornal tenta obter informações para fazer um balanço. Finalmente, esta segunda-feira, a ARS divulgou os dados. Fonte do Hospital de Santo António, onde foram internados os infetados, deu conta que os mortos seriam todos utentes do lar de luxo.

O número de óbitos em utentes foi o mesmo que se verificou no lar de Reguengos de Monsaraz, embora neste caso a taxa de letalidade tenha sido bem maior: 55% em comparação com os 20% do lar de Évora.

A Residência do Montepio oferece aos idosos um ginásio, sala de cinema e música, biblioteca, entre outros.

“Atualmente podemos informar que a situação respondeu positivamente às medidas apertadas de controlo e mitigação implementadas pela empresa, encontrando-se em fase de normalização, de acordo com os planos de contingência em vigor”, esclareceu a empresa em resposta ao jornal Público.

No início do mês, a agência Lusa noticiou a subida do número de casos positivos de 44 para 46. Na altura, a ARS escreveu que o surto estava “controlado”. Até agora não tinha sido noticiado qualquer morte derivada deste surto envolto em secretismo.

O presidente da união de freguesias do centro histórico do Porto diz que a informação sobre o surto “circulava em circuito fechado”.

“Como autarca preocupa-me esta falta de informação numa instituição que deveria dar o exemplo. O lar está inserido numa zona habitacional e a comunidade está exposta sem saber”, disse António Fonseca.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é nossa (povo português) que somos uns “morcões” que aceitamos tudo e não nos revoltamos. Devíamos fazer sentir a nossa indignação na rua. Na net somos os maiores. POBRE POVO!
    Grande classe politica que nos rouba tudo e nos rimos com eles. Só espero é que os jornalista não sejam morcões e revelem sempre a verdade.

    • Atenção que os portugueses não são todos como tu e os teus!…
      Pior, só mesmo os “revoltados” ignorantes – que nem sequer sabem o que estão a comentar!
      O que tem os “políticos” a ver com um lar de luxo??
      Os utentes do lar não se revoltaram… os familiares também não – portanto, só sobrou a “revolta” da carneirada indignada do Facebook!!
      Next!…

  2. Para não afetar o negócio do luxuoso lar convém saber guardar segredo, lamentável os que morreram, mas, por outro lado, felizmente que a morte não esquece ninguém nem olha a classes sociais.

  3. Para informar, que só estão a contabilizar os que foram para o hospital de Sto António, porque muitos deles, como o meu avô, foram para hospitais privados e faleceram, para informar também, que pelo menos um utente foi para o Sto Antonio, sem conhecimento da família, que só mais tarde foi informada pelo hospital e não pela instituição montepio.
    Investiguem bem, e os números reais, muito superior aos mencionados, irão surgir.
    Instituição de luxo, só mesmo pelos preços exorbitantes que praticam……

  4. Exactamente por ser um Lar de Luxo é que houve que manter segredo bem guardado, pois são bem pagos para manter o sigilo absoluto.
    Claramente muitos dos “clientes” não querem ver revelados os casos de alguma morte “muito natural” de um familiar, que originou uma oportuna herança de alguma pessoa de idade avançada, que não largava a vontade de se perpetuar nesta vida terrena.
    Vá-se lá saber o que está a acontecer um pouco por todos os lares deste país.
    Muitas “encomendas”, perdão, mortes “naturais” devidas a este vírus estarão a ocorrer e a provocar heranças “inesperadas” e “nada desejadas”, por cada cantinho deste mundo em pandemia.
    Pois, pois… Cala-te boca!

RESPONDER

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …