//

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2.

O relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2, que data de terça-feira, indica que já foram detetados nove casos da variante AY4.2 em Portugal.

“A análise genética indica que os casos detetados em Portugal, entre 24 de agosto e 4 de outubro, representam várias introduções independentes do vírus, as quais estão sob investigação pelas autoridades de saúde”, lê-se no documento.

“Esta constelação de mutações (provisoriamente classificada como AY.4.2) tem suscitado interesse na comunidade científica internacional devido à sua crescente frequência no Reino Unido nas últimos semanas”, acrescenta.

Esta quinta-feira, o Governo israelita também revelou que foi detetado um primeiro caso da nova variante já identificada em vários países europeus. Segundo o Ministério da Saúde de Israel, está associado a uma criança de 11 anos proveniente da Europa, que está de quarentena, e foi detetado no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Telavive.

No Reino Unido, onde o número de novas infeções está a aumentar aproximando-se dos níveis da vaga que atingiu o país no inverno passado, as autoridades de saúde estão a monitorizar a nova variante, que está a propagar-se.

Segundo o ministro da Saúde, Sajid Javid, “não há razão para crer, neste momento, que ela represente um maior risco”.

Apesar do aumento de novos casos e da pressão hospitalar, o Governo britânico rejeitou na quarta-feira os apelos para a reposição das restrições, como o uso de máscaras em espaços interiores e o teletrabalho, optando por dar primazia à vacinação.

A nova variante, rara e aparentemente sem riscos acrescidos de contágio face à Delta, a mais transmissível das variantes do SARS-CoV-2 em circulação, foi descoberta em Israel quando aquele país estava a considerar o levantamento de algumas das restrições em vigor, em particular as que visam o turismo.

Face ao aparecimento da variante AY4.2, o primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, instruiu para que fosse reforçada a investigação epidemiológica sobre esta subvariante da Delta e contactados os países onde a mesma já foi identificada para troca de informações. Eventuais alterações nas regras de entrada de turistas no país irão ser ponderadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.