Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para “render” Centeno

José Sena Goulão / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em “contra-relógio”, uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses e não foi ainda indicado pelo Governo qualquer nome para o substituir.

Tudo indicava que o Executivo liderado por António Costa iria indicar o seu ministro das Finanças, Mário Centeno, para a liderança do Banco de Portugal, mas a pandemia de covid-19 – que já infetou mais de 10.000 pessoas e deixou 295 vítimas mortais em Portugal – veio alterar tudo o que já se dava como certo.

Depois de uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o homem forte das Finanças de António Costa reiterou que está empenhado nas suas funções como ministro, frisando que não pretende deixar o cargo até ao fim da crise.

“Nunca ninguém me ouviu enjeitar essas responsabilidades”, atirou Mário Centeno na altura, dizendo ainda que o foco deve estar na crise e não em “alimentar folhetins”

O certo é que o sucessor de Carlos Costa vai abraçar a liderança do BdP num momento difícil de pós-pandemia, no qual terá um maior envolvimento nas medidas de combate à crise económica causada pela mesma – este cenário torna a escolha do próximo líder do regulador ainda mais relevante, tal como frisa o matutino.

Além disso, antevê-se uma queda do Produto Interno Bruto entre 3,7% e 5,7%, devendo também o desemprego disparar 3,6% pontos percentuais para 10,1%.

António Costa já referiu que até julho tomará posição sobre o tema.

Os nomes nos bastidores

Até lá, vão circulando nomes nos bastidores. O jornal Público conta que, em círculos muito restritos, o atual secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, começa a ser apontado como um possível candidato à corrida no regulador.

Este nome, que faz parte da equipa de Mário Centeno, é apontado partindo do pressuposto de que o ministro das Finanças se manterá no Governo por tempo incerto, uma vez que não é possível calcular a duração do estado de emergência e do seu impacto no país.

Intervenientes da área financeira ouvidos pelo Público consideram que “[Mourinho] é capaz de fazer pontes e tem facilidade de comunicação com o Governo, e experiência europeia, o que aumentará a possibilidade de haver uma boa resposta à crise”.

Além disso, “tem acompanhado no Governo os temas da supervisão bancária”, sendo visto como um ministro das Finanças “dois”, alguém em quem o próprio Mário Centeno confia.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes vaticinou há alguns meses que seria Mourinho Félix a substituir Mário Centeno quando este rumasse ao BdP.

O atual vice-governador Luís Máximo dos Santos, que preside ao Fundo de Resolução, é outro dos nomes que se tem falando para a calha, sendo “um quadro experiente do BdP” e que tem mostrado independência, segundo fontes ouvidas pelo Público.

Ainda assim, a aposta em Mário Centeno é firme e ainda não desvaneceu totalmente.

O jornal Público questionou o gabinete de Mário Centeno sobre a data em que tencionam anunciar a escolha do novo governador, se o ministro das Finanças está fora da corrida e se Mourinho Félix é candidato para o cargo.

O Ministério das Finanças disse que “não respondia” a nenhuma das questões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pessoalmente consideraria a hipótese Ricardo Salgado ou mesmo Armando Vara. Elevada experiência na banca, responsabilidade, gestão prudente, idoneidade fazem destes dois candidatos pessoas que deveriam ser consideradas.

RESPONDER

Afinal, jogos da última jornada não vão ter público nas bancadas

A direção da Liga Portugal comunicou, esta segunda-feira, que, afinal, os jogos da última jornada da Liga NOS não vão ter público nas bancadas, como chegou a ser anunciado. "A Direção da Liga Portugal reuniu-se na …

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …