Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para “render” Centeno

José Sena Goulão / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em “contra-relógio”, uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses e não foi ainda indicado pelo Governo qualquer nome para o substituir.

Tudo indicava que o Executivo liderado por António Costa iria indicar o seu ministro das Finanças, Mário Centeno, para a liderança do Banco de Portugal, mas a pandemia de covid-19 – que já infetou mais de 10.000 pessoas e deixou 295 vítimas mortais em Portugal – veio alterar tudo o que já se dava como certo.

Depois de uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o homem forte das Finanças de António Costa reiterou que está empenhado nas suas funções como ministro, frisando que não pretende deixar o cargo até ao fim da crise.

“Nunca ninguém me ouviu enjeitar essas responsabilidades”, atirou Mário Centeno na altura, dizendo ainda que o foco deve estar na crise e não em “alimentar folhetins”

O certo é que o sucessor de Carlos Costa vai abraçar a liderança do BdP num momento difícil de pós-pandemia, no qual terá um maior envolvimento nas medidas de combate à crise económica causada pela mesma – este cenário torna a escolha do próximo líder do regulador ainda mais relevante, tal como frisa o matutino.

Além disso, antevê-se uma queda do Produto Interno Bruto entre 3,7% e 5,7%, devendo também o desemprego disparar 3,6% pontos percentuais para 10,1%.

António Costa já referiu que até julho tomará posição sobre o tema.

Os nomes nos bastidores

Até lá, vão circulando nomes nos bastidores. O jornal Público conta que, em círculos muito restritos, o atual secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, começa a ser apontado como um possível candidato à corrida no regulador.

Este nome, que faz parte da equipa de Mário Centeno, é apontado partindo do pressuposto de que o ministro das Finanças se manterá no Governo por tempo incerto, uma vez que não é possível calcular a duração do estado de emergência e do seu impacto no país.

Intervenientes da área financeira ouvidos pelo Público consideram que “[Mourinho] é capaz de fazer pontes e tem facilidade de comunicação com o Governo, e experiência europeia, o que aumentará a possibilidade de haver uma boa resposta à crise”.

Além disso, “tem acompanhado no Governo os temas da supervisão bancária”, sendo visto como um ministro das Finanças “dois”, alguém em quem o próprio Mário Centeno confia.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes vaticinou há alguns meses que seria Mourinho Félix a substituir Mário Centeno quando este rumasse ao BdP.

O atual vice-governador Luís Máximo dos Santos, que preside ao Fundo de Resolução, é outro dos nomes que se tem falando para a calha, sendo “um quadro experiente do BdP” e que tem mostrado independência, segundo fontes ouvidas pelo Público.

Ainda assim, a aposta em Mário Centeno é firme e ainda não desvaneceu totalmente.

O jornal Público questionou o gabinete de Mário Centeno sobre a data em que tencionam anunciar a escolha do novo governador, se o ministro das Finanças está fora da corrida e se Mourinho Félix é candidato para o cargo.

O Ministério das Finanças disse que “não respondia” a nenhuma das questões.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. nao se esqueçam de la por um parasita dum partido qualquer que de adulto tem o salário. de parasitas ja chega o c vid.

  2. Pessoalmente consideraria a hipótese Ricardo Salgado ou mesmo Armando Vara. Elevada experiência na banca, responsabilidade, gestão prudente, idoneidade fazem destes dois candidatos pessoas que deveriam ser consideradas.

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …