Depois das lágrimas e despedidas, vem aí a tempestade no Sporting

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Patrício desolado no fim do Sporting 1-2 D.Aves da final da Taça de Portugal 2017/2018

Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores após a derrota na final da Taça de Portugal, e dos cumprimentos a Jorge Jesus em tom de despedida, ninguém sabe o que esperar dos próximos dias no Sporting. Mas a crise pode ainda piorar…

Hoje é o primeiro dia do futuro de um novo Sporting. Esta é a certeza que muitos têm, apesar das dúvidas que continuam a pairar no ar, no âmbito de uma das maiores crises de sempre do clube. Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores na final da Taça e do que pareceu a despedida de Jorge Jesus, seria uma surpresa se nada mudasse em Alvalade.

O jornal Record avança que as rescisões unilaterais de contrato de “um alargado número de jogadores” vão surgir nos próximos dias. Entre os candidatos estão figuras como “Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia, Acuña e Gelson Martins“, como destaca o desportivo.

As lágrimas de Rui Patrício na final da Taça de Portugal, após a derrota com o Desportivo das Aves, seriam um sinal da frustração pelo desaire, mas também fruto da tensão acumulada após uma semana terrível, e porventura a certeza do adeus ao clube onde se fez homem e um dos grandes guarda-redes mundiais.

Também Fábio Coentrão, William Carvalho, Sebástian Coates e Jérémy Mathieu deixaram cair lágrimas de tristeza, e o próprio Jorge Jesus era o rosto do desalento.

E depois de ter acusado os jogadores de serem os responsáveis pelas agressões que os próprios sofreram em Alcochete, por terem respondido a adeptos descontentes, Bruno de Carvalho pode avançar, já hoje, com processos disciplinares aos atletas, conforme prevê Octávio Machado, ex-dirigente leonino, no seu espaço de comentário na CMTV.

Enquanto isso, vários clubes estão atentos aos jogadores do Sporting e em Itália, fala-se do interesse do Nápoles em Rui Patrício e do AC Milan em Bas Dost. William Carvalho e Gelson Martins também têm mercado, sendo cobiçados por vários emblemas estrangeiros.

O futuro de Jorge Jesus é outra das incógnitas, mas a forma como ele cumprimentou os atletas, um a um, após a derrota com o Aves, à saída do autocarro que os transportou à unidade hoteleira onde ficaram instalados para o jogo, indicia uma despedida.

Corte de benefícios à claque e audiência com Costa

A direcção do Sporting resolveu, entretanto, quase uma semana depois das agressões, anunciar a suspensão dos “benefícios” à claque Juve Leo e o “reforço das medidas de segurança na Academia e no Estádio José Alvalade”.

Em comunicado, a SAD leonina revela ainda que, a par da investigação do Ministério Público que está a decorrer, também foi aberto um “processo de averiguações interno” para analisar os “gravíssimos acontecimentos ocorridos na Academia”.

O Sporting também refere que solicitou uma audiência urgente com o primeiro-ministro António Costa, que já terá sido aceite, só “faltando agendar a data”.

O clube ainda refere que pretende manter “várias reuniões com diversos elementos do Universo Sporting”, para “conseguir a união e coesão da Família Sportinguista”.

Em termos desportivos, o clube assume o “sentimento de frustração” depois da final da Taça, mas apela aos adeptos que apoiem os “atletas do futebol profissional”, notando que só o “máximo de união” permitirá “alcançar o sucesso” desejado.

Após a derrota frente ao Aves, Bruno de Carvalho tinha já apelado à união dos sportinguistas em torno da equipa, numa publicação no Facebook, rede social que tinha deixado há cerca de um mês.

“Somos uma família! Calma! Mostrem que somos grandes e apoiem a equipa! Frustração nunca poderá separar uma família“, escreveu o presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho não esteve no Jamor, não assistindo à final da Taça de Portugal por considerar que “não havia condições” para o efeito, fruto do desconforto das entidades governamentais e do mal-estar que existe com os jogadores.

O futuro do presidente do Sporting é outra das dúvidas que paira no ar, com vários sportinguistas ilustres a apelarem à sua demissão. Mas entre os adeptos anónimos, não há unanimidade e o dirigente parece continuar a contar com alguns apoios.

SV, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Acabou o grave problema que perturbava todos os portugueses,
    O país finalmente pode dormir descansado, pois o Bruno regressou ao Facebook!

  2. O que aconteceu com a equipa, as agressões, foi um acto abominável sem dúvida, e nunca deveria ter acontecido, mas as derrotas essas, pertencem aos jogadores e aos jogadores apenas. Se perderam com o Aves e o Marítimo foi porque os jogadores desses clubes não só estiveram à altura como estiveram acima das capacidades destes jogadores. Desculpa de aleijado é “muleta” e o Sr. Dr. BC, apesar de não ser fã deste Sr., não pode nem deve ser desculpa para tudo, inclusivé da má prestação destes jogadores, que, independentemente de serem ou não criticados por este Sr. acredito veemente que teriam precisamente a mesmíssima horrível e vergonhosa prestação que já se mostrava bem antes dos horríveis acontecimentos da passada semana. Tiveram naturalmente algum impacto na moral da equipa, mas não desculpa totalmente a derrota.

  3. que desculpa, puxa o Aves advinharia que iria ganhar a taça? como tudo é feito para o Sporting não ter grande trabalho para ir liga UF.. enfim nisto é que se fê a verdade no desporto

  4. Hoje ao ler o jornal pareceu-me que entendi porque o BdC não presta…
    O sr Ricciardi teria um encaixe financeiro com o novo empréstimo obrigacionista 5.000€por mês durante três meses “e ainda” de mais 15 milhões …
    Como este negócio foi para o Montepio o BdC é um tipo que vai ser arrastado pela investigação…
    Quem diz isto são os senhores do BES Angola que sempre foram muito cumpridores com o estado português e nunca foram arrastados pelas investigações…
    Enfim…

  5. Professores , Médicos, Taxistas e muitos outros profissionais, são infelizmente agredidos/mortos nos seus locais de trabalho…… o que tem acontecido? Quantos agressores ficaram em prisão preventiva? Quantos pediram rescisão ou culparam as chefias?

RESPONDER

Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à "socapa" (e com retroativos)

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como …

Bancos emprestaram 47 milhões por dia às famílias

Os bancos emprestaram, em média, 47 milhões por dia desde janeiro. Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continuam a subir. Só no mês de junho, foram emprestados mil milhões para crédito …

Glisofato encontrado em cereais de criança

O herbicida glisofato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos. O glisofato é um herbicida muito …

Funcionários da Google em protesto contra motor de busca censurado para a China

Mais de mil funcionários do gigante da Internet Google assinaram uma petição em protesto contra o plano secreto da empresa para criar um motor de busca que vai cumprir com as exigências da censura chinesa. O …

Pasteleiro que recusou fazer bolo de casamento homossexual volta a tribunal

Jack Phillips avançou com uma ação em tribunal contra o estado, alegando discriminação religiosa. Em causa está o facto de a Comissão de Direitos Civis do Colorado ter deliberado contra o pasteleiro, depois de este …

Em 2017, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se reformar

No ano passado, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se aposentarem. Este valor representa 3.1% de todas as novas pensões concedidas em 2017 pela Caixa Geral de Aposentações. As categorias profissionais mais altas …

Costa preocupado com aumento de risco de incêndio no interior norte do país

O primeiro-ministro manifestou-se preocupado com as previsões meteorológicas que indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira. António Costa relembrou ainda os comportamentos que devem ser evitado no fim-de-semana. “As previsões podem implicar …

Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos. Esta …

Nova moeda na Venezuela obriga banca a paralisar serviços eletrónicos por 24 horas

A reconversão monetária vai obrigar a banca venezuelana a paralisar o serviço eletrónico durante 24 horas, a partir das 18h00 horas locais de domingo (22h30 horas em Lisboa), anunciou o ministro venezuelano do Interior, Justiça …

Governo italiano admite ser "inevitável" que número de mortos em Génova aumente

O Governo de Itália admitiu nesta quinta-feira que será "inevitável" que o número de mortos na sequência da queda de uma ponte na terça-feira em Génova aumente à medida que os trabalhos de resgate prosseguem …