/

Depois das lágrimas e despedidas, vem aí a tempestade no Sporting

8

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Patrício desolado no fim do Sporting 1-2 D.Aves da final da Taça de Portugal 2017/2018

Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores após a derrota na final da Taça de Portugal, e dos cumprimentos a Jorge Jesus em tom de despedida, ninguém sabe o que esperar dos próximos dias no Sporting. Mas a crise pode ainda piorar…

Hoje é o primeiro dia do futuro de um novo Sporting. Esta é a certeza que muitos têm, apesar das dúvidas que continuam a pairar no ar, no âmbito de uma das maiores crises de sempre do clube. Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores na final da Taça e do que pareceu a despedida de Jorge Jesus, seria uma surpresa se nada mudasse em Alvalade.

O jornal Record avança que as rescisões unilaterais de contrato de “um alargado número de jogadores” vão surgir nos próximos dias. Entre os candidatos estão figuras como “Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia, Acuña e Gelson Martins“, como destaca o desportivo.

As lágrimas de Rui Patrício na final da Taça de Portugal, após a derrota com o Desportivo das Aves, seriam um sinal da frustração pelo desaire, mas também fruto da tensão acumulada após uma semana terrível, e porventura a certeza do adeus ao clube onde se fez homem e um dos grandes guarda-redes mundiais.

Também Fábio Coentrão, William Carvalho, Sebástian Coates e Jérémy Mathieu deixaram cair lágrimas de tristeza, e o próprio Jorge Jesus era o rosto do desalento.

E depois de ter acusado os jogadores de serem os responsáveis pelas agressões que os próprios sofreram em Alcochete, por terem respondido a adeptos descontentes, Bruno de Carvalho pode avançar, já hoje, com processos disciplinares aos atletas, conforme prevê Octávio Machado, ex-dirigente leonino, no seu espaço de comentário na CMTV.

Enquanto isso, vários clubes estão atentos aos jogadores do Sporting e em Itália, fala-se do interesse do Nápoles em Rui Patrício e do AC Milan em Bas Dost. William Carvalho e Gelson Martins também têm mercado, sendo cobiçados por vários emblemas estrangeiros.

O futuro de Jorge Jesus é outra das incógnitas, mas a forma como ele cumprimentou os atletas, um a um, após a derrota com o Aves, à saída do autocarro que os transportou à unidade hoteleira onde ficaram instalados para o jogo, indicia uma despedida.

Corte de benefícios à claque e audiência com Costa

A direcção do Sporting resolveu, entretanto, quase uma semana depois das agressões, anunciar a suspensão dos “benefícios” à claque Juve Leo e o “reforço das medidas de segurança na Academia e no Estádio José Alvalade”.

Em comunicado, a SAD leonina revela ainda que, a par da investigação do Ministério Público que está a decorrer, também foi aberto um “processo de averiguações interno” para analisar os “gravíssimos acontecimentos ocorridos na Academia”.

O Sporting também refere que solicitou uma audiência urgente com o primeiro-ministro António Costa, que já terá sido aceite, só “faltando agendar a data”.

O clube ainda refere que pretende manter “várias reuniões com diversos elementos do Universo Sporting”, para “conseguir a união e coesão da Família Sportinguista”.

Em termos desportivos, o clube assume o “sentimento de frustração” depois da final da Taça, mas apela aos adeptos que apoiem os “atletas do futebol profissional”, notando que só o “máximo de união” permitirá “alcançar o sucesso” desejado.

Após a derrota frente ao Aves, Bruno de Carvalho tinha já apelado à união dos sportinguistas em torno da equipa, numa publicação no Facebook, rede social que tinha deixado há cerca de um mês.

“Somos uma família! Calma! Mostrem que somos grandes e apoiem a equipa! Frustração nunca poderá separar uma família“, escreveu o presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho não esteve no Jamor, não assistindo à final da Taça de Portugal por considerar que “não havia condições” para o efeito, fruto do desconforto das entidades governamentais e do mal-estar que existe com os jogadores.

O futuro do presidente do Sporting é outra das dúvidas que paira no ar, com vários sportinguistas ilustres a apelarem à sua demissão. Mas entre os adeptos anónimos, não há unanimidade e o dirigente parece continuar a contar com alguns apoios.

SV, ZAP //

8 Comments

  1. Acabou o grave problema que perturbava todos os portugueses,
    O país finalmente pode dormir descansado, pois o Bruno regressou ao Facebook!

  2. O que aconteceu com a equipa, as agressões, foi um acto abominável sem dúvida, e nunca deveria ter acontecido, mas as derrotas essas, pertencem aos jogadores e aos jogadores apenas. Se perderam com o Aves e o Marítimo foi porque os jogadores desses clubes não só estiveram à altura como estiveram acima das capacidades destes jogadores. Desculpa de aleijado é “muleta” e o Sr. Dr. BC, apesar de não ser fã deste Sr., não pode nem deve ser desculpa para tudo, inclusivé da má prestação destes jogadores, que, independentemente de serem ou não criticados por este Sr. acredito veemente que teriam precisamente a mesmíssima horrível e vergonhosa prestação que já se mostrava bem antes dos horríveis acontecimentos da passada semana. Tiveram naturalmente algum impacto na moral da equipa, mas não desculpa totalmente a derrota.

  3. que desculpa, puxa o Aves advinharia que iria ganhar a taça? como tudo é feito para o Sporting não ter grande trabalho para ir liga UF.. enfim nisto é que se fê a verdade no desporto

  4. Hoje ao ler o jornal pareceu-me que entendi porque o BdC não presta…
    O sr Ricciardi teria um encaixe financeiro com o novo empréstimo obrigacionista 5.000€por mês durante três meses “e ainda” de mais 15 milhões …
    Como este negócio foi para o Montepio o BdC é um tipo que vai ser arrastado pela investigação…
    Quem diz isto são os senhores do BES Angola que sempre foram muito cumpridores com o estado português e nunca foram arrastados pelas investigações…
    Enfim…

  5. Professores , Médicos, Taxistas e muitos outros profissionais, são infelizmente agredidos/mortos nos seus locais de trabalho…… o que tem acontecido? Quantos agressores ficaram em prisão preventiva? Quantos pediram rescisão ou culparam as chefias?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.