Depois das lágrimas e despedidas, vem aí a tempestade no Sporting

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Patrício desolado no fim do Sporting 1-2 D.Aves da final da Taça de Portugal 2017/2018

Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores após a derrota na final da Taça de Portugal, e dos cumprimentos a Jorge Jesus em tom de despedida, ninguém sabe o que esperar dos próximos dias no Sporting. Mas a crise pode ainda piorar…

Hoje é o primeiro dia do futuro de um novo Sporting. Esta é a certeza que muitos têm, apesar das dúvidas que continuam a pairar no ar, no âmbito de uma das maiores crises de sempre do clube. Depois das agressões em Alcochete, das lágrimas dos jogadores na final da Taça e do que pareceu a despedida de Jorge Jesus, seria uma surpresa se nada mudasse em Alvalade.

O jornal Record avança que as rescisões unilaterais de contrato de “um alargado número de jogadores” vão surgir nos próximos dias. Entre os candidatos estão figuras como “Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia, Acuña e Gelson Martins“, como destaca o desportivo.

As lágrimas de Rui Patrício na final da Taça de Portugal, após a derrota com o Desportivo das Aves, seriam um sinal da frustração pelo desaire, mas também fruto da tensão acumulada após uma semana terrível, e porventura a certeza do adeus ao clube onde se fez homem e um dos grandes guarda-redes mundiais.

Também Fábio Coentrão, William Carvalho, Sebástian Coates e Jérémy Mathieu deixaram cair lágrimas de tristeza, e o próprio Jorge Jesus era o rosto do desalento.

E depois de ter acusado os jogadores de serem os responsáveis pelas agressões que os próprios sofreram em Alcochete, por terem respondido a adeptos descontentes, Bruno de Carvalho pode avançar, já hoje, com processos disciplinares aos atletas, conforme prevê Octávio Machado, ex-dirigente leonino, no seu espaço de comentário na CMTV.

Enquanto isso, vários clubes estão atentos aos jogadores do Sporting e em Itália, fala-se do interesse do Nápoles em Rui Patrício e do AC Milan em Bas Dost. William Carvalho e Gelson Martins também têm mercado, sendo cobiçados por vários emblemas estrangeiros.

O futuro de Jorge Jesus é outra das incógnitas, mas a forma como ele cumprimentou os atletas, um a um, após a derrota com o Aves, à saída do autocarro que os transportou à unidade hoteleira onde ficaram instalados para o jogo, indicia uma despedida.

Corte de benefícios à claque e audiência com Costa

A direcção do Sporting resolveu, entretanto, quase uma semana depois das agressões, anunciar a suspensão dos “benefícios” à claque Juve Leo e o “reforço das medidas de segurança na Academia e no Estádio José Alvalade”.

Em comunicado, a SAD leonina revela ainda que, a par da investigação do Ministério Público que está a decorrer, também foi aberto um “processo de averiguações interno” para analisar os “gravíssimos acontecimentos ocorridos na Academia”.

O Sporting também refere que solicitou uma audiência urgente com o primeiro-ministro António Costa, que já terá sido aceite, só “faltando agendar a data”.

O clube ainda refere que pretende manter “várias reuniões com diversos elementos do Universo Sporting”, para “conseguir a união e coesão da Família Sportinguista”.

Em termos desportivos, o clube assume o “sentimento de frustração” depois da final da Taça, mas apela aos adeptos que apoiem os “atletas do futebol profissional”, notando que só o “máximo de união” permitirá “alcançar o sucesso” desejado.

Após a derrota frente ao Aves, Bruno de Carvalho tinha já apelado à união dos sportinguistas em torno da equipa, numa publicação no Facebook, rede social que tinha deixado há cerca de um mês.

“Somos uma família! Calma! Mostrem que somos grandes e apoiem a equipa! Frustração nunca poderá separar uma família“, escreveu o presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho não esteve no Jamor, não assistindo à final da Taça de Portugal por considerar que “não havia condições” para o efeito, fruto do desconforto das entidades governamentais e do mal-estar que existe com os jogadores.

O futuro do presidente do Sporting é outra das dúvidas que paira no ar, com vários sportinguistas ilustres a apelarem à sua demissão. Mas entre os adeptos anónimos, não há unanimidade e o dirigente parece continuar a contar com alguns apoios.

SV, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Acabou o grave problema que perturbava todos os portugueses,
    O país finalmente pode dormir descansado, pois o Bruno regressou ao Facebook!

  2. O que aconteceu com a equipa, as agressões, foi um acto abominável sem dúvida, e nunca deveria ter acontecido, mas as derrotas essas, pertencem aos jogadores e aos jogadores apenas. Se perderam com o Aves e o Marítimo foi porque os jogadores desses clubes não só estiveram à altura como estiveram acima das capacidades destes jogadores. Desculpa de aleijado é “muleta” e o Sr. Dr. BC, apesar de não ser fã deste Sr., não pode nem deve ser desculpa para tudo, inclusivé da má prestação destes jogadores, que, independentemente de serem ou não criticados por este Sr. acredito veemente que teriam precisamente a mesmíssima horrível e vergonhosa prestação que já se mostrava bem antes dos horríveis acontecimentos da passada semana. Tiveram naturalmente algum impacto na moral da equipa, mas não desculpa totalmente a derrota.

  3. que desculpa, puxa o Aves advinharia que iria ganhar a taça? como tudo é feito para o Sporting não ter grande trabalho para ir liga UF.. enfim nisto é que se fê a verdade no desporto

  4. Hoje ao ler o jornal pareceu-me que entendi porque o BdC não presta…
    O sr Ricciardi teria um encaixe financeiro com o novo empréstimo obrigacionista 5.000€por mês durante três meses “e ainda” de mais 15 milhões …
    Como este negócio foi para o Montepio o BdC é um tipo que vai ser arrastado pela investigação…
    Quem diz isto são os senhores do BES Angola que sempre foram muito cumpridores com o estado português e nunca foram arrastados pelas investigações…
    Enfim…

  5. Professores , Médicos, Taxistas e muitos outros profissionais, são infelizmente agredidos/mortos nos seus locais de trabalho…… o que tem acontecido? Quantos agressores ficaram em prisão preventiva? Quantos pediram rescisão ou culparam as chefias?

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …