Aves vs Sporting | Aves abate leão ferido e faz História no Jamor

Desportivo das Aves fez História e conquistou a sua primeira Taça de Portugal. A formação de Santo Tirso bateu o Sporting na final do Jamor por 2-1, num jogo em que esteve sempre na frente e apenas nos minutos finais teve de sofrer a bem sofrer para aguentar a vantagem, perante um “leão” a dar tudo por tudo em busca do empate.

O guarda-redes Quim, com seis defesas, foi talvez a figura maior da sua equipa, a par de Alexandre Guedes, autor dos dois golos da equipa nortenha.

O Sporting dominou, atacou muito, mas nunca mostrou a frescura mental necessária para concretizar essa superioridade nem travar algumas das rápidas transições contrárias.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo muito movimentado logo no arranque, com o Sporting a registar 60% de posse de bola nos primeiros dez minutos e a melhor ocasião do jogo. Gelson Martins, isolado, viu Quim negar-lhe o golo, embora numa situação de ângulo reduzido para o extremo. O Aves, porém, tinha também um remate, e enquadrado.
  • Aos 14 minutos, os dois protagonistas, mais uma vez, com Quim a negar novo golo a Gelson. Estava a desenhar-se um dos mais interessantes duelos do encontro. Mas quem falha, arrisca-se a sofrer e, num contra-ataque bem desenhado, o Aves fez golo, aos 16 minutos. Braga cruzou da direita e Alexandre Guedes, ao segundo poste, fez o um “salto de peixe” e desviou para o fundo da baliza de Rui Patrício.
  • Pelos 20 minutos, os “leões” continuavam a dominar na posse de bola (60%) e nos remates, com quatro disparos, três enquadrados (todos defendidos por Quim). Os avenses precisaram de apenas dois disparos (ambos com boa direcção), para marcar.
  • Notava-se falta de intensidade e capacidade de reacção dos jogadores leoninos, embora mantivessem total domínio das operações e mostrassem estar sempre muito perto de chegar ao golo. Chegada a meia-hora, faltava ao “leão” o último passe de qualidade para efectivar essa veia autoritária. Nesta fase, o Sporting registava já seis disparos, quatro com boa direcção, para além de quatro cantos, para um dos homens de Vila das Aves.
  • A estratégia do Aves ia resultando, com a zona frontal à sua grande área bem povoava, com Vítor Gomes e Fernando Tissone a cobrirem muito terreno. E as transições permitiam à equipa ter, perto do intervalo, quatro remates, sendo três deles enquadrados.
  • Vantagem do Aves chegado o descanso, fundamentalmente porque soube lidar com o jogo do Sporting, não lhe dando espaço em zona frontal nem metros aos alas para imprimirem intensidade ao jogo leonino. Os homens de Alvalade mostravam claramente falta de pique e capacidade de reacção, apesar do domínio apresentado – 66% de posse de bola, sete remates, quatro enquadrados (6-4 para o Aves), quatro cantos contra um. Os homens de Santo Tirso foram bem mais efectivos e esclarecidos, aproveitando a sua melhor oportunidade para marcar.
  • Sporting com mais vigor no arranque do segundo tempo, a chegar aos 68% de posse à passagem da hora de jogo, para além de três remates, um deles enquadrados. O Aves não teve alternativa senão encolher-se, não indo além de um disparo nesta fase, com boa direcção.
  • Aos poucos os “leões” começaram a perder gás, sendo que aos 70 minutos, os avenses passaram a usufruir de 38% de posse, com apreciável total de oito remates, cinco deles enquadrados. Porém, abusava nas faltas, com 16 registadas até esta altura contra apenas cinco da formação. Quim era a grande figura.
  • Era um sinal de que as coisas estavam a mudar… e mudaram mesmo. Aos 72 minutos, o herói do Aves, Alexandre Guedes, isolou-se, deixou-se apanhar por Sebastián Coates, mas teve a calma para fintar o uruguaio (que mal reagiu), flectir para o meio e rematar cruzado, de pé direito, para o 2-0.
  • Aos 78 minutos, após defesa de Quim a remate de Bruno Fernandes, a bola sobrou para Bas Dost que, sozinho, acertou na barra da baliza do Aves. Uma perdida incrível do holandês, visivelmente abatido e de cabeça baixa.
  • Bruno Fernandes, com seis remates por volta dos 80 minutos, era dos poucos com clarividência nos momentos de ataque do “leão”, mas a verdade é que apenas enquadrara dois. O médio era, igualmente, o homem com mais cruzamentos no jogo, nada menos que sete.
  • A esperança do Sporting reacendeu-se quando, aos 85 minutos, Fredy Montero reduziu para 2-1, com um remate acrobático. Mas apesar da grande pressão leonina, o Aves aguentou a vantagem e conquistou a sua primeira Taça de Portugal.
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …