Aves vs Sporting | Aves abate leão ferido e faz História no Jamor

Desportivo das Aves fez História e conquistou a sua primeira Taça de Portugal. A formação de Santo Tirso bateu o Sporting na final do Jamor por 2-1, num jogo em que esteve sempre na frente e apenas nos minutos finais teve de sofrer a bem sofrer para aguentar a vantagem, perante um “leão” a dar tudo por tudo em busca do empate.

O guarda-redes Quim, com seis defesas, foi talvez a figura maior da sua equipa, a par de Alexandre Guedes, autor dos dois golos da equipa nortenha.

O Sporting dominou, atacou muito, mas nunca mostrou a frescura mental necessária para concretizar essa superioridade nem travar algumas das rápidas transições contrárias.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo muito movimentado logo no arranque, com o Sporting a registar 60% de posse de bola nos primeiros dez minutos e a melhor ocasião do jogo. Gelson Martins, isolado, viu Quim negar-lhe o golo, embora numa situação de ângulo reduzido para o extremo. O Aves, porém, tinha também um remate, e enquadrado.
  • Aos 14 minutos, os dois protagonistas, mais uma vez, com Quim a negar novo golo a Gelson. Estava a desenhar-se um dos mais interessantes duelos do encontro. Mas quem falha, arrisca-se a sofrer e, num contra-ataque bem desenhado, o Aves fez golo, aos 16 minutos. Braga cruzou da direita e Alexandre Guedes, ao segundo poste, fez o um “salto de peixe” e desviou para o fundo da baliza de Rui Patrício.
  • Pelos 20 minutos, os “leões” continuavam a dominar na posse de bola (60%) e nos remates, com quatro disparos, três enquadrados (todos defendidos por Quim). Os avenses precisaram de apenas dois disparos (ambos com boa direcção), para marcar.
  • Notava-se falta de intensidade e capacidade de reacção dos jogadores leoninos, embora mantivessem total domínio das operações e mostrassem estar sempre muito perto de chegar ao golo. Chegada a meia-hora, faltava ao “leão” o último passe de qualidade para efectivar essa veia autoritária. Nesta fase, o Sporting registava já seis disparos, quatro com boa direcção, para além de quatro cantos, para um dos homens de Vila das Aves.
  • A estratégia do Aves ia resultando, com a zona frontal à sua grande área bem povoava, com Vítor Gomes e Fernando Tissone a cobrirem muito terreno. E as transições permitiam à equipa ter, perto do intervalo, quatro remates, sendo três deles enquadrados.
  • Vantagem do Aves chegado o descanso, fundamentalmente porque soube lidar com o jogo do Sporting, não lhe dando espaço em zona frontal nem metros aos alas para imprimirem intensidade ao jogo leonino. Os homens de Alvalade mostravam claramente falta de pique e capacidade de reacção, apesar do domínio apresentado – 66% de posse de bola, sete remates, quatro enquadrados (6-4 para o Aves), quatro cantos contra um. Os homens de Santo Tirso foram bem mais efectivos e esclarecidos, aproveitando a sua melhor oportunidade para marcar.
  • Sporting com mais vigor no arranque do segundo tempo, a chegar aos 68% de posse à passagem da hora de jogo, para além de três remates, um deles enquadrados. O Aves não teve alternativa senão encolher-se, não indo além de um disparo nesta fase, com boa direcção.
  • Aos poucos os “leões” começaram a perder gás, sendo que aos 70 minutos, os avenses passaram a usufruir de 38% de posse, com apreciável total de oito remates, cinco deles enquadrados. Porém, abusava nas faltas, com 16 registadas até esta altura contra apenas cinco da formação. Quim era a grande figura.
  • Era um sinal de que as coisas estavam a mudar… e mudaram mesmo. Aos 72 minutos, o herói do Aves, Alexandre Guedes, isolou-se, deixou-se apanhar por Sebastián Coates, mas teve a calma para fintar o uruguaio (que mal reagiu), flectir para o meio e rematar cruzado, de pé direito, para o 2-0.
  • Aos 78 minutos, após defesa de Quim a remate de Bruno Fernandes, a bola sobrou para Bas Dost que, sozinho, acertou na barra da baliza do Aves. Uma perdida incrível do holandês, visivelmente abatido e de cabeça baixa.
  • Bruno Fernandes, com seis remates por volta dos 80 minutos, era dos poucos com clarividência nos momentos de ataque do “leão”, mas a verdade é que apenas enquadrara dois. O médio era, igualmente, o homem com mais cruzamentos no jogo, nada menos que sete.
  • A esperança do Sporting reacendeu-se quando, aos 85 minutos, Fredy Montero reduziu para 2-1, com um remate acrobático. Mas apesar da grande pressão leonina, o Aves aguentou a vantagem e conquistou a sua primeira Taça de Portugal.
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …