Terror em Alcochete: jogadores podem rescindir em massa e suspeitam de “encomenda” de Bruno

José Sena Goulão / Lusa

Foi “o dia mais negro da história do Sporting”, com jogadores e equipa técnica a viverem momentos de terror na Academia de Alcochete, onde foram agredidos por cerca de 50 adeptos de cara tapada. Um caso que pode ter consequências trágicas para o clube, havendo o risco de rescisões por justa causa.

A possibilidade de os jogadores do Sporting avançarem com a rescisão contratual alegando justa causa, por “falta de condições psicológicas para desempenhar o seu trabalho”, é adiantada pelo Diário de Notícias, depois das agressões levadas a cabo por adeptos encapuçados que invadiram a Academia de Alcochete.

Os atletas e a equipa técnica do Sporting apresentaram queixa contra os agressores na GNR do Montijo, na terça-feira à noite, sendo ouvidos até de madrugada. Mas também estarão a equacionar apresentar uma queixa-crime contra Bruno de Carvalho por “autoria moral” das agressões, avança a imprensa desportiva.

O Record refere mesmo que a equipa do Sporting desconfia que as agressões foram uma “encomenda de Bruno de Carvalho”.

Jogadores vão ao Jamor apesar de não terem condições

O plantel leonino esteve, nesta terça-feira, reunido com o Sindicato dos Jogadores Profissionais (SJP) e decidiu depois disso, marcar presença na final da Taça de Portugal, que está agendada para domingo, opondo o Sporting ao Desportivo das Aves.

Apesar de considerarem “não ter condições anímicas e psicológicas para de imediato retomarem a sua actividade de uma forma normal”, os jogadores frisam que “honrarão a sua condição de profissionais disputando o jogo da final da Taça de Portugal”, conforme comunicado divulgado pelo Sindicato.

Isto “sem prejuízo das decisões que cada um tomará“, acrescenta a posição do plantel, mantendo assim como viável a possibilidade da rescisão por justa causa.

O plantel do Sporting reforça que os incidentes ocorridos “são de enorme gravidade e impõem uma reflexão séria, calma e racional no que respeita às suas consequências e eventuais medidas a tomar por cada um, de acordo com os termos e prazos legais”.

Antes deste encontro, o presidente do Sindicato, Joaquim Evangelista, contou à CMTV que jogadores sportinguistas ligaram-lhe “em desespero”, confessando-lhe que perante a “insegurança, a vontade é ir embora”, pois sentem que “não há condições psicológicas”.

O Record avança que o médio Bruno Fernandes, que é um dos principais activos do clube, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, já deu orientações “à família mais próxima para abandonar Lisboa e regressar ao Porto”, naquele que será um sinal de que está decidido a deixar o Sporting.

Entretanto, o treino que estava marcado para esta quarta-feira foi cancelado. E a CMTV avança que os jogadores não voltam a treinar na Academia de Alcochete, nem em Alvalade esta época, e que vão fazer a preparação física para a final da Taça no Complexo do Jamor.

Por outro lado, o Público avança que Jorge Jesus está “decidido” a cumprir o contrato que tem com o Sporting até ao fim. O vínculo só termina no fim da próxima temporada e o treinador estará até disposto a cumprir “um ano sabático, caso a SAD opte pela sua substituição”, refere o jornal.

A possibilidade de Jesus ser suspenso, no âmbito de um processo disciplinar, chegou a ser avançada antes das agressões em Alcochete, mas foi desmentida por Bruno de Carvalho.

Note-se que a saída do anterior treinador do Sporting, Marco Silva, decorreu nesses moldes, com Bruno de Carvalho a instaurar-lhe um processo disciplinar para despedimento por justa causa.

Agressões com cintos e murros

Até agora, foram detidos cerca de 20 indivíduos sob suspeita de participação nas agressões, entre os quais se encontra o antigo líder da claque Juventude Leonina, Fernando Mendes, avança o DN.

Os cerca de 50 adeptos de cara tapada entraram na Academia por volta das 17 horas, sem enfrentarem qualquer oposição, dada a ausência de policiamento e perante a presença de um único segurança do clube.

O Maisfutebol refere que Jesus foi o primeiro a ser agredido, “quando estava sozinho” a preparar o treino, com “uma cabeçada e um murro”.

O holandês Bas Dost, o melhor marcador do Sporting, foi o que mais ferimentos sofreu, tendo que levar seis pontos na cabeça e tendo também ferimentos nas pernas. A sua ausência na final da Taça será, assim, uma certeza.

“Foi um drama para todos“, contou o avançado ao site holandês AD, um dos vários da imprensa internacional que destacou as agressões. Bas Dost confessa que os jogadores ficaram “chocados” e que viveram uma situação de “ameaça real”.

O Record nota que Bataglia e Misic foram agredidos com um cinto e que Acuna foi pontapeado no chão. E o Maisfutebol acrescenta que Fredy Montero e William Carvalho também foram “agredidos com cintos e murros”, tal como o preparador físico Mário Monteiro e o médico Varandas Fernandes.

Além das agressões, os adeptos acenderam tochas no balneário da Academia, conforme se pode ver num vídeo que foi divulgado nas redes sociais.

Enquanto os atletas eram ouvidos na GNR do Montijo e os agressores suspeitos inquiridos em instalações ao lado, centenas de sportinguistas juntaram-se no Estádio de Alvalade para apoiar a equipa e condenar os actos de violência. Entre a multidão via-se uma bandeira da Holanda, num sinal especial de apoio a Bas Dost.

A Juventude Leonina já veio demarcar-se da violência, salientando num comunicado publicado no Facebook que “não se pode rever nos actos praticados”.

O Sporting também repudiou os acontecimentos, garantindo que tomará “todas as diligências no sentido de apurar cabais responsabilidades” e de “exigir a punição de quem agiu desta forma absolutamente lamentável”.

Apelos à demissão de Bruno de Carvalho

Para Bruno de Carvalho “foi chato” tudo aquilo que aconteceu. “O crime faz parte do dia-a-dia e tem de ser punido no local certo”, disse ainda o presidente do Sporting, em palavras que alguns consideram demasiado leves para abordar um incidente de tamanha gravidade.

E a sua continuidade no comando do clube volta a ser posta em causa, com vários apelos à demissão. “Não há condições para a direcção continuar”, entende o ex-banqueiro e sócio do Sporting, José Maria Ricciardi, em declarações ao Correio da Manhã, culpando Bruno de Carvalho pelo “clima de guerrilha vivido”.

“Foi o dia mais negro na história do Sporting“, lamenta o ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Rogério Alves, que defende “uma grande mudança de paradigma” e a saída de Bruno de Carvalho, conforme declarações à SIC Notícias.

O actual presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, já anunciou que vai convocar os órgãos sociais na segunda-feira, após o jogo da Taça de Portugal.

“Depois de serenarem todas essas situações e depois daquilo que eu acredito que será uma vitória esclarecedora, vou convidar ou convocar, se for caso disso, todos os órgãos sociais para analisarmos em conjunto o momento que o Sporting está a viver e, a partir daí, tomarmos as decisões consentâneas com esta realidade”, referiu Marta Soares em declarações divulgadas pela Lusa.

O Presidente da República também comentou a situação, confessando-se “vexado”. “São acontecimentos graves, que não podemos banalizar”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, alertando as entidades competentes pelo futebol que “este é o momento de travar a escalada” e tomar medidas.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol também condenaram os actos de violência. O presidente da LPFP, Pedro Proença, destaca que os dirigentes têm que fazer uma “reflexão profunda, porque há uma linha que foi ultrapassada”, segundo declarações à RTP3.

O Governo juntou-se ao coro de repúdio aos incidentes, classificando-os como actos criminosos e de vandalismo, numa declaração conjunta da secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que garantem que se estão a criar “todas as condições para que se viva a festa do futebol” na final da Taça do próximo domingo.

SV, ZAP // Lusa

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Este BC é o PIOR presidente de todos os clubes. Se tive um pingo de “homem” já se tinha demitido. Mas não é um CANALHA, uma CRIANÇA grande. Não sabe estar em lado nenhum. Par se verem livre dele os sportinguistas vão ter de o por na RUA, porque ele por mote próprio não vai. Pessoas como ele fazem do PIOR que há, mas na visão dele não fez nada, são sempre os outros que fazem. É esta a postura dos “LOUCOS” …

  2. Os pobres dos emigrantes e descendência, nomeadamente en França, que tanto trabalho tiveram para deixarem de ser tratados como sub-humanos, vão certamente “benificiar” de um lindo bocado por terem a mesma nacionalidade que estas coisas e terem de tentar “explicar” porque é que por cá os tais sub-humanos acham tudo isto normal, e não se trata apenas um asilo de mentcaptos macacóides sem valor nem futuro.

  3. Este presidente consegue ser tudo em um; malcriado,ordinário,agressivo,egocentrico,vaidoso,mentiroso e podem vir, não sei quantas mais, todas lhe servem bem á medida.
    Além desta,s pouco Homem, pois se o fosse já se tinha demitido. Para os benfiquistas e portistas serve que nem uma luva, pois ele é o próprio adversário interno do Sporting, diminuindo a sua capacidade.
    Também não duvido, e para mim está na origem indirecta das agressões.

    • Pensando um bocado, isto só pode ter sido encomendado por este reles presidente do clube. Sempre pensei que este garoto sofre de algum problema de saúde, e grave. Internem o indivíduo quanto antes e arranjem um homem decente para presidir ao futuro do clube. Façam-no já, antes que seja tarde. Com este “cachopo” será o caos total da grande instituição Sporting.

      • “este garoto” não sofre de qualquer patologia do foro psicológico. Foi educado assim. Basta “ver” as “andanças”do pai…

  4. A direção, a começar pelo presidente já devia estar demissionária. Não sei, ou faço que não sei, o porquê desta gente se agarrar ao poder dentro dos maiores clubes portugueses. O que eu não entendo, nesta pouca vergonha que aconteceu na Academia do Sporting, é o porquê de adeptos do próprio Sporting terem agredido Bas Dost, o jogador que tirou a barriga de misérias ao futebol leonino, marcando uma data de golos em duas épocas, e terem vandalizado a própria Academia. Não consigo perceber as suspeitas de que o autor possa ter sido o próprio presidente e ninguém se lembre que existem mafiosos, tal como o “adepto” que foi antigo PJ e se dá bem com estes bandidos das claques, ou mesmo alguém do rival da 2ª circular, que já mostrou ter e apoiar naturalmente na sua vida privada e não só, este tipo de comportamentos. Isto tudo, a suspeita de corrupção e os desacatos, para mim podem ser até fruto de um qualquer gabinete de crise a querer virar os olhares para outras “paragens”. E até ajuda ter pela frente rapazolas tão “verdinhos” como são a direção do SCP. Lamento que a nossa justiça não veja isto, mas temo que veja e feche os olhos. No fundo isto não passa de crime organizado (mafias) que se instalaram em Portugal em todos os ramos de atividade e já toda a gente sabe quem são e saem sempre impunes – Banca, Politica, Construção, Futebol, etc…

    • Ó JN e que tal ires por-te num porco?
      Para que é aqui chamado o Benfica?
      Tira as palas… Cego não é o que não vê mas sim o que não quer ver…
      A culpa é sempre dos outros… Isso é desculpa de burro.

      • Faço uma exceção e respondo apenas para dizer que pelo menos sabe ler e compreendeu alguma coisa (pelo menos sabe quem está de um dos lados da segunda circular, mas deve ficar por aí, o resto do texto para alem de demasiado longo para si, também deve ser difícil de entender), mas as palas pode querer que eu as ponha mas vai ter que as tirar primeiro. Quanto ao animal que cita, acho que daria uma resposta mais inteligente que a sua.

        • O caso da roubalheira do Estoril (com pagamentos nas vésperas de um dito débito à mistura com luvas) também está quase a vir a lume. Esperemos mais um pouco

    • Só agora tive oportunidade de ler a notícia as respectivas opiniões.

      Como gostei da forma como deu a sua vou atrever-me a dar-lhe a minha.

      Disse no início que a direção deveria estar demissionária!

      Pois bem eu que muito pouco percebo de futebol tenho uma opinião totalmente diferente da sua em relação à gestão.

      No início o Bruno de Carvalho como Presidente do clube apostou tudo com um ordenado milionário no treinador. Assim como na equipa de futebol com o mesmo nível de ordenado. Certo?

      Ao afirmar no início que este ano seria o ano em que o Sporting iria ganhar.

      Perdoe-me mas não acredito que ao fazer estas afirmações não teve a promessa do treinador e dos jogadores que era esse o objetivo.

      Pois bem o Bruno de Carvalho pôs o “ pescoço no cepo” aos patrocinadores. Não esqueça que está gestão foi considerada por todos como exemplar!

      Quando o BC viu quase no final da época que os “meninos” (aqueles que quer cumpram ou não com a prometido) estavam a cometer asneiras que os vencimentos não deveria permitir perdeu a cabeça como eu perderia e todos os que tivessem escolhido a dedos funcionários ( sim os jogadores são empregados com sindicato ) e treinador este também com um salário que toda a gente comenta como o mais elevado do país, não estavam no nível de o merecer.

      Será que quem vai ter de responder perante os patrocinadores vai ser os jogadores e ou o treinador?

      Irão dizer que afinal não deveriam ganhar o montante que lhes pagavam?

      Parece-me que o BC e o Sporting cumpriu com o que tinham acordado pagando atempadamente os vencimentos!

      Será que o treinador e os jogadores cumpriram com a parte deles?

      Os jogadores podem estar descansados pois não dirijo nenhum clube de futebol mas se dirigisse depois disto, nunca escolheria estes jogadores e treinador.

      Na minha opinião não cumprem com os objetivos e ainda por cima fazem ”birras” como crianças mimadas.

      Bem é a minha opinião que nada vale…

      Obrigado pelo tempo que perdeu a lê-la.

  5. Mas ele foi reeleito por uma boa maioria! Como se explica? Claro que os que não gostam dele e não votaram nele têm sempre argumentos para dizer mal…

  6. Um dia destes vou encontar BC a passear em qualquer lado, e dou lhe uma cinturada na boca.. Depois quero ver se ele diz que é normal a violência no dia a dia, e que amanhã é outro dia.

    • Não… Mas uns dias depois tens uma data de “adeptos” verdinhos à porta a pedir-te satisfações.
      O que se passou ontem foi, sem sombra de dúvida, um acto de terrorismo. E é óbvio quem “encomendou”…

  7. os jogadores serão uns grandes proficionais se forem a final da taça, mas se ganharem não deveriam festejar mas sim ir tomar banho e sair sem dizer nada, como forma de luta, vergonhoso e sem dignidade foi e tem sido o que tem andado a decorrer

  8. Bruno de Carvalho, ordinário e grosseiro como é e habituou os portugueses, teve uma reação muito pouco convincente…

  9. Como Sportinguista, custa muito dizer isto, mas dificilmente isto não foi obra do BC.
    veja se a “tourada”que esse senhor arranjou ultimamente com os jogadores o com o JJ.
    Os jogadores têm desprezado o BC , todos nós temos visto ultimamente e por isso, arrogante e estupido como o BC é, esta foi a vingança dele, alem disso, ja o vimos muito mais indignado e furioso por muito menos do que aquilo que se passou ontem, basicamente, ele disso que o que aconteceu, “foi chato”.
    dificilmente me engano….

    • Desculpe a minha pergunta?

      Como Sportinguista está satisfeito com o nível dos jogadores e treinador?

      Será que o vencimento não era suficiente para fazerem muito melhor?

      Aqui quem falhou?

      Foi o BC e o Sporting ou foram os outros?

      E quando os jogadores e foram confrontados com a verdade fizeram birra?

      Se o seu Sporting não cumprisse com o acordado o sindicato teria ido para o tribunal defender os “meninos”.

      O ao Sporting quem o defende?

      Pelos visto nem os adeptos…

  10. Então é um tipo feliz e realizado…
    Pena é que na sua pequenez só veja tudo em torno do insulto…
    Mas tenha esperança, não desista…

  11. Sou do Sporting e tenho vergonha!!!. Ter um presidente que é um verme cobarde e anormal custa muito aceitar. Nunca votei nesta besta e desde o 1º momento que chegou ao clube anticipei que algo haveria de correr mal. Mas como isto, tão mau e desprestigiante, era inimaginável. A SAD e a direção do Sporting foram tomadas de assalto por um bando de rapazolas, pequenos marginais, sem princípios e cobardolas. O presidente que nas vésperas de compromissos importantes da equipa de futebol vem para a televisão acusar directamente os jogadores, nomeando os responsáveis pelos insucessos do clube, só pode querer abater a sua própria equipa, numa atitude de verme cobarde e desqualificado para função que tem. vai-te embora e não apareças mais…nem tens categoria para passares junto ao estadio de Alvalade, quanto mais entrares lá dentro…RUA, VERME COBARDE!

RESPONDER

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …