“Catapultou-nos para o século XXI”. SpaceX dá a tribo indígena acesso antecipado à Internet Starlink

Uma tribo indígena no estado de Washington, nos Estados Unidos, recebeu uma grande atualização de Internet, obtendo acesso antecipado à Internet via satélite Starlink da SpaceX.

A tribo Hoh vive na costa do estado, cerca de três a quatro horas de carro a oeste de Seattle. Os residentes normalmente só obtêm velocidades de Internet numa velocidade de 0,3 a 0,7 Mbps.

“Nos últimos 8 anos, foi como se estivéssemos a remar rio acima com uma colher e quase a não chegar a lado nenhum com acesso à Internet na reserva”, disse Melvinjohn Ashue, vice-presidente da Tribo Hoh.

Sabendo destes problemas, o Departamento de Comércio do Estado de Washington apresentou a equipa da rede Starlink da SpaceX à tribo, o que levou a empresa a fornecer acesso antecipado à rede de satélites. “Parecia que, do nada, a SpaceX apareceu e catapultou-nos para o século XXI”, disse Ashue sobre o aumento da velocidade.

Esta quarta-feira, a tribo Hoh usou o Twitter para anunciar que a rede Starlink da SpaceX tem fornecido banda larga rápida aos residentes locais na área. “Os nossos filhos podem participar na aprendizagem à distância, os residentes podem ter acesso à saúde. A SpaceX Starlink fez isto acontecer da noite para o dia.”

Assim, o próximo serviço de Internet via satélite da SpaceX pode mesmo fornecer Internet rápida a áreas remotas. A tribo não especificou a velocidade de Internet da rede Starlink na reserva. Porém, a SpaceX diz que a rede de satélites é atualmente capaz de fornecer velocidades de download de 100 Mbps a uma latência abaixo de 30 milissegundos, o que está no mesmo nível da Internet terrestre.

O Departamento de Comércio do Estado de Washington também publicou um vídeo a documentar como a rede Starlink aumentou a velocidade da Internet da tribo.

Por enquanto, a rede Starlink permanece indisponível ao público. No entanto, na segunda-feira, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que a empresa planeia lançar testes beta em breve para residentes no norte dos Estados Unidos e possivelmente no sul do Canadá.

A Starlink atualmente opera mais de 700 satélites em órbita baixa ao redor do planeta, principalmente nas latitudes mais altas. Porém, o objetivo da empresa é lançar milhares de satélites, permitindo que a Starlink ofereça velocidades de 1 Gbps de Internet para a maioria dos lugares do planeta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …