“Catapultou-nos para o século XXI”. SpaceX dá a tribo indígena acesso antecipado à Internet Starlink

Uma tribo indígena no estado de Washington, nos Estados Unidos, recebeu uma grande atualização de Internet, obtendo acesso antecipado à Internet via satélite Starlink da SpaceX.

A tribo Hoh vive na costa do estado, cerca de três a quatro horas de carro a oeste de Seattle. Os residentes normalmente só obtêm velocidades de Internet numa velocidade de 0,3 a 0,7 Mbps.

“Nos últimos 8 anos, foi como se estivéssemos a remar rio acima com uma colher e quase a não chegar a lado nenhum com acesso à Internet na reserva”, disse Melvinjohn Ashue, vice-presidente da Tribo Hoh.

Sabendo destes problemas, o Departamento de Comércio do Estado de Washington apresentou a equipa da rede Starlink da SpaceX à tribo, o que levou a empresa a fornecer acesso antecipado à rede de satélites. “Parecia que, do nada, a SpaceX apareceu e catapultou-nos para o século XXI”, disse Ashue sobre o aumento da velocidade.

Esta quarta-feira, a tribo Hoh usou o Twitter para anunciar que a rede Starlink da SpaceX tem fornecido banda larga rápida aos residentes locais na área. “Os nossos filhos podem participar na aprendizagem à distância, os residentes podem ter acesso à saúde. A SpaceX Starlink fez isto acontecer da noite para o dia.”

Assim, o próximo serviço de Internet via satélite da SpaceX pode mesmo fornecer Internet rápida a áreas remotas. A tribo não especificou a velocidade de Internet da rede Starlink na reserva. Porém, a SpaceX diz que a rede de satélites é atualmente capaz de fornecer velocidades de download de 100 Mbps a uma latência abaixo de 30 milissegundos, o que está no mesmo nível da Internet terrestre.

O Departamento de Comércio do Estado de Washington também publicou um vídeo a documentar como a rede Starlink aumentou a velocidade da Internet da tribo.

Por enquanto, a rede Starlink permanece indisponível ao público. No entanto, na segunda-feira, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que a empresa planeia lançar testes beta em breve para residentes no norte dos Estados Unidos e possivelmente no sul do Canadá.

A Starlink atualmente opera mais de 700 satélites em órbita baixa ao redor do planeta, principalmente nas latitudes mais altas. Porém, o objetivo da empresa é lançar milhares de satélites, permitindo que a Starlink ofereça velocidades de 1 Gbps de Internet para a maioria dos lugares do planeta.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …