Sondagem que provocou protestos de mulheres no Brasil estava (mais ou menos) errada

Eu-Não-Mereço-Ser-Estuprada / Facebook

-

O Instituto de Pesquisa Económica Aplicada do Brasil (IPEA) reconheceu esta sexta-feira ter errado no resultado da sondagem que provocou protestos de mulheres na internet ao apontar que 65,1% dos brasileiros acreditavam que roupas curtas motivam ataques sexuais.

O resultado correto aponta que 26% dos brasileiros concordam, total ou parcialmente que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 70% discordam.

Após a deteção do erro, Rafael Guerreiro Osório, o director da área social do Instituto, pediu para ser exonerado.

O equívoco foi ocasionado pela troca de gráficos do resultado da sondagem, e foi considerado “relevante” pelo Instituto.

Na verdade, os 65,1% dos entrevistados afirmaram foi que “mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar“, o que também gerou reacções indignadas nas redes sociais.

A sondagem com o resultado errado, que foi reproduzida em diversos meios da imprensa brasileira e internacional, motivou um protesto pela internet no qual milhares de mulheres divulgaram fotos seminuas com o “hashtag” #eunaomerecoserestuprada.

A pesquisa foi feita com 3.810 pessoas, entre mulheres e homens, entre maio e junho de 2013.

O IPEA é uma fundação pública, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência brasileira, responsável por realizar sondagens que forneçam suporte técnico para a formulação de políticas públicas.

Criadora da campanha diz que erro do IPEA não desqualifica mobilização

A correcção emitida esta sexta-feira “desqualifica o IPEA, não o nosso protesto”, defende Nana Queiroz, a criadora da campanha de Facebook “Eu não mereço ser estuprada”.

“26 por cento é uma percentagem muito grande e vamos lutar até chegar a zero”, diz Queiroz à BBC Brasil. “Na verdade não ficamos tristes, ficamos felizes, porque a sociedade está menos atrasada do que pensávamos.”

Eu-Não-Mereço-Ser-Estuprada / Facebook

Cover fotoda página Facebook do movimento "Eu não mereço ser estuprada"

Cover foto da página Facebook do movimento “Eu não mereço ser estuprada

ZAP/Lusa/BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …