/

Últimas sondagens confirmam vitória de Marcelo. ISCTE/ICS dá Ventura a dois pontos de Ana Gomes

37

Tiago Petinga / Lusa

O atual Presidente da República ganha as eleições deste domingo à primeira volta e a ex-eurodeputada socialista fica em segundo, de acordo com um estudo da Eurosondagem.

A sondagem, para o Porto Canal e o semanário Sol, dá a Marcelo Rebelo de Sousa a vitória nestas eleições, à primeira volta, com 61,8% das intenções de voto, enquanto Ana Gomes fica em segundo, com 13,6%.

O estudo da Eurosondagem coloca o candidato do Chega, André Ventura, no terceiro lugar, com 10,0%, menos 3,6 pontos percentuais do que a candidata independente. Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, surge na quarta posição, com 6%, mais 1,2 p.p. do que o candidato comunista, João Ferreira, que recolhe 4,6%.

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, obtém 2,1% e Vitorino Silva, o líder do partido RIR, mais conhecido por Tino de Rans, fica-se por 1,7%.

Nesta sondagem, os candidatos à esquerda de Marcelo recolhem 25,1%. Já os concorrentes à direita do atual Presidente somam 12,1%.

Sem a distribuição dos 15,5% de entrevistados que não souberam ou quiseram responder, Marcelo obtém 52,2%, Ana Gomes 11,5, André Ventura 8,4%, Marisa Matias 5,1%, João Ferreira com 4,1%, Tiago Mayan Gonçalves com 1,8% e Vitorino Silva 1,4%.

O estudo foi efetuado entre segunda e quinta-feira através de 2.533 entrevistas validadas, tendo a amostra um erro máximo de 1,95% para um grau de probabilidade de 95,0%.

Também esta sexta-feira foi divulgada a sondagem do ISCTE/ICS, para o semanário Expresso e a SIC. Neste estudo, Marcelo Rebelo de Sousa perde oito pontos percentuais desde a última sondagem, passando de 66% para 58%.

Ana Gomes e André Ventura disputam o segundo lugar, taco a taco, com uma diferença de dois pontos. A ex-eurodeputada sobe dos 13% para os 14,5%, enquanto o candidato do Chega atinge os 12,5%, mais 3,5 pontos percentuais do que há um mês.

Os outros dois candidatos da esquerda, Marisa Matias e João Ferreira, ficam empatados com 6% das intenções de voto. A candidata bloquista perdeu um ponto, enquanto o comunista subiu um.

O candidato liberal, Tiago Mayan Gonçalves, obtém 2% e o candidato do RIR, Vitorino Silva, atinge 1% das intenções de voto.

Na quinta-feira, uma outra sondagem da Universidade Católica, para a RTP e para o jornal Público, também dava a vitória ao atual Presidente da República à primeira volta, mas com 63%. A ex-eurodeputada socialista também ficava na segunda posição, com 14% das intenções de voto.

As eleições Presidenciais, que se realizam em plena pandemia de covid-19, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a décima vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

ZAP // Lusa

37 Comments

  1. Na notícia refere “grau de probabilidade de 95%”, esta, não é a designação habitual da literatura estatística. Normalmente fala-se em intervalo de confiança. O mais importante é a amostragem! Porque quanto maior for a amostra, mais se enquadra nos parâmetros da distribuição normal. Quanto aos resultados… só mesmo no domingo à noite é que ficaremos a saber!!

    • Olhe que a amostra não vai lá pelo tamanho!!! Esse é um erro na criação de uma amostra. Uma amostra mais pequena pode ser mais ilustrativa do universo em causa. Tudo depende da composição da amostra, e tal como já lhe disse noutro comentário, são poucas as pessoas em Portugal que conseguem definir boas amostras (seja para este efeito seja para estudos de mercado).

  2. So pode ganhar o actual PR por falta de melhor alternativa!
    O verdadeiro vencedor será a abstenção pois essa é a unica que não desilude!

  3. Acho incrível que não apareça nesta sondagem o primeiro candidato do boletim de voto. Eu votarei nele. É o soldado desaparecido, o povo comum, o que esticou o pescoço no meio da multidão, o zé ninguém que aspirava mais para o seu povo, o messias da verdade, o profeta da democracia…

  4. O meu comentário anterior não aparece? Terá sido censurado? Alguma comissão súcialista?
    Peço desculpa pela insistência mas a palavra “confirmação” envolve um conceito de certeza que as sondagens não têm!

  5. Marcelo não foi nem sabe ser Presidente. É um mero comentador vaidoso preocupado em atrair as atenções sobre a sua pessoa. Não é crível que mais de metade dos portugueses não tenham ainda percebido isso. E isto quando a direita tem um candidato de muito mais qualidade política, Tiago Mayan, que merecia muito mais que 2% de intenções de voto. Não é o meu candidato, mas merece o meu respeito.

      • pois eu voto André ventura,
        só por causa dos jornaleiros que estão vendidos ,
        pode ser que haja uma surpresa, esse Marcelo se tivesse vergonha ia para casa,
        mas como joga com todos quer é tacho.

      • Comparados com Ventura, Salazar e toda a União Nacional pareciam um clube de cavalheiros…

      • Aproveite e vote nos submissos de regimes comunistas tão desenvolvidos e onde poderá manifestar-se sempre que pretenda para além dos milhões de crimes associados, tem pelo menos duas opções!

      • E eu que votei no apalermado Marcelo. Desta vez não vou votar na mesma monotonia. Vou votar no Ventura.

      • Eu voto no primeiro gajo do boletim de voto. Com esse é que vamos para a frente!

      • Oh Alberta Pina Correia, esqueceu algo muito importante. Neste caso, se o papagaio for eleito, lá vamos nós entrar no beco da miséria profunda, sem saída.
        Não percebo, mesmo, como é que o palhaço vai ganhar OUTRA VEZ, se há tanta gente contra ele, se algumas pessoas não vão votar… enfim… para aqueles que votarem no papagaio, espera-vos uma vida amarga e cheia de tristezas, porque o óleo do motor do país não é feito de selfies nem de “falares que não são dizeres”.

  6. Eu não acredito irmos para a frente com algum deles, mas, na verdade, é que há um que procura romper com este sistema político corrompido e que espezinha cada vez mais os valores morais que cultivamos há centenas de anos. Por alguma razão à esquerda, sobretudo a conotada com regimes comunistas que nem precisam de apresentação, batem incessantemente no dito candidato, para além de uma vasta gama de comunicação social. O mal de que o país sofre é bem visível, em vez de curandeiros temos cada vez mais carrascos, portanto será a cada um de decidir o que prefere mesmo se os ganhos forem poucos.

    • Exatamente. Acho louvável e corajosa a missão de André Ventura que está a pôr a nu toda a mixórdia de que está possuído este pobre país. O poder corrupto instalado e todos os subsídio-dependentes e comedores (como a serviente comunicação social) e os boys do partido do governo, sãos males evidentes que estão a desgraçar este país e a levá-lo mais uma vez para o abismo. André Ventura é uma pedrada no charco, uma voz de tanta gente oprimida por um volume de impostos sem igual e com mais de 3300 taxas e taxinhas que, desgraçadamente, nos avassalam. André Ventura é a voz da nossa esperança, neste negrume que está a deixar Portugal na cauda da Europa. Até em termos de pandemia, batemos vergonhosamente um record, que a história registará: chegámos a pior país do mundo. Que vergonha!…

      • Caro “Meu triste país”, de facto, isso é um facto. Com o Martelo, vamos ser mais martelados, e Portugal vai ao fundo.

    • Os centenários valores morais do Ventura são os da Santa Inquisição… Tortura, prisão perpétua, pena de morte, intimidação ou expulsão das minorias… Até o Marcelo é melhor do que isso…

      • E prisão perpétua não é bem merecida para certa malandragem que por aí existe? Neste país matar um ou uma centena a pena é igual, acha justo? Ele não está contra minorias, está é contra o mau comportamento e aproveitamento de certas minorias, o que é bem diferente! Para si pelos vistos neste país ser-se vítima de alguém que pertença a minoria ou não é-lhe indiferente talvez seja até um dever o sacrifício de uns para prazer de outros.

      • Para mim não há minorias nem maiorias, há pessoas, sendo que algumas são boas e outras são más. As más devem ser punidas, não pelo que são mas pelo que fazem. O Ventura não tem miolos para perceber isto…

      • Mas é o Ventura ou é você que não tem miolos? Que culpa é a dele de haver uma maior percentagem de malandragem em certos grupos ou etnias? Será que vamos ter que ser submissos só porque poderão ter outra cor de pele e, porque existem certos partidos a pretenderem forçar-nos a olhá-los como imaculados?

      • E porque alguns membros de uma determinada etnia não respeitam a lei, nós suspeitamos todos de serem mafeitores e praticamos descriminação contra eles? Bonito!…

      • Oh Nuno Cardoso deixa-te de estereótipos estapafúrdios sem qualquer nexo. Parece que gostas da ladroagem reinante. A não ser que estejas a comer da gamela. Só pode ser.

      • “Eatereóripo”! Bonito! É uma palavra nova, aprendida há pouco?…Só é pena o Joaquim se limitar a deitar perdigotos, em vez de reflectir no problema que eu coloquei. Mas não se pode esperar muito de quem está pronto para votar no Ventura…

  7. Essa das amostras tem muito que se lhe diga!
    Vejam lá, eu tenho telefone desde antes do golpe de estado do 25 e nunca me ligaram!
    Só me ligam para estudos de mercado já é azar.
    Agora um tema da moda, os ciganos. Nunca tive nenhum problema com eles. Uns são mais educados outros menos. Mas não é assim com todas as raças etnias, grupos minoritários ou maioritários?
    Mas isto não implica que sejam uns santos.
    Pois estive ligado aos bombeiros durante 16 anos e tive conhecimento de muita porcaria.
    Em especial à porta de hospitais. Quanto à sua integração uma mentira. Participei em mesas de voto mais de 30 vezes e nunca lá vi nenhum a votar.

    • Eles só vivem à custas dos impostos de quem os paga. Trabalhar nunca foi com eles. Nem cumprir as leis. Casam crianças com 12 anos, mas ninguém impede. Se se quisessem inserir já o tinham feito há centenas de anos. Foram dos que mais ganharam com essa amaldiçoada abrilada e 74. Eles, políticos e militares.

      • Sr. Pois

        Concordo consigo excepto no último parágrafo.
        Acredito que uma parte significativa de militares envolvidos na abrigada tenham ganho. Muitos deixaram de “trabalhar” na sua profissão, outros foram promovidos duplamente, na carreira e na foto que deles passaram aos portugueses. Conheci alguns cá e na Guiné. Mas depois desses os militares teem sido muito mal tratados.
        Devia a este propósito informar -se melhor.

  8. É um cargo apetecível…Mas… Só pode ganhar 1 ! E os outros? Também estão de Parabéns, pelo empenho e esforço… E comecem a fazer campanha já para as próximas! Quem sabe???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.