PS mantém distância de 13 pontos do PSD. CDS quase desaparece

Tiago Petinga / Lusa

O líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

A última sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF mostra uma subida dos novos partidos de direita, com destaque para a Iniciativa Liberal, e o quase desaparecimento do CDS nas intenções de voto dos portugueses.

A sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a rádio TSF mostra que tanto o PS (38,5%) como o PSD (25,4%) mantêm uma tendência de subida nas intenções de voto, com um aumento de um ponto percentual em relação a novembro. Isto traduz-se numa vantagem de 13 pontos para os socialistas.

O DN destaca ainda o crescimento da Iniciativa Liberal, que regista o melhor resultado desde julho (3,5%), e, por outro lado, o quase desaparecimento do CDS-PP, que apenas conquistou 0,3% das intenções de voto. Nos últimos meses, a Aximage já dava maus resultados ao partido centrista: em julho 2,1%, caindo para 1% em setembro, outubro e novembro.

Aliás, tal como destaca o diário, dezembro parece ter sido um bom mês para os novos partidos de direita, à exceção dos centristas, que são os únicos a cair nas intenções de voto. O Chega cresceu apenas duas décimas, mas repete o resultado acima dos sete pontos (7,7%), continuando na luta pelo terceiro lugar com o Bloco de Esquerda (8,5%) e ficando à frente da CDU (5,7%).

Segundo o DN, os bloquistas tiveram um resultado quase igual à média dos últimos cinco estudos de opinião da Aximage. A CDU, desde julho, também nunca oscilou mais do que quatro décimas.

No mês de dezembro, destaque ainda para a queda do PAN, que desceu quase dois pontos e está agora com uma projeção de 4,7%.

Este sábado, o barómetro da Aximage já indicava que António Costa, líder do PS, bate Rui Rio em muitos pontos. Noutra escala, André Ventura subiu nove pontos na avaliação dos portugueses. O líder do Chega foi identificado por 29% dos inquiridos como líder da oposição, ficando apenas atrás de Rui Rio (com 34%) e deixando longe a terceira colocada, Catarina Martins (16%).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já lhe chamaram o Partido do Táxi, estava em fase de passar a “Smart”…. mas parece que nem “Ovo” vai ficar..

RESPONDER

Fim dos apoios às empresas acelera vaga de despedimentos

A pressão para pagar subsídios de férias e o fim da proibição de reduzir pessoal nos setores que tiveram ajudas vai potenciar uma vaga de despedimentos. O Jornal de Notícias ouviu advogados e associações sindicais que …

Camisola poveira

Vendas da camisola poveira disparam a nível mundial (e já há “uma Amazon” para a comprar)

A camisola poveira, peça de artesanato da Póvoa de Varzim, nunca se vendeu tanto como agora. As vendas dispararam à boleia da polémica apropriação do modelo pela estilista norte-americana Tory Burch que o comercializou como …

Xanana Gusmão dorme à frente de centro de isolamento em protesto (e é filmado a esbofetear pessoas)

Xanana Gusmão quer que o corpo de um homem vítima de covid-19 seja entregue à família para que faça as cerimónias fúnebres. O comportamento do líder histórico timorense, que se encontra em protesto, está a …

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …