Sondagem aponta para vitória do PS nas eleições europeias

Partido Socialista / Facebook

Francisco Assis e António José Seguro durante a campanha para as eleições europeias

O PS deverá vencer as eleições europeias de domingo, de acordo com uma sondagem divulgada esta quinta-feira que aponta para perto de 37% de intenções de voto para os socialistas, ficando a coligação Aliança Portugal abaixo dos 30%.

De acordo com o estudo de opinião feito pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso, o PS deverá conseguir entre nove a 10 eurodeputados, enquanto a coligação PSD/CDS-PP poderá ter a “pior derrota de sempre da direita nas eleições para o Parlamento Europeu”, afirma o semanário, obtendo entre sete a oito deputados.

Já a CDU recolhe 12,5% das intenções de voto, o que pode significar três eurodeputados, mais um do que em 2009, seguindo-se o Bloco de Esquerda, que atinge 5,7% junto dos inquiridos e elege apenas a cabeça de lista, Marisa Matias.

Os demais partidos são agrupados numa secção conjunta com votos em branco e nulos que reúne um total de 15,2% de inquiridos. As entrevistas foram feitas entre os dias 14 e 20 de maio.

MPT elege um eurodeputado

Outra sondagem, também divulgada ontem, avançavam que o PS deverá conseguir uma vitória nas eleições europeias do próximo domingo com uma distância de entre quatro a sete pontos percentuais em relação à coligação Aliança Portugal.

Segundo a sondagem realizada pela Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1, o PS conseguirá uma vitória ligeira, obtendo 34% das intenções de voto, mais quatro pontos percentuais do que a coligação Aliança Portugal.

A sondagem, efetuada a 17, 18 e 19 de Maio, adianta que o PS deverá eleger oito a 10 eurodeputados enquanto a coligação Aliança Portugal deverá ficar representada por sete e nove parlamentares.

De acordo com o estudo da Universidade Católica, a lista encabeçada pelo antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, pode conseguir 3% dos votos, sendo eleito para eurodeputado pelo MPT.

A sondagem dá ainda como garantida a eleição de dois deputados comunistas e um do Bloco de Esquerda, mas refere que o número pode chegar aos quatro parlamentares para a coligação PCP/PEV.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde meus senhores, para falar de quem nos possa governar devo dizer que quem quer que seja deve olhar mais para o povo governar para o povo e lutar para dar melhores condições de vida ao povo e quando falo de povo incluo todos nós pois bem digo governar para o povo e deixem-se de demagogismos pois há muito que esperamos que se cumpra a constituição dando voz ao povo e condições de vida à muito andamos esquecidos de quem nos governa e por essa razão é que o povo deixou de acreditar nos politicos, acabai com os abusos de quem sem impunidade vão com desleixe comemdo o Estado etc… Agora o Estado está sem dinheiro acabai com as mordomias e com o seccismo de quem trabalha para o Estado é cidadão de primeira e os outros são cidadãos de segunda todos nos devemos reger pela mesma bitola ou seja pelos mesmos meios disponiveis ou seja a constituição e devidos ministerios, Portugal para todos com os mesmos direitos e formação, produção e investigação etc…Mais investimento a todos os níveis não só para o Estado mas também para os privados não há dinheiro mas também não há visão nem vontade, tenho dito.

RESPONDER

"Fui muito feliz". Gaitán admite que gostava de voltar ao Benfica

O internacional argentino, que saiu do Benfica há três anos, admitiu em entrevista que gostava de voltar a jogar pelos encarnados. "Claro que gostaria, fui muito feliz no Benfica, senti-me muito confortável no clube. Mas também …

Harvey Weinstein perto de chegar a acordo de 22 milhões de euros com vítimas

O produtor, acusado de vários casos de abusos sexuais a atrizes e funcionárias, terá chegado a um acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram. O acordo exige a aprovação do tribunal …

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …