Sondagem aponta para vitória do PS nas eleições europeias

Partido Socialista / Facebook

Francisco Assis e António José Seguro durante a campanha para as eleições europeias

O PS deverá vencer as eleições europeias de domingo, de acordo com uma sondagem divulgada esta quinta-feira que aponta para perto de 37% de intenções de voto para os socialistas, ficando a coligação Aliança Portugal abaixo dos 30%.

De acordo com o estudo de opinião feito pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso, o PS deverá conseguir entre nove a 10 eurodeputados, enquanto a coligação PSD/CDS-PP poderá ter a “pior derrota de sempre da direita nas eleições para o Parlamento Europeu”, afirma o semanário, obtendo entre sete a oito deputados.

Já a CDU recolhe 12,5% das intenções de voto, o que pode significar três eurodeputados, mais um do que em 2009, seguindo-se o Bloco de Esquerda, que atinge 5,7% junto dos inquiridos e elege apenas a cabeça de lista, Marisa Matias.

Os demais partidos são agrupados numa secção conjunta com votos em branco e nulos que reúne um total de 15,2% de inquiridos. As entrevistas foram feitas entre os dias 14 e 20 de maio.

MPT elege um eurodeputado

Outra sondagem, também divulgada ontem, avançavam que o PS deverá conseguir uma vitória nas eleições europeias do próximo domingo com uma distância de entre quatro a sete pontos percentuais em relação à coligação Aliança Portugal.

Segundo a sondagem realizada pela Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1, o PS conseguirá uma vitória ligeira, obtendo 34% das intenções de voto, mais quatro pontos percentuais do que a coligação Aliança Portugal.

A sondagem, efetuada a 17, 18 e 19 de Maio, adianta que o PS deverá eleger oito a 10 eurodeputados enquanto a coligação Aliança Portugal deverá ficar representada por sete e nove parlamentares.

De acordo com o estudo da Universidade Católica, a lista encabeçada pelo antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, pode conseguir 3% dos votos, sendo eleito para eurodeputado pelo MPT.

A sondagem dá ainda como garantida a eleição de dois deputados comunistas e um do Bloco de Esquerda, mas refere que o número pode chegar aos quatro parlamentares para a coligação PCP/PEV.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde meus senhores, para falar de quem nos possa governar devo dizer que quem quer que seja deve olhar mais para o povo governar para o povo e lutar para dar melhores condições de vida ao povo e quando falo de povo incluo todos nós pois bem digo governar para o povo e deixem-se de demagogismos pois há muito que esperamos que se cumpra a constituição dando voz ao povo e condições de vida à muito andamos esquecidos de quem nos governa e por essa razão é que o povo deixou de acreditar nos politicos, acabai com os abusos de quem sem impunidade vão com desleixe comemdo o Estado etc… Agora o Estado está sem dinheiro acabai com as mordomias e com o seccismo de quem trabalha para o Estado é cidadão de primeira e os outros são cidadãos de segunda todos nos devemos reger pela mesma bitola ou seja pelos mesmos meios disponiveis ou seja a constituição e devidos ministerios, Portugal para todos com os mesmos direitos e formação, produção e investigação etc…Mais investimento a todos os níveis não só para o Estado mas também para os privados não há dinheiro mas também não há visão nem vontade, tenho dito.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …