Sondagem aponta para vitória do PS nas eleições europeias

Partido Socialista / Facebook

Francisco Assis e António José Seguro durante a campanha para as eleições europeias

O PS deverá vencer as eleições europeias de domingo, de acordo com uma sondagem divulgada esta quinta-feira que aponta para perto de 37% de intenções de voto para os socialistas, ficando a coligação Aliança Portugal abaixo dos 30%.

De acordo com o estudo de opinião feito pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso, o PS deverá conseguir entre nove a 10 eurodeputados, enquanto a coligação PSD/CDS-PP poderá ter a “pior derrota de sempre da direita nas eleições para o Parlamento Europeu”, afirma o semanário, obtendo entre sete a oito deputados.

Já a CDU recolhe 12,5% das intenções de voto, o que pode significar três eurodeputados, mais um do que em 2009, seguindo-se o Bloco de Esquerda, que atinge 5,7% junto dos inquiridos e elege apenas a cabeça de lista, Marisa Matias.

Os demais partidos são agrupados numa secção conjunta com votos em branco e nulos que reúne um total de 15,2% de inquiridos. As entrevistas foram feitas entre os dias 14 e 20 de maio.

MPT elege um eurodeputado

Outra sondagem, também divulgada ontem, avançavam que o PS deverá conseguir uma vitória nas eleições europeias do próximo domingo com uma distância de entre quatro a sete pontos percentuais em relação à coligação Aliança Portugal.

Segundo a sondagem realizada pela Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1, o PS conseguirá uma vitória ligeira, obtendo 34% das intenções de voto, mais quatro pontos percentuais do que a coligação Aliança Portugal.

A sondagem, efetuada a 17, 18 e 19 de Maio, adianta que o PS deverá eleger oito a 10 eurodeputados enquanto a coligação Aliança Portugal deverá ficar representada por sete e nove parlamentares.

De acordo com o estudo da Universidade Católica, a lista encabeçada pelo antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, pode conseguir 3% dos votos, sendo eleito para eurodeputado pelo MPT.

A sondagem dá ainda como garantida a eleição de dois deputados comunistas e um do Bloco de Esquerda, mas refere que o número pode chegar aos quatro parlamentares para a coligação PCP/PEV.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde meus senhores, para falar de quem nos possa governar devo dizer que quem quer que seja deve olhar mais para o povo governar para o povo e lutar para dar melhores condições de vida ao povo e quando falo de povo incluo todos nós pois bem digo governar para o povo e deixem-se de demagogismos pois há muito que esperamos que se cumpra a constituição dando voz ao povo e condições de vida à muito andamos esquecidos de quem nos governa e por essa razão é que o povo deixou de acreditar nos politicos, acabai com os abusos de quem sem impunidade vão com desleixe comemdo o Estado etc… Agora o Estado está sem dinheiro acabai com as mordomias e com o seccismo de quem trabalha para o Estado é cidadão de primeira e os outros são cidadãos de segunda todos nos devemos reger pela mesma bitola ou seja pelos mesmos meios disponiveis ou seja a constituição e devidos ministerios, Portugal para todos com os mesmos direitos e formação, produção e investigação etc…Mais investimento a todos os níveis não só para o Estado mas também para os privados não há dinheiro mas também não há visão nem vontade, tenho dito.

RESPONDER

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …