Chamada intercetada mostra soldado russo a gabar-se à mãe de matar e torturar ucranianos

15

Atef Safadi / EPA

Uma chamada telefónica intercetada pelos serviços de inteligência ucranianos mostra um soldado russo a gabar-se à sua mãe de matar e torturar ucranianos.

“Quem te consegue fazer acreditar em absurdos, consegue fazer-te cometer atrocidades”, disse o escritor e filósofo francês Voltaire.

A narrativa russa de ódio contra os ucranianos voltou a mostrar-se, com um soldado russo a manifestar repetidamente o seu ódio pela nação vizinha.

Em mais uma chamada telefónica intercetada na Ucrânia, Konstantin Solovyov diz à sua mãe, Tatiana Solovyova, que gosta de torturar ucranianos capturados. O áudio completo do telefonema do soldado russo foi divulgado pelo jornal Pravda.

Acredita-se que Solovyov está atualmente na região de Kharkiv. Espiões ucranianos também divulgaram dados pessoais do soldado russo e da sua mãe.

“Aconteceu à frente dos meus olhos. Eu participei também. Oficiais do FSB torturaram prisioneiros de guerra. Sabe o que é uma ‘pequena rosa’?”, perguntou Solovyov à mãe.

Foi então que o russo explicou abertamente à sua mãe o que era esta — e outra — técnica de tortura usada pelos soldados invasores.

Aviso: As descrições são altamente gráficas.

“No corpo de um homem podem crescer 21 rosas: 20 nos dedos e uma no pénis”, começa por dizer o soldado. A técnica consistem em cortar a pele nas partes mencionadas, com a pele a abrir de uma forma semelhante à que uma rosa brota.

Solovyov menciona ainda outra técnica de tortura, que envolve inserir um tubo no ânus do prisioneiro, que depois serve para empurrar arame farpado para dentro do seu corpo.

O jovem russo também admite bater nos prisioneiros e partir-lhes as pernas “para que não possam fugir”.

“Um prisioneiro de guerra senta-se, ossos do quadril partidos. Eu parti-os. Ele diz: ‘Eu não me importo’. Mas porque é estás com medo se não te importas? ‘Eu não estou com medo!’. E porque é que estás a chorar? Ele calou-se. Eu amo tanto, violar moralmente as pessoas, só com duas palavras”, descreveu Solovyov.

“Amas?”, perguntou a mãe de volta. “Sim”, respondeu o soldado.

Embora inicialmente pareça que Solovyova está a questionar moralmente as ações do filho, a russa não tarda a mostrar o seu orgulho.

“Eu sempre te disse. Eu tento controlar-me. Se eu estivesse aí, eu também iria gostar. Somos tão parecidos, tu e eu”, ouve-se no áudio.

Durante a conversa, Solovyov também admite que alguns dos ucranianos capturados são civis. O russo descreve, por exemplo, como espancou um idoso que teria fotos da localização de soldados russos no telemóvel, juntamente com os seus compatriotas.

“Espancamos aquele velho até à morte, apenas com bastões. Consegue imaginar? Quantas vezes, quanto tempo deve levar para matar uma pessoa apenas com um bastão? É normalmente usado para disciplinar recrutas. Você bate numa pessoa e os seus órgãos explodem. É assim que o FSB tortura aqui”, descreveu.

Daniel Costa, ZAP //

15 Comments

  1. Animais.
    Estes russos são, na sua maioria, animais.
    Apenas posso desejar que o karma não perdoe e que este e outros sejam encontrados e sofram as mesmas sevícias.
    Com entulho deste não pode haver contemplações ou humanismo: ladrões, violadores, assassinos têm de morrer! Sem mariquices, sem contemplações, sem politicamente correcto!

    • Só de ler e imaginar essas atrocidades eu fico com dor na alma! Como se humano me sinto parte de cada outro. Como podemos ter partes tão podres e desumanas assim? O que faz um ser humano ser capaz de se gabar por torturas e matanças à sangue frio à pessoas que nunca lhe fizeram ou desejaram o mal? Saiba que vocês não são imunis ou imortais, terão que prestar contas em breve!

  2. Malditos!! Miseraveis!! Estou DOENTE com o que acabei de ver… é de vomitar! Reparem na frieza com que estes 2 psicopatas comentam estes horrores. Daqui a nada os russos fazem Hitler parecer um menino do coro.

  3. Não sabemos se este artigo será ou não verdadeiro, mas deixarei uma sugestão. O momento que vivemos, deve ser motivo de reflexão para todos, quer estejam do lado da Russia ou do Ocidente.
    Não me lembro, nos tempos modernos, de tal situação de desiquilibrio, confiança e humanidade. Nem na segnda guerra mundial, a situação foi tão difícil de resolver. Porquê? Na segunda guerra, as armas usadas por todas as forças no litígio, eram convencionais. Quando os USA bombardearam o Japão com a bomba atómica, só eles a possuiam. Por isso o Japão se rendeu incondicionalmente.
    Hoje, muitos países possuem no seu arsenal armas nucleares poderosas, com capacidade de resposta quase imediata.
    Parece que a paz no Mundo está por um fio!
    O primeiro a disparar vai provocar um holocaustro e, penso, ninguém escapará.
    É bom que os responsáveis politicos do Mundo reflitam muito bem sobre o caminho a seguir. Uma guerra nuclear não terá vencedores. A Ucrânea tem sido atacada apenas com armas convencionais e está arrasada. Com um ataque nuclear tudo ficará arrasado mas também obliterado! Não sobrará nada para ver (se sobrar alguém) a não ser cinzas e radiação mortal.
    Há quem fale no apocalipse. Eu falarei em bom senso. Negociar, negociar, negociar é o único caminho a seguir.

    • Se cada ser humano logo a partir do memento em que começa a ter consciência, começa sua educação baseada na competição e não da solidariedade, as guerras nunca irão terminar. Os pseudo apoiadores da PAZ, incutem nas mentes das massas a ideia de que a guerra faz falta para manter a paz, e a espiral perpetua-se sem ter um final possível. Numa guerra nunca há vencedores, ainda que se arvorem como tal, porque quem disso faz alarde não é quem vai para a frente de combate mas fica apenas fazendo seu jogo no tabuleiro de xadrez utilizando seres humanos como peças do tabuleiro, completamente alheio a que as peças possam ser também pessoas como eles, mas às quais apenas cabe aceitar o que esses donos do poder lhes determinam.

  4. Aquele país (Rússia) de facto parece ser um mundo à parte onde as pessoas são instrumentalizadas para se transformarem em autênticos criminosos sem um mínimo de escrúpulos!

  5. o que me mete curiosidade é que só há artigos sobre telefonemas ou Historias contra pessoas da Ucrania, nunca se vê nada de Ucranianos contra os Russos, eu sei que há uma Guerra , sei que o PUTIN é o culpado mas e será que realmente o Povo é como o PUTIN? como em Portugal há Militares com Humanidade e Monstros sem Piedade, assim como há em todos os Paises.Será que só há historias de Guerra de um lado ?

  6. Lamento tudo isto que está a acontecer no Leste da Europa, em pleno século XXI. Quem com arma mata, com armas morre. É um ditado brm antigo.

  7. Por acaso já alguém se lembrou que uma das grandes ferramentas de uma guerra é a PROPAGANDA…???
    Tanto a Rússia como a Ucrania+NATO publicam noticias que omitem ou inventam informação/factos com o intuito de moldar a perceção das populações, para que esta esteja mais favorável a um das partes e apoie as ações dos seus governos, organizações etc…
    Por exemplo quando a Rússia diz que já destrui-o cerca de 2950 tanques de guerra Ucranianos, não coloco muita fé neste números pois este valor já está muito acima do valor que a própria Rússia estimou no inicio do conflito, mas também é possível que esses números iniciais não estivessem corretos. Ou quando a Rússia menciona a tragedia dos cerca de 40 cidadãos e cidadãs ucranianos que foram queimadas vivos em Odessa, no edifício do sindicato em 2014 por uma multidão enraivecida de nacionalistas extremistas… E que as forças de segurança estavam no local e nada fizeram para impedir a chacina. Isto é com certeza deve ser mentira, ninguém seria capaz de tal crueldade.
    Ou por exemplo as imagens que circularam pela internet de militares nacionalistas Ucranianos a degolar prisioneiros russos.
    Assim com aquela lenda do fantasma de Kiev que abateu 40 aviões Russos só na primeira semana, que não passava disso mesmo, uma lenda ou mentira. Ou dos heróis de Snake Island que morreram todos de uma forma honrada e corajosa… Só que não…
    Numa guerra, nem tudo o que parece é…

  8. Estes horrores contados por um filho soldado, a uma mãe, que acaba por concordar, faz-me reflectir algo muito simples, mas que tenho vislumbrado ao longo de décadas, e como dizia a minha avó, cada vez pior… o Homem apenas evoluiu a nível tecnológico, quanto ao resto, regrediu assustadoramente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.