Putin afirma ter descoberto uma conspiração ocidental para matar um jornalista russo

1

Mikhail Klimentyev / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin

A Tass relata uma “detenção de membros do grupo neonazi”, que alegadamente conspiram para matar um apresentador às ordens da Ucrânia.

Vladimir Putin afirmou que a agência de espionagem do Serviço Federal de Segurança do seu país (FSB) descobriu o que afirma ser um plano ocidental para matar um jornalista russo, segundo o The Guardian.

“Esta manhã, o Serviço Federal de Segurança parou as atividades de um grupo terrorista que planeava atacar e matar um famoso jornalista de televisão russo. Temos factos incontestáveis”, revelou o presidente russo, durante uma reunião com os principais procuradores do seu país.

“Depois de ter vivido um fiasco de informação na Rússia, o Ocidente voltou-se agora para as tentativas de matar jornalistas russos“, acrescentou Putin, sem fornecer provas que apoiassem a sua acusação.

Pouco depois das declarações de Putin, a agência noticiosa russa Tass realçou que os serviços de segurança tinham prendido membros de um grupo neonazi chamado National Socialism/White Power que, alegadamente, conspirava para matar o popular apresentador de TV estatal pró-Kremlin Vladimir Solovyev, por ordem da Ucrânia.

Tass referiu que os serviços de segurança apreenderam várias armas, bem como oito cocktails molotov e seis pistolas, durante a detenção do grupo.

A FSB também divulgou uma série de imagens contendo o que alegavam ser artigos apreendidos do grupo durante a rusga, que incluíam passaportes ucranianos, vários símbolos nazis, um retrato de Adolf Hitler e, ainda mais bizarro, três discos com o famoso videojogo Sims.

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) negou rapidamente as alegações russas, salientando numa declaração que “não tem planos para assassinar V. Solovyev“.

A agência noticiosa estatal russa RIA Novosti informou mais tarde que seis membros do grupo neonazi tinham sido detidos.

Citando o FSB, a RIA Novosti disse que o grupo estava também a discutir ataques à chefe da rede noticiosa da RT, Margarita Simonyan, e ao apresentador de televisão pró-Kremlin Dmitry Kiselyov, bem como a outros jornalistas estatais conhecidos.

O FSB afirma frequentemente descobrir atos terroristas, pelo que diz serem grupos de extrema-direita que atuam em nome da Ucrânia, sem fornecer muitas provas para apoiar as alegações.

Dias antes da invasão da Ucrânia por Moscovo, os serviços de segurança russos também acusaram Kiev de uma série de ataques em território russo e Donbass, detido pelos separatistas, alegações que mais tarde foram desmascaradas por jornalistas independentes.

Putin sublinhou ainda na segunda-feira que o Ocidente estava a tentar destruir a Rússia a partir de dentro.

“A tarefa de dividir a sociedade russa, destruindo o país a partir de dentro, veio à tona do Ocidente, mas os seus esforços vão falhar“, alertou Putin, acrescentando que a sociedade russa “nunca esteve tão unida”.

Putin também acusou o Ocidente de utilizar organizações de comunicação social estrangeiras e meios de comunicação social para organizar “provocações” contra as forças armadas russas.

ZAP //

1 Comment

  1. AHAHAHAHAHAHAH
    Muito bom, mas a parte melhor é o SIM 3 na lista de material nazi apreendido!!!
    Alguém deve ter ordenado a colocação de 3 cartões SIM, para justificar a comunicação entre os “terroristas” e outro alguém percebeu mal e colocou 3 jogos do SIM’s…
    É uma palhaçada pegada!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.