Sócrates pede a nulidade das escutas da Operação Marquês por estarem infetadas

Fernando Veludo / Lusa

A defesa do ex-primeiro ministro alega que o vírus informático que infetou as escutas de José Sócrates as torna “inaudíveis e imprestáveis”, pelo que devem ser anuladas da acusação, no âmbito da Operação Marquês.

Em janeiro deste ano, a defesa de José Sócrates revelou que os 700 gigabytes de escutas do processo Operação Marquês, que foram entregues em dezembro pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal à defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, estavam infetados com vírus informáticos.

Esta quinta-feira, de acordo com o Observador, que cita um comunicado de Pedro Delille, José Sócrates requereu no Tribunal Central de Instrução Criminal a “arguição de nulidade de todas as escutas telefónicas realizadas e juntas” ao inquérito da Operação Marquês.

A defesa do ex-primeiro ministro alega no requerimento enviado ao juiz Carlos Alexandre que as escutas “estão infetadas por vírus maliciosos e são de todo inaudíveis e imprestáveis para os efeitos processuais pertinentes”, já que “não permitem a identificação dos intervenientes nas conversas escutadas, nem a data, hora ou local em que ocorreram”.

Além disso, Pedro Delile denuncia ainda que, por estarem gravadas em formato .wav as escutas “não são ficheiros protegidos, podendo ser ou estar manipulados”.

A infeção dos ficheiros informáticos que contém as escutas da Operação Marquês terá sido “comprovada nos autos por consultores informáticos de vários arguidos” e “tem sido reiteradamente confirmada pelo próprio juiz do Inquérito, dr. Carlos Alexandre, que declarou o justo impedimento processual dos arguidos e dos assistentes”.

Pedro Delille afirmou ainda que “é motivo de público escândalo” que esta “situação se verifique logo num processo como este, prosseguido num departamento da Procuradoria Geral da República especialmente constituído e especialmente equipado durante anos para perseguir o eng. José Sócrates“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …