Sócrates pede a nulidade das escutas da Operação Marquês por estarem infetadas

Fernando Veludo / Lusa

A defesa do ex-primeiro ministro alega que o vírus informático que infetou as escutas de José Sócrates as torna “inaudíveis e imprestáveis”, pelo que devem ser anuladas da acusação, no âmbito da Operação Marquês.

Em janeiro deste ano, a defesa de José Sócrates revelou que os 700 gigabytes de escutas do processo Operação Marquês, que foram entregues em dezembro pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal à defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, estavam infetados com vírus informáticos.

Esta quinta-feira, de acordo com o Observador, que cita um comunicado de Pedro Delille, José Sócrates requereu no Tribunal Central de Instrução Criminal a “arguição de nulidade de todas as escutas telefónicas realizadas e juntas” ao inquérito da Operação Marquês.

A defesa do ex-primeiro ministro alega no requerimento enviado ao juiz Carlos Alexandre que as escutas “estão infetadas por vírus maliciosos e são de todo inaudíveis e imprestáveis para os efeitos processuais pertinentes”, já que “não permitem a identificação dos intervenientes nas conversas escutadas, nem a data, hora ou local em que ocorreram”.

Além disso, Pedro Delile denuncia ainda que, por estarem gravadas em formato .wav as escutas “não são ficheiros protegidos, podendo ser ou estar manipulados”.

A infeção dos ficheiros informáticos que contém as escutas da Operação Marquês terá sido “comprovada nos autos por consultores informáticos de vários arguidos” e “tem sido reiteradamente confirmada pelo próprio juiz do Inquérito, dr. Carlos Alexandre, que declarou o justo impedimento processual dos arguidos e dos assistentes”.

Pedro Delille afirmou ainda que “é motivo de público escândalo” que esta “situação se verifique logo num processo como este, prosseguido num departamento da Procuradoria Geral da República especialmente constituído e especialmente equipado durante anos para perseguir o eng. José Sócrates“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …