José Sócrates não sabe como é que várias obras de arte, incluindo pinturas de Almada Negreiros e de Júlio Pomar, foram parar à casa da empregada doméstica da mãe. O ex-primeiro-ministro não se lembra também de ter adquirido os quadros, nem sabe quem os pode ter comprado.
Estes dados são divulgados pelo Correio da Manhã depois de a revista Sábado ter divulgado pormenores sobre o interrogatório de José Sócrates relativamente ao “desaparecimento” dos quadros de pintores como Eduardo Batarda, Almada Negreiros, António Ramalho, Silva Porto e Júlio Pomar.
Alguns desses quadros foram encontrados na casa da empregada doméstica da mãe do ex-primeiro-ministro, aponta o Correio da Manhã, frisando que José Sócrates não soube explicar aos investigadores como é que isso aconteceu.
O jornal sustenta ainda, com base no interrogatório citado, que Sócrates não se lembra de ter comprado um quadro de Júlio Pomar que estava na sua sala de jantar e que não sabe, tão pouco, quem adquiriu tais obras de arte.
Já no passado se tinha noticiado que a mesma empregada teria levado o computador pessoal de José Sócrates do seu apartamento em Lisboa para outro que se encontrava vazio, no mesmo prédio. O CM sublinha que a ocultação e perturbação da prova são o fundamento considerado mais grave e que determina a prisão preventiva de Sócrates.
O Sol adianta, entretanto, que no interrogatório feito ao ex-governante este foi confrontado com as suspeitas de que os quadros teriam sido adquiridos com dinheiro de Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates, também arguido na Operação Marquês, sob suspeita de ser o “testa de ferro” do ex-primeiro-ministro.
O semanário reporta também que, na véspera de ser detido, em Novembro de 2014, José Sócrates ainda comprou roupa em Paris com o cartão de crédito de Carlos Santos Silva – mais um detalhe que suportará a tese da acusação de que parte do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva era, de facto, de José Sócrates.
ZAP
Por que será que são sempre os mesmos pasquins a darem notícias novas?
Afinal o que o faz aqui é a “fuga” não o conteúdo das transcrições”… Deixa-nos esclarecidos qto à sua “prosa”!
Pois, este “artista” quando confrontado com factos nada sabe e nada se lembra…Pensa que a justiça se rege pelos códigos e berraria politica.Enfim, mais um inocente preso como foi o Vale e Azevedo, o Oliveira e Costa, o Isaltino and so one e como vão ser os os que virão a seguir desde BPN, BES até novos políticos…
Prisão com eles e que fiquem muito tempo por lá para ver se ganham vergonha e passam a ter alguma moral e decência…
Essa empregada só pode uma daquelas pessoas milionárias e excêntricas que gosta de brincar aos “criados lá de casa” como a outra que aos fins de semana gostava de ir brincar aos pobres lá na Herdade da Comporta.
Isto está tudo ligado, não está?!
Eu acho que ele, até aqui há bem pouco tempo, tinha também, debaixo da cama, um objecto de loiça de Sacavem, daqueles que se usavam muito antigamente, mais propriamente um “penico”, (para melhor entendimento), bacio, ou bacia de cama, dá por qualquer um destes nomes.
Fica a minha denúncia, agora haja alguém que investigue, investigue, investigue…
“Achar” é falta de convicção mas pronuncio de certeza do que se “acha” e no caso, testemunho ocular de tal reservada intimidade. Assim a tentativa de denúncia configura-se despida de relevância mesmo que envolvesse “guerra” de almofadas.
Com todo o respeito que ,decerto, merece por parte dos intervenientes neste forum permita-me, cara Senhora (penso?), que lhe faça uma pergunta. Apenas por curiosidade e esponda apenas se entender faze-lo. “Dada a suposta intimidade, não haveria debaixo da cama que refere (ou debaixo dos panos, como diria o poeta. A esquerda ultimamente tem citado muita poesia) mais algum daqueles quadros envolvidos nesta investigação?, ou, sei lá, outros objectos de culto reveladores da verdadeira personalidade e do carácter deste indivíduo?
… Até arreganhei as beiçolas qdo referiu “suposta intimidade”
AMNÉSIA…………………………………….!
Está mesmo MAL!
“pena a JUSTIÇA não funcionar bem mais cedo e neste momento não teríamos PESADA FATURA que temos”
Pela justiça SEMPRE, SEJAM ELES ORIUNDOS DE DIREITA OU ESQUERDA……….!
GENTALHA DESSA NUM PAÍS JUSTO, TINHA O SEU FUTURO TRAÇADO!
Cá para mim esta empregada é ladra ou anda por caminhos duvidosos!!
Caros comentadores de bancada,
Este senhor, preso 44, quando entrar um governo do PS este senhor ainda vai ser condecorado por grandes feitos ao pais vai processar o estado e para alem de lhe devolverem os 20 e muitos milhoes que roubou ainda vao indeminiza lo com mais 20 e muitos milhoes. E ainda ha de concorrer a presidente da republica e o povo Portugues anda vai dizer que e um coitado. Enfim mais uma historia para a nossa democracia. Por mim apodrecia la cheio de pulgas
Caro PJ, apenas colocaria a frase final com maiúsculas.
Afinal estamos a falar de um ex-Primeiro Ministro e não de um cidadão comum sujeito às vulgares leis pelas quais se regem os demais cidadãos deste país.
Vou sugerir uma deixa à esgotada memória deste homem ” tão honesto que só pode estar inocente ” segundo uma velha ex atriz de profissão à porta da sua actual residencia de Évora…..
Ah ! já me lembro…. encontrei todos esses quadros escondidos nas paredes da casa bafienta que tive o azar de ocupar , do que antes a habitava…. e não quiz denegrir o seu nome de sério, integro e parvo.
Eis porque os mandei pôr a regato em casas insuspeitas , para não manchar o bom nome do fascita.
Assim serviria a todos os anti- fascistas, da esquerda ,do centro e das direitas e o lhe daria até uma candidatura
a Prémio Nobel, que as democráticas academias não hesitariam em propôr, e uma estátua em bronze com as vestes doutorais , que o outro antigo morador de S. Bento exibia no Palácio Foz, onde se podia ler: Estudar com dúvida , Realizar com Fé.
Porque os frutos de uma democracia , sobretudo socialista , não se pode deixar apodrecer em prisões ,e demais agora que um digno magistrado , contra tantos , defende essa tese.
Ficará nos anais da história?
Ao fim de 7 pedidos “habeas corpus” cerca de 14 magistrados, para além dos do M.Público e da investigação, terão já participado à volta de 16 magistrado de 3 tribunais de níveis diferentes, aparece (de 3) um voto de vencido cuja declaração parece ser mais “política” do que jurídica e dificilmente tida como desalinhada, total ou parcialmente, com os argumentos da defesa –
Até obras de arte entram de férias!!!
… Da casa do detento – numa véspera – para a casa da mãe da mulher-a-dias da… É coisa de somenos… Convenhamos?
oops! *”casa da mulher-a-dias da mãe…”
*Local de férias dos quadros.
Tudo é possivel no País das maravilhas em que se tornou Portugal, de tão grande que foi a tão pequeno que é, sobretudo nos homens que o tornaram possivel ao fim de um esforço de quarenta anos.
Mas deixa António , que tu serás sempre luz de uma estrela e estes ,um cometa a roçar o espaço, que por azar nosso, voltarão a desintegrarem-se na terra.
Eu só te condeno por tanto teres feito por quem nada merecia.
Se não tivesses deixado as caves do Banco de Portugal cheias de barras de ouro, mas dividas para pagar, como agora temos, talvez a Exposição do Mundo Portuguès do teu tempo, ainda agora fizesse sentido.
Porque sabes António , todos botam faladura, mas ningu+em te aponta os defeitos que muitos destes têm,
e não te gramavam porque não deixavas mexer os tachos com as mãos, É que no teu tempo eeram todos estupidos e agora tantos e profícuos letrados, que te têm de copiar, por mando de outros, a quem muito devemos .
Sim porque isto de fascismo , teve uma vacina “o povo unido jamais será vencido”
Topas? Desculpa-os António, porque êles não sabem o que dizem…..
A distorção contida no “país das maravilhas” ou mesmo “… à beira mar plantado” além de não agitar tumbas não sepulta fantasmas.
Genial. Parabéns
Eu tenho pena de ti comes muito queijo em Evora
Foi em Paris. Camembert ! Em Évora só havia manteiga Milhafre pra barrar nas torradas.
…e deve ser do de limianos – O tal que em 2001/2002 por um voto (favor) de um parlamentar (Daniel Campelo) salvou o Governo de A. Guterres (PS)
Começo a pensar que o “esquecimento” devia entrar para a lista das doenças profissionais dos primeiros-ministros.
Em vez da palmada na testa ou do segurar na testa com a mão, dêem-lhe uma martelada bem forte … que pode ser que ou se lembre de vez ou que nunca mais se lembre (era o melhor…). Alternativamente podiam meter-lhe um cilindro metalico na testa que se arrumava assunto de uma vez por todas. E seria republicanamente pedagogico e faria história … já que lixos do teor deste zeca sokratino não ficarão na História!
“Existem medicamentos que podem auxiliar no processo de memorização. O efeito é parcial e geralmente usado para causas degenerativas, como a doença de Alzheimer.” Sugere-se, também, “utilizar lembretes, agendas, alarmes. De modo a depender menos da capacidade cerebral de recordação.” Dr. Leandro Teles, neurologista.
Então mas… e faturas ? Não há ? Então quer dizer que o SAF-T é só para os pequenitos ? Quando se trata de artigos milionários parece que não há documentação em lado nenhum, é isso ? Raios parta esta vida de pobre.