Socialistas duvidam da gaffe de Marcelo

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O deputado socialista Porfírio Silva acredita que as afirmações do Presidente da República a garantir a estabilidade governativa até às eleições autárquicas não terão sido uma gaffe e que “alguns querem o insucesso do Governo”.

“Talvez não tenha sido uma gaffe. Talvez alguns estejam à espera de nos apanhar na curva das autárquicas”, disse Porfírio Silva, em Coimbra, onde interveio em representação do líder do partido, e primeiro-ministro, António Costa.

Em declarações à Lusa, no fim da sessão de encerramento do congresso da federação distrital do PS, Porfírio Silva disse que a menção às eleições autárquicas por parte do PR não foi “propriamente uma mensagem muito estabilizadora”, mas avisou que o PS “está cá para as eleições”.

“Coisa que nós nunca tememos foram eleições. Nas eleições votam os portugueses e não há que temer nada”, argumentou.

Questionado sobre se o PS teme que Marcelo Rebelo de Sousa possa vir a criar obstáculos à ação do Governo liderado por António Costa e não contribuir para a estabilidade, o deputado socialista  disse “esperar que um Presidente da República seja presidente de todos os portugueses e que faça o seu papel dentro desse enquadramento”.

“De momento não temos nenhuma razão para deixar de esperar que este Presidente da República faça assim”, alegou.

Sobre a pretensa gaffe de Marcelo Rebelo de Sousa. Porfírio Silva admitiu que o PR não tentou corrigir a afirmação.

Na terça-feira, Marcelo disse que não dará nenhum passo para provocar instabilidade no ciclo político que vai até às autárquicas.

Já na quinta-feira, afirmou desejar que as eleições do outono de 2017 não interrompam a governação socialista.

Já o histórico militante socialista Manuel Alegre, presidente da comissão de honra do congresso federativo, minimizou as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o mesmo tema, dizendo acreditar que o PR pretende a estabilidade do executivo liderado por António Costa.

O homem também tem de dizer qualquer coisa, senão qualquer dia parece que foi eleito pela esquerda”, ironizou Manuel Alegre.

No entanto, Alegre considerou que as eleições autárquicas de 2017 “têm grande importância” e defendeu que o PS “têm de ter uma grande vitória” para “não dar qualquer pretexto que seja a que se ponha fim a um ciclo” governativo.

“Há muita gente que quer por o Presidente da República contra o Governo”, avisou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …