“Rasteira” de Relvas agitou o duelo final entre Rio e Santana

Hugo Delgado / Lusa

Os candidatos à liderança do PSD, Rui Rio (E), e Pedro Santana Lopes (D)

Pedro Santana Lopes e Rui Rio realizaram, esta quinta-feira, o último debate antes das eleições para a presidência do PSD. E contrariamente aos anteriores debates, desta feita o tom foi mais cordial e só Miguel Relvas imprimiu alguma crispação na conversa.

O debate final entre os dois candidatos à liderança do PSD que foi transmitido pela TSF e pela Antena 1 decorreu quase sem ataques pessoais e com gargalhadas pelo meio, num tom bem mais cordial do que aconteceu nos duelos televisivos.

O momento mais tenso da conversa foi quando Rio lançou uma farpa a Miguel Relvas, que apoia Santana Lopes, e que, numa entrevista ao jornal Público, refere que o candidato que vencer estas eleições só vai durar dois anos, prevendo uma demissão em caso de derrota nas legislativas.

“Deixe-me ganhar e vamos ver como é”, respondeu Rio a Relvas, salientando que se for eleito, não vai permitir “rasteiras” destas.

O que nenhum dos candidatos confirmou foi se se demitirá se perder as próximas legislativas.

Rio admitiu três cenários para as próximas legislativas. “O primeiro é ganhar com maioria absoluta ou incluir o CDS e o segundo é ganhar com minoria”, referiu, notando que o terceiro passa por “fazer uma gerigonça mais à direita” com o intuito de “retirar o PCP e o BE da esfera do poder” e de ter um PS “mais condicionado pelo PSD”.

“Bloco Central, nunca”, foi a reacção de Santana que volta a vincar que não viabiliza “governos minoritários do PS”. “Sempre fui contra o bloco central desde 1983”, frisou, considerando que é “um erro” e sublinhando que o PSD vai a eleições “para ganhar”.

Candidatos fugiram do tema Joana Marques Vidal

Os dois candidatos fugiram do tema da não renovação do mandato de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria Geral da República e concordaram na necessidade de “unir o partido”.

Também admitiram ambos a necessidade de alterar a Constituição, com Santana a notar que “deveria ser mais isenta” e Rio a defender que deveria ser “mais curta e linear”.

Por outro lado, Rio manifestou-se aberto à legalização do uso da canábis para efeitos terapêuticos e ao debate sobre a legalização da prostituição, enquanto Santana Lopes se diz abertamente contra as duas possibilidades.

Rio também assumiu que houve “pagamento de quotas em massa” no PSD, durante este processo eleitoral. “Não vamos ser hipócritas. Havia vinte e tal mil militantes no início e agora há mais de 70 mil”, constatou.

Os dois candidatos foram desafiados a revelarem as suas principais qualidades e Rio salientou a sua postura coerente, enquanto Santana sublinhou a sua capacidade de fazer obra.

Já do lado dos defeitos, Rio destaca a sua “idade” e Santana a “generosidade”. “Gosto de reunir, unir e perdoar. Em política, é preciso um certo killer instinct“, conclui o ex-presidente da Santa Casa da Misericórdia.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não consigo perceber qual o problema do BE e PCP na esfera do poder. Só pq sim??? Temos o melhor governo desde os anos 70, com provas dadas e chapadas de luva branca a muita gentinha. Querem acabar com isso? Querem os tachos de volta p depois virem pedir desculpas passados uns anos???

  2. Debate fraquinho…
    Rui Rio conseguirá fazer Costa tremer, dificilmente, se for a votos em 2019.
    Santana se for escolhido, levará o PSD para a insignificância e para a maior derrota jamais vista, em 2019.
    Santana é a melhor escolha para Costa ter a maioria absoluta.
    É altura do CDS subir mais uns pontinhos, já que nenhum destes dois será uma grande oposição a Costa.

  3. Santana é o homem das trapalhadas, deixa tudo a meio foi assim na Figueira, em Lisboa, no Sporting, no governo expulso por Sampaio; tentou constituir um novo partido à margem do P.S.D.Aos 50 anos já estava reformado com 3.000E mês, sempre viveu do erário publico. Se eventualmente ganhar as diretas vai conduzir o partido a um beco sem saída, descredibilizado e sem retorno.

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …