“Rasteira” de Relvas agitou o duelo final entre Rio e Santana

Hugo Delgado / Lusa

Os candidatos à liderança do PSD, Rui Rio (E), e Pedro Santana Lopes (D)

Pedro Santana Lopes e Rui Rio realizaram, esta quinta-feira, o último debate antes das eleições para a presidência do PSD. E contrariamente aos anteriores debates, desta feita o tom foi mais cordial e só Miguel Relvas imprimiu alguma crispação na conversa.

O debate final entre os dois candidatos à liderança do PSD que foi transmitido pela TSF e pela Antena 1 decorreu quase sem ataques pessoais e com gargalhadas pelo meio, num tom bem mais cordial do que aconteceu nos duelos televisivos.

O momento mais tenso da conversa foi quando Rio lançou uma farpa a Miguel Relvas, que apoia Santana Lopes, e que, numa entrevista ao jornal Público, refere que o candidato que vencer estas eleições só vai durar dois anos, prevendo uma demissão em caso de derrota nas legislativas.

“Deixe-me ganhar e vamos ver como é”, respondeu Rio a Relvas, salientando que se for eleito, não vai permitir “rasteiras” destas.

O que nenhum dos candidatos confirmou foi se se demitirá se perder as próximas legislativas.

Rio admitiu três cenários para as próximas legislativas. “O primeiro é ganhar com maioria absoluta ou incluir o CDS e o segundo é ganhar com minoria”, referiu, notando que o terceiro passa por “fazer uma gerigonça mais à direita” com o intuito de “retirar o PCP e o BE da esfera do poder” e de ter um PS “mais condicionado pelo PSD”.

“Bloco Central, nunca”, foi a reacção de Santana que volta a vincar que não viabiliza “governos minoritários do PS”. “Sempre fui contra o bloco central desde 1983”, frisou, considerando que é “um erro” e sublinhando que o PSD vai a eleições “para ganhar”.

Candidatos fugiram do tema Joana Marques Vidal

Os dois candidatos fugiram do tema da não renovação do mandato de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria Geral da República e concordaram na necessidade de “unir o partido”.

Também admitiram ambos a necessidade de alterar a Constituição, com Santana a notar que “deveria ser mais isenta” e Rio a defender que deveria ser “mais curta e linear”.

Por outro lado, Rio manifestou-se aberto à legalização do uso da canábis para efeitos terapêuticos e ao debate sobre a legalização da prostituição, enquanto Santana Lopes se diz abertamente contra as duas possibilidades.

Rio também assumiu que houve “pagamento de quotas em massa” no PSD, durante este processo eleitoral. “Não vamos ser hipócritas. Havia vinte e tal mil militantes no início e agora há mais de 70 mil”, constatou.

Os dois candidatos foram desafiados a revelarem as suas principais qualidades e Rio salientou a sua postura coerente, enquanto Santana sublinhou a sua capacidade de fazer obra.

Já do lado dos defeitos, Rio destaca a sua “idade” e Santana a “generosidade”. “Gosto de reunir, unir e perdoar. Em política, é preciso um certo killer instinct“, conclui o ex-presidente da Santa Casa da Misericórdia.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não consigo perceber qual o problema do BE e PCP na esfera do poder. Só pq sim??? Temos o melhor governo desde os anos 70, com provas dadas e chapadas de luva branca a muita gentinha. Querem acabar com isso? Querem os tachos de volta p depois virem pedir desculpas passados uns anos???

  2. Debate fraquinho…
    Rui Rio conseguirá fazer Costa tremer, dificilmente, se for a votos em 2019.
    Santana se for escolhido, levará o PSD para a insignificância e para a maior derrota jamais vista, em 2019.
    Santana é a melhor escolha para Costa ter a maioria absoluta.
    É altura do CDS subir mais uns pontinhos, já que nenhum destes dois será uma grande oposição a Costa.

  3. Santana é o homem das trapalhadas, deixa tudo a meio foi assim na Figueira, em Lisboa, no Sporting, no governo expulso por Sampaio; tentou constituir um novo partido à margem do P.S.D.Aos 50 anos já estava reformado com 3.000E mês, sempre viveu do erário publico. Se eventualmente ganhar as diretas vai conduzir o partido a um beco sem saída, descredibilizado e sem retorno.

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …