Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Paulo Novais / Lusa

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma positiva”.

O novo ano letivo arrancou entre 14 e 17 de setembro envolto em dúvidas numa altura em que os casos de covid-19 começaram a aumentar novamente. Para a reabertura, as escolas organizaram espaços e horários para manter o distanciamento físico entre os alunos e tornaram obrigatório o uso de máscara para crianças a partir do 5.º ano.

De acordo com uma sondagm da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, 42% dos inquiridos consideraram que a reabertura das escolas “decorreu de forma positiva”, 37% responderam “mais ou menos” ou “nem uma coisa nem outra” e 17% achou que correu mal. 5% dos inquiridos disseram não ter opinião.

A 7 de outubro, a DGS tinha identificados 23 surtos em estabelecimentos de ensino, num total de 136 casos positivos. Já a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) disse, esta terça-feira, que 330 estabelecimentos escolares têm ou tiveram casos de covid-19, sem explicar se os contágios se deram dentro da escola ou fora dela.

“Não se encontrou nenhuma relação entre a abertura das escolas e o aumento do número de casos. […] O número de casos nas escolas é relativamente limitado… Muitas vezes são casos isolados, pensa-se que a maior parte das vezes foram contraídos na comunidade e não ao contrário, não são os alunos que levam [depois] para a comunidade”, referiu a diretora-geral da Saúde Graça Freitas, na conferência de segunda-feira.

Maioria dos portugueses apoia teletrabalho obrigatório

A mesma sondagem da Intercampus volta-se ainda para o teletrabalho. Segundo o inquérito, a maioria dos portugueses considera que a modalidade do teletrabalho deveria ser uma escolha do trabalhador – e que a entidade empregadora teria de aceitar essa escolha.

Questionados sobre se as empresas “deveriam ser obrigadas a permitir o teletrabalho aos trabalhadores que o podem fazer”, 64% respondeu que sim. Apenas 28% afirmou que não e 7% disse não ter opinião.

Atualmente, o teletrabalho não é obrigatório para as funções que são compatíveis, exceto para os trabalhadores que padeçam de doenças crónicas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou a favor do teletrabalho nas profissões que o permitam (normalmente um trabalho que precise de um telefone computador e impressora e nada mais), não me digam que os professores deveriam estar em teletrabalho, depois quem ficava com os miudos em casa a assistir as aulas espetaculares da RTP mais as ligações fantásticas do zoom e classroom e teams e por ai fora, cheia de falhas? Pessoas que têm trabalhos que não podem fazer em casa? Os professores não sentem seguros!!! e nós pais estamos seguros com os nossos filhos nas escola a conviver com os amigos que não precisam de usar mascara atè aos 9 anos? Quem inventa estas leis contraditórias?? eu tenho um filho que teve leucemia com 3 anos e tinha que usar mascara e ponto final .

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …