Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Paulo Novais / Lusa

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma positiva”.

O novo ano letivo arrancou entre 14 e 17 de setembro envolto em dúvidas numa altura em que os casos de covid-19 começaram a aumentar novamente. Para a reabertura, as escolas organizaram espaços e horários para manter o distanciamento físico entre os alunos e tornaram obrigatório o uso de máscara para crianças a partir do 5.º ano.

De acordo com uma sondagm da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, 42% dos inquiridos consideraram que a reabertura das escolas “decorreu de forma positiva”, 37% responderam “mais ou menos” ou “nem uma coisa nem outra” e 17% achou que correu mal. 5% dos inquiridos disseram não ter opinião.

A 7 de outubro, a DGS tinha identificados 23 surtos em estabelecimentos de ensino, num total de 136 casos positivos. Já a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) disse, esta terça-feira, que 330 estabelecimentos escolares têm ou tiveram casos de covid-19, sem explicar se os contágios se deram dentro da escola ou fora dela.

“Não se encontrou nenhuma relação entre a abertura das escolas e o aumento do número de casos. […] O número de casos nas escolas é relativamente limitado… Muitas vezes são casos isolados, pensa-se que a maior parte das vezes foram contraídos na comunidade e não ao contrário, não são os alunos que levam [depois] para a comunidade”, referiu a diretora-geral da Saúde Graça Freitas, na conferência de segunda-feira.

Maioria dos portugueses apoia teletrabalho obrigatório

A mesma sondagem da Intercampus volta-se ainda para o teletrabalho. Segundo o inquérito, a maioria dos portugueses considera que a modalidade do teletrabalho deveria ser uma escolha do trabalhador – e que a entidade empregadora teria de aceitar essa escolha.

Questionados sobre se as empresas “deveriam ser obrigadas a permitir o teletrabalho aos trabalhadores que o podem fazer”, 64% respondeu que sim. Apenas 28% afirmou que não e 7% disse não ter opinião.

Atualmente, o teletrabalho não é obrigatório para as funções que são compatíveis, exceto para os trabalhadores que padeçam de doenças crónicas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O pessoal quer é ficar em casa. Queixam-se do teletrabalho mas depois querem todos ficar em casa… a trabalhá-lo…

  1. Sou a favor do teletrabalho nas profissões que o permitam (normalmente um trabalho que precise de um telefone computador e impressora e nada mais), não me digam que os professores deveriam estar em teletrabalho, depois quem ficava com os miudos em casa a assistir as aulas espetaculares da RTP mais as ligações fantásticas do zoom e classroom e teams e por ai fora, cheia de falhas? Pessoas que têm trabalhos que não podem fazer em casa? Os professores não sentem seguros!!! e nós pais estamos seguros com os nossos filhos nas escola a conviver com os amigos que não precisam de usar mascara atè aos 9 anos? Quem inventa estas leis contraditórias?? eu tenho um filho que teve leucemia com 3 anos e tinha que usar mascara e ponto final .

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …