Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

(dr) Hospital de São João

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos.

Uma das apostas dos socialistas para a melhoria da qualidade dos serviços públicos é a saúde, uma das áreas sob maior crítica na reta final da legislatura.

Uma das medidas assumidas pelo PS com vista a um SNS “mais justo e inclusivo”, e que “responda melhor às necessidades dos cidadãos” é a generalização de consultas programadas aos sábados nos hospitais públicos. A medida, de acordo com o Expresso, permitirá garantir mais consultas externas, de forma a melhorar o acesso dos utentes.

Já existem algumas unidades de saúde onde é possível agendar consultas ao sábado, mas é ainda uma prática excecional. A medida terá custos, numa altura em que as contas do SNS estão sob pressão e em que continuam a faltar médicos.

Outra medida do PS para a saúde, segundo o Expresso, é garantir o agendamento de consultas e outras atividades programadas com hora marcada em todos os serviços públicos de saúde. Atualmente é mais comum que a marcação de consultas e outros atos médicos aponte para um período do dia (de manhã ou de tarde).

Parte do programa eleitoral do PS foi divulgada ao longo das últimas quatro semanas, após sessões sectoriais sobre combate às desigualdades, demografia, alterações climáticas e sociedade digital. Na convenção deste sábado, no Pavilhão Carlos Lopes, será divulgada a redação final dessas propostas, bem como o capítulo do programa relativo à “Boa Governação”, que inclui também as medidas para reforço das áreas de soberania, melhoria da qualidade da democracia, e garantia de contas certas.

O jornal Público conta que os socialistas querem criar consultas de ginecologia e pediatria nos centros de saúde. João Tiago Silveira, coordenador do programa eleitoral e responsável pelo gabinete de estudos do PS, salientou que “são dois tipos de medicina em que os cidadãos mais recorrem a médicos privados”.

O PS pretende também avançar com um programa de aquisição de óculos grátis para todos os jovens com menos de 18 anos e pessoas com mais de 65 anos anos que beneficiem do rendimento social de inserção.

Sobre a criação de carrinhas que funcionarão como “unidades móveis de saúde para prestar cuidados primários em regime de proximidade, nos territórios de baixa densidade, no interior e em zonas pouco povoadas”, o coordenador do programa eleitoral defendeu que o objetivo é fazer com que seja “o centro de saúde a ir ter com as pessoas”. Assim, estas carrinhas transportam médicos e nelas poderão realizar-se “os exames que são feitos nos centros de saúde, como medição de tensão, controlo da diabetes e análises básicas”.

Listas do PS inacabadas

A dúvida sobre o futuro de Centeno tem reflexos imediatos na constituição das listas de candidatos do PS às legislativas. O ministro das Finanças, que há quatro anos ocupou o oitavo lugar em Lisboa, tem sido apontado como possível cabeça de lista, eventualmente pelo círculo de Faro.

A possível saída de Centeno não impede que o seu nome seja indicado, pois a entrega das listas pode ser feita até ao fim de agosto – a tempo de se saber se ruma ou não ao FMI.

De acordo com os cálculos do Expresso, dos 62 membros do Governo, cerca de metade deverá integrar as listas do PS, entre ministros e secretários de Estado que repetem candidaturas e outros que se estreiam como candidatos depois do desempenho governamental.

As listas são aprovadas na semana que vem, e dos cabeças de lista já confirmados destaca-se a promoção das secretárias de Estado Alexandra Leitão (Educação) e Ana Mendes Godinho (Turismo), que encabeçam as listas de Santarém e Guarda.

António Costa (Lisboa), Pedro Nuno Santos (Aveiro), Capoulas Santos (Évora) e Tiago Brandão Rodrigues (Viana do Castelo) mantêm-se como cabeças de lista.

A ministra da Saúde, Marta Temido, vai encabeçar a lista socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas eleições legislativas, disse à agência Lusa a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes. Ana Catarina Mendes adiantou ainda que o antigo secretário de Estado e atual deputado do PS Ascenso Simões será o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Vila Real.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. porque so perto das eleiçoes é que fazem estas promessas?
    estiveram la 4 anos e ninguem se lembrou disto, so quando chegam as eleiçoes é que aparecem as resoluçoes para os problemas.
    como ja vi num post no facebook, primeiro façam as medidas e eu voto depois, rssss

    tenham vergonha de atirarem areia para os olhos

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …