Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

(dr) Hospital de São João

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos.

Uma das apostas dos socialistas para a melhoria da qualidade dos serviços públicos é a saúde, uma das áreas sob maior crítica na reta final da legislatura.

Uma das medidas assumidas pelo PS com vista a um SNS “mais justo e inclusivo”, e que “responda melhor às necessidades dos cidadãos” é a generalização de consultas programadas aos sábados nos hospitais públicos. A medida, de acordo com o Expresso, permitirá garantir mais consultas externas, de forma a melhorar o acesso dos utentes.

Já existem algumas unidades de saúde onde é possível agendar consultas ao sábado, mas é ainda uma prática excecional. A medida terá custos, numa altura em que as contas do SNS estão sob pressão e em que continuam a faltar médicos.

Outra medida do PS para a saúde, segundo o Expresso, é garantir o agendamento de consultas e outras atividades programadas com hora marcada em todos os serviços públicos de saúde. Atualmente é mais comum que a marcação de consultas e outros atos médicos aponte para um período do dia (de manhã ou de tarde).

Parte do programa eleitoral do PS foi divulgada ao longo das últimas quatro semanas, após sessões sectoriais sobre combate às desigualdades, demografia, alterações climáticas e sociedade digital. Na convenção deste sábado, no Pavilhão Carlos Lopes, será divulgada a redação final dessas propostas, bem como o capítulo do programa relativo à “Boa Governação”, que inclui também as medidas para reforço das áreas de soberania, melhoria da qualidade da democracia, e garantia de contas certas.

O jornal Público conta que os socialistas querem criar consultas de ginecologia e pediatria nos centros de saúde. João Tiago Silveira, coordenador do programa eleitoral e responsável pelo gabinete de estudos do PS, salientou que “são dois tipos de medicina em que os cidadãos mais recorrem a médicos privados”.

O PS pretende também avançar com um programa de aquisição de óculos grátis para todos os jovens com menos de 18 anos e pessoas com mais de 65 anos anos que beneficiem do rendimento social de inserção.

Sobre a criação de carrinhas que funcionarão como “unidades móveis de saúde para prestar cuidados primários em regime de proximidade, nos territórios de baixa densidade, no interior e em zonas pouco povoadas”, o coordenador do programa eleitoral defendeu que o objetivo é fazer com que seja “o centro de saúde a ir ter com as pessoas”. Assim, estas carrinhas transportam médicos e nelas poderão realizar-se “os exames que são feitos nos centros de saúde, como medição de tensão, controlo da diabetes e análises básicas”.

Listas do PS inacabadas

A dúvida sobre o futuro de Centeno tem reflexos imediatos na constituição das listas de candidatos do PS às legislativas. O ministro das Finanças, que há quatro anos ocupou o oitavo lugar em Lisboa, tem sido apontado como possível cabeça de lista, eventualmente pelo círculo de Faro.

A possível saída de Centeno não impede que o seu nome seja indicado, pois a entrega das listas pode ser feita até ao fim de agosto – a tempo de se saber se ruma ou não ao FMI.

De acordo com os cálculos do Expresso, dos 62 membros do Governo, cerca de metade deverá integrar as listas do PS, entre ministros e secretários de Estado que repetem candidaturas e outros que se estreiam como candidatos depois do desempenho governamental.

As listas são aprovadas na semana que vem, e dos cabeças de lista já confirmados destaca-se a promoção das secretárias de Estado Alexandra Leitão (Educação) e Ana Mendes Godinho (Turismo), que encabeçam as listas de Santarém e Guarda.

António Costa (Lisboa), Pedro Nuno Santos (Aveiro), Capoulas Santos (Évora) e Tiago Brandão Rodrigues (Viana do Castelo) mantêm-se como cabeças de lista.

A ministra da Saúde, Marta Temido, vai encabeçar a lista socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas eleições legislativas, disse à agência Lusa a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes. Ana Catarina Mendes adiantou ainda que o antigo secretário de Estado e atual deputado do PS Ascenso Simões será o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Vila Real.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. porque so perto das eleiçoes é que fazem estas promessas?
    estiveram la 4 anos e ninguem se lembrou disto, so quando chegam as eleiçoes é que aparecem as resoluçoes para os problemas.
    como ja vi num post no facebook, primeiro façam as medidas e eu voto depois, rssss

    tenham vergonha de atirarem areia para os olhos

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …