Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Olivier Hoslet / EPA

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir os potenciais sucessores à liderança.

Um desses sucessores pode mesmo ser o ministro das Finanças português, Mário Centeno, escreve o Politico. Fontes francesas afirmam ao site que é “pouco provável” que da reunião desta quarta-feira saia já “um candidato bem definido”, uma vez que têm até ao final de julho para encontrar o candidato ideal.

É quase certo é que a liderança do FMI continue nas mãos de um europeu, o 12.º na história da instituição, que cumpre este ano 74 anos.

Jeroen Dijsselbloem, ex-ministro das finanças holandês e antecessor de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, é apontado como favorito pelos funcionários da UE. Caso se confirme a escolha de Dijsselbloem, a liderança dos destinos do fundo poderá ficar nas mãos de uma figura de topo do período crítico da crise financeira na Zona Euro. Atualmente com 53 anos de idade, Dijsselbloem, assumiu a pasta das Finanças holandesas entre 2012 e 2017, tendo-se destacado em 2013 ao tornar-se presidente do Eurogrupo.

Há ainda nomes considerados “menos experientes” para a função.  Além de Mário Centeno, a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, e o antigo comissário europeu e presidente do banco central da Finlândia e antigo comissário europeu, Olli Rehn, são os restantes nomes que compõem as quatro possibilidades que serão analisadas na reunião em França.

Ainda que existam discussões preliminares no que diz respeito aos principais candidatos na reunião de ministros das Finanças do G7, cabe aos 24 membros da comissão executiva do FMI decidir sobre o futuro diretor-geral do Fundo.

Christine Lagarde vai deixar de ser diretora administrativa do FMI a 12 de setembro e apresentou a demissão depois de ser escolhida para líder do Banco Central Europeu (BCE). Apesar de não ser um processo imediato, depois de ter sido indicado o nome da francesa, será discutido e recomendado pelo Eurogrupo e de seguida aprovado pelo Conselho Europeu. Seguem-se as consultas ao Parlamento Europeu e ao conselho de governadores do BCE.

Christine Lagarde foi escolhida para suceder aos oito anos de Mario Draghi no mesmo dia em que o Conselho Europeu escolheu as próximas caras dos altos cargos da Europa. No entanto, a sua nomeação ainda deverá ser confirmada.

Caso a nomeação de Christine Lagarde se verifique, será a primeira líder feminina do BCE. A antiga ministra das Finanças, Indústria e Emprego francesa lidera o FMI desde 2011.

A hipótese colocada pelo Politico coloca Portugal com dois antigos ministros das Finanças na instituição. Vítor Gaspar é há cinco anos diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Perfeitamente natural.
    Um país inteiro com a mais alta carga fiscal de sempre a contribuir para os indicadores deste senhor. é natural que faça boa figura.

  2. O Vítor Constâncio depois do grande trabalho feito em Portugal também foi para Vice-Governador do BCE. E agora, a Ursula, que tem muitos contratos por explicar na Alemanha vai para a Comissão Europeia. E a condenada Christine Lagarde vai para Governadora do BCE. Podemos concluir que se fores mau ou tiveres cadastro estás lançado para um cargo algures no mundo.

  3. Claro esse Maçónico do Centeno é pessoa do mesmo saco de Christine Lagarde, que desejou sempre o pior a Portugal, pessoa não grata e o Centeno segue o mesmo caminho!!!!
    Já viram que os que em Portugal só fizeram merd… foram para lugares de destaque na União Europeia e na
    administração do FMI!!!
    Durão Barroso só fez merd… e foi para Presidente na União Europeia!!!!
    Victor Constâncio fugiu do Banco Portugal porque só fez merd… Depois foi para Vice-Presidente da Administração do FMI!!!!
    Agora Centeno, sou fez mesd. em Portugal e já está o caminho aberto para ir para a Director Administração do FMI!!!!
    O que se passa na Eunião Europeia???
    Esse três só fizeram merd.. e foram e são figuras de Destaque na União Europeia!!!!
    PESSOAS QUE DESTROEM O PAÍS E VÃO PARA LUGARES DE DESTAQUE NA EUNIÃO EUROPEIA?????
    AQUI Á GATO ESCONDIDO, COM O RABO DE FORA!!!!!
    VEM SALAZAR OU MARCELO CAETANO, ESTES GOVERNANTES SÓ TÊM ROUBADO O PAÍS E A DESTRUÍ-LO, VAMOS NO BOM CAMINHO PARA CAIR NO ABISMO…

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …