Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Olivier Hoslet / EPA

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir os potenciais sucessores à liderança.

Um desses sucessores pode mesmo ser o ministro das Finanças português, Mário Centeno, escreve o Politico. Fontes francesas afirmam ao site que é “pouco provável” que da reunião desta quarta-feira saia já “um candidato bem definido”, uma vez que têm até ao final de julho para encontrar o candidato ideal.

É quase certo é que a liderança do FMI continue nas mãos de um europeu, o 12.º na história da instituição, que cumpre este ano 74 anos.

Jeroen Dijsselbloem, ex-ministro das finanças holandês e antecessor de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, é apontado como favorito pelos funcionários da UE. Caso se confirme a escolha de Dijsselbloem, a liderança dos destinos do fundo poderá ficar nas mãos de uma figura de topo do período crítico da crise financeira na Zona Euro. Atualmente com 53 anos de idade, Dijsselbloem, assumiu a pasta das Finanças holandesas entre 2012 e 2017, tendo-se destacado em 2013 ao tornar-se presidente do Eurogrupo.

Há ainda nomes considerados “menos experientes” para a função.  Além de Mário Centeno, a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, e o antigo comissário europeu e presidente do banco central da Finlândia e antigo comissário europeu, Olli Rehn, são os restantes nomes que compõem as quatro possibilidades que serão analisadas na reunião em França.

Ainda que existam discussões preliminares no que diz respeito aos principais candidatos na reunião de ministros das Finanças do G7, cabe aos 24 membros da comissão executiva do FMI decidir sobre o futuro diretor-geral do Fundo.

Christine Lagarde vai deixar de ser diretora administrativa do FMI a 12 de setembro e apresentou a demissão depois de ser escolhida para líder do Banco Central Europeu (BCE). Apesar de não ser um processo imediato, depois de ter sido indicado o nome da francesa, será discutido e recomendado pelo Eurogrupo e de seguida aprovado pelo Conselho Europeu. Seguem-se as consultas ao Parlamento Europeu e ao conselho de governadores do BCE.

Christine Lagarde foi escolhida para suceder aos oito anos de Mario Draghi no mesmo dia em que o Conselho Europeu escolheu as próximas caras dos altos cargos da Europa. No entanto, a sua nomeação ainda deverá ser confirmada.

Caso a nomeação de Christine Lagarde se verifique, será a primeira líder feminina do BCE. A antiga ministra das Finanças, Indústria e Emprego francesa lidera o FMI desde 2011.

A hipótese colocada pelo Politico coloca Portugal com dois antigos ministros das Finanças na instituição. Vítor Gaspar é há cinco anos diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Perfeitamente natural.
    Um país inteiro com a mais alta carga fiscal de sempre a contribuir para os indicadores deste senhor. é natural que faça boa figura.

  2. O Vítor Constâncio depois do grande trabalho feito em Portugal também foi para Vice-Governador do BCE. E agora, a Ursula, que tem muitos contratos por explicar na Alemanha vai para a Comissão Europeia. E a condenada Christine Lagarde vai para Governadora do BCE. Podemos concluir que se fores mau ou tiveres cadastro estás lançado para um cargo algures no mundo.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …