Site de autenticação do Estado estará a partilhar dados pessoais com o Facebook

O site do sistema de autenticação do Estado – autenticacao.gov.pt – estará a partilhar informações pessoais de quem acede à página com o Facebook.

A denúncia foi feita pelo investigador João Pina no Twitter e confirmada pela revista Exame Informática que falou com um outro especialista na área, mas que não quis ser identificado.

O site tem integrado um kit de desenvolvimento de software (SDK) do Facebook que faz com que algumas informações dos visitantes do site sejam partilhadas com a rede social. De acordo com João Pina e a fonte ouvida pela Exame Informática, pelo menos o endereço de protocolo de Internet (IP) e a versão do browser do utilizador são partilhados com o Facebook.

“Sempre que vou a um site estou a dar certos dados. Agora, não tenho que dá-los a terceiros, que é o que está a acontecer aqui. Os meus dados estão a ir para terceiros. Ainda para mais o Facebook está no meio destas polémicas todas da privacidade de dados”, começa por defender João Pina. “Não há razão técnica que justifique estar a fazer isso”, acrescentou.

«A primeira coisa que o SDK do Facebook faz, quando o site é aberto, é introduzir um iframe dentro dessa página. Esse iframe contém uma ligação para o Facebook.com e a partir deste momento o Facebook sabe que, se a pessoa estiver autenticada no Facebook, está a aceder àquela página”, detalhou João Pina. No caso dos utilizadores com sessão iniciada na rede social, o Facebook consegue depois fazer uma correspondência com os restantes dados que já tem dessa pessoa.

Contudo, mesmo um utilizador que não tenha perfil no Facebook e aceda ao site, vai ter o endereço de IP e versão do browser partilhados com a rede social.

João Pina defende também que a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), instituto responsável pela modernização administrativa em Portugal e pelo site, está a registar o email que o utilizador tem associado ao Facebook.

A AMA, questionada com a situação, remeteu o “esclarecimento técnico” para a informação disponível no site da plataforma de autenticação do Estado. Na página é dito que “o autenticação.gov disponibiliza outros meios de autenticação, como a utilização de um user (Utilizador) e password (Palavra-Chave) ou das redes sociais, disponíveis em serviços onde apenas é relevante conhecer o e-mail do utilizador, como por exemplo subscrições de newsletter, recorrendo à incorporação de métodos e código destas redes sociais#.

Num separador de informação dedicado especificamente às redes sociais, a página diz que “não são enviados dados para as redes sociais, de acordo com as melhores práticas. Apenas é incorporado código das redes sociais no autenticação.gov, o qual pode ser usado caso o método de autenticação selecionado pelo utilizador seja através de uma rede social”.

João Pina diz ainda que o mesmo SDK está integrado no site do governo – portugal.gov.pt – e que ambas as páginas têm a plataforma de análise de dados Analytics da Google. João Pina, porém, vê maior gravidade na plataforma de SDK do Facebook pela associação que a rede social pode fazer do acesso ao site com outras informações que já tem dos utilizadores e pelos escândalos de privacidade que tem vivido nos últimos anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Portugal no seu melhor! No tempo do Estado Novo eram 3 F, agora são cinco, a saber:

    Fado, Futebol, Fátima, Fraude e Faceboock….

    • Faceboock?
      O que é isso?
      Deves andar a abusar da Super Bock!…
      .
      Relativamente à notícia, quem usa o Facebook não partilha já voluntariamente toda a sua triste vida com o mundo todo?
      Pois…

      • Também “não sei o que é” o Faceboock, se isto significa que não tenho/uso (nunca criei conta).

        Também te poderia responder “Super Bock, o que é isso?” pois o que tenho bebido, muito, é Ipa marca Saudade…

        Uma coisa é a voluntariedade, outra é se ser “papado”!

  2. E o que são as Redes Sociais para além de serem – literalmente – “redes de pesca”?
    De modo livre e ingénuo, os peixinhos vão-se arrumando dentro das redes… No dia em que “alguém” quiser levantar uma determinada “rede”, os peixinhos já estão todos lá dentro…. e entraram de livre e espontânea vontade, e, sem recurso a qualquer violência…
    De modo hábil e disfarçado, o retrato COMPLETO de cada cidadão já está a ser construído, pixel por pixel, e nós é que vamos dando todas essas informações, cantando e rindo… Este é o verdadeiro chip completo.
    A estas informações de comportamentos sociais, por cruzamento de dados, a inteligência artificial adiciona tudo: as compras que fazemos, os locais que frequentamos, a nossa completa identificação e até a impressão digital. Neste momento, nós já estamos todos chipados e os nossos dados estão armazenados “algures”…
    “Não há almoços gratuitos”… Bilderberg já pensou em tudo…
    Assinado: Maria da Maia

    • Maria, quer ver até onde vai o buraco do coelho? Procure: Facebook Insider Confesses All: Mark Zuckerberg’s a Fraud Used by the C I A
      E já em 2009, quando isso começou a ser utilizado em força em Portugal, esse pequeno grande pormenor já era conhecido, e avisei muitas pessoas, mas caiu em ouvidos moucos… Agora não se queixem.

RESPONDER

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio. Os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o Observador, …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …