Sindicato dos Médicos pede ao Governo responsabilidade em vez de propaganda

O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha, pediu ao Governo responsabilidade em vez de propaganda quanto ao plano de vacina contra a covid-19, alertando para a falta de capacidade dos centros de saúde para colocar em prática a vacinação.

À TSF, referiu no domingo que “numa situação em que nem sequer disponibilizaram vacinas da gripe” e quando os centros de saúde “estão sobre uma pressão imensa” e a precisar de acompanhar os doentes, “estamos a ser muito otimistas” ao afirmar que é possível vacinar “três, quatro ou nove milhões de pessoas”.

“Estou farto que este Governo seja não só otimista, mas esteja irresponsavelmente a pensar na questão da propaganda”, apontou, criticando a opção do executivo de tirar “três mil médicos dos cuidados de saúde primários para fazer telefonemas e estar nas áreas dedicadas à covid-19”.

“Sabemos que outros países com muito maiores meios e capacidades de organização já estão a fazer centros de vacinação e a colocar as Forças Armadas na logística”, sublinhou, acrescentando: “Temo este desenrascanço nacional, não vai ser bom sinal para a vacinação”.

Criticou ainda o decreto-lei sobre as compensações para profissionais de Saúde, defendendo que os critérios são restritivos e abrangem só 10 mil dos 130 mil trabalhadores. O Governo “não só contraria o que o SIM entendia que era a interpretação de a todos os profissionais” como aplicou critérios “altamente restritivos” e “cumulativos”.

O Governo, continuou o responsável, deveria “por a mão na consciência” e assumir que não tem condições “para cumprir o que o Parlamento ordenou”. O Parlamento decidiu compensar os profissionais de Saúde em dias de férias e compensar os salários durante o estado de emergência.

Esta é uma situação de “desconsideração perante os profissionais de saúde”, afirmou ainda Roque da Cunha, considerando: “É mais uma atitude que registamos, mas os portugueses podem contar connosco”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

      • A sério que não percebeste que muitos destes “médicos” estão muito preocupados mas é com o “privado” e não com o SNS??
        Engraçado também é o SIM fazer de conta que está preocupado com os outros “profissionais de saúde”!…

RESPONDER

Moedas assume: "Tenho de lutar muito nesta fase em Lisboa"

Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos à Câmara Municipal de Lisboa, entregou esta segunda-feira as listas dos candidatos aos órgãos autárquicos. O cabeça de lista da coligação Novos Tempos à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, …

Auto-agendamento para jovens de 16 e 17 anos já está disponível

O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. A possibilidade de os jovens a partir dos 16 …

Jacobs, o americano 100% italiano que quase não fala inglês

O atleta mais rápido nos Jogos Olímpicos foi Marcell Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos da América mas viveu (quase) sempre em Itália. Lamont Marcell Jacobs Jr. não estava entre os maiores favoritos à conquista da …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O canoísta português Fernando Pimenta, que hoje conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, admitiu ter cumprido “um dos sonhos”, mas “faltou o outro, de ser campeão olímpico”. Fernando Pimenta, de 31 anos, que …

Afinal, altos níveis de testosterona não resultam em homens mais bem-sucedidos

Anteriormente, vários estudos relacionaram níveis elevados de testosterona ao sucesso socioeconómico. Contudo, uma ligação é diferente de uma causa e uma pesquisa sugere que este fator pode ser menos importante. Ao contrário do que se concluiu …

A rotação da Terra está a diminuir (e essa pode ser a razão pela qual vamos ter sempre oxigénio)

Desde a sua formação, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a rotação da Terra tem vindo a diminuir gradualmente e, como resultado, os seus dias têm-se tornado progressivamente mais longos. Segundo o site Science …

Afinal, os misteriosos reflexos no polo sul de Marte não são lagos

A descoberta de lagos nas profundezas abaixo da calota de gelo no polo sul de Marte foi feita utilizando um instrumento de radar a bordo do orbital Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). Mas, …

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …