/

Sindicato insiste: há mesmo uma lista VIP na ASAE

3

Mário Cruz / Lusa

-

O presidente da Associação Sindical dos Funcionários da ASAE disse à Lusa que da reunião desta quinta-feira com o ministro da Economia, sobre a suposta lista VIP no setor, “não resultou absolutamente nada de significativo”.

O ministro António Pires de Lima tinha considerado “positivo” o encontro, embora não lhe tivessem sido apresentadas provas sobre uma alegada lista VIP.

O presidente da ASF-ASAE, Albuquerque do Amaral, especificou à Lusa que os representantes sindicais “reafirmaram na totalidade as afirmações” que fizeram.

O ministro disse que eram insinuações, dissemos que eram verdade“, acentuou.

Albuquerque do Amaral acrescentou também que, no encontro de hoje, “houve um assumir da reunião que houve na secretaria de Estado, promovida pelo secretário de Estado, entre quadros da ASAE e o agente económico” em causa, na base do levantamento das suspeitas.

Pires de Lima “achou que foi uma boa iniciativa mas nós achamos que não”, acrescentou.

Independentemente da legitimidade desta reunião, entre quadros da ASAE e o agente económico, Albuquerque do Amaral considerou que “a haver, a haver, deveria ser na ASAE”.

Na terça-feira, a ASF-ASAE denunciou situações em que os inspetores foram proibidos de inspecionar determinados agentes económicos e em que as brigadas receberam ordens para abandonar os locais que estavam a fiscalizar.

Para a associação, este tipo de situações levanta uma questão: “Estaremos em abstrato perante uma lista VIP da Inspeção Económica“.

Logo neste mesmo dia, o Ministério da Economia rejeitou as alegações, ao considerar ser “absolutamente falsa” a existência de uma “lista VIP” da inspeção económica e recusar as acusações feitas pelo sindicato da ASAE de ter sido proibida a fiscalização a determinados agentes económicos.

Por junto, o dirigente sindical considerou que “o que está em causa é o que o ministro sentiu a imagem em causa” e que “há um desculpabilizar do ministro” e uma procura de identificar os inspetores da ASAE como “os maus da fita”.

/Lusa

3 Comments

  1. Aposto que o Continente deve ser o 1 na lista. O de B…. só foi inspeccionado 1 vez e foi a 1 local específico e durou pouco tempo claro!

  2. Há dois dias eu disse: nas finanças também não havia lista VIP. Será que temos outro Paulo Núncio na economia?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.