Shutdown do Governo norte-americano custou mais do que o muro de Trump

Contas feitas, o encerramento do Governo norte-americano custou mais do que o muro idealizado por Donald Trump. Segundo os cálculos da S&P Global Ratings, a economia dos Estados Unidos sofreu perdas de, pelo menos, 6 mil milhões de dólares durante o shutdown mais logo da história política do país.

Os números, avançados pela CBS News, dão conta que estas perdas superam em 300 milhões os fundos solicitados pelo Presidente dos Estados Unidos para a construção do muro fronteiriço com o México. Em dezembro, o presidente pediu 5,7 mil milhões de dólares para criar a infraestrutura, valor que os congressistas do Partido Democrata se recusaram a aceitar.

Nesta sexta-feira, Trump e o Senado assinaram um acordo temporário para acabar com a paralisação do governo após 35 dias. O acordo permitirá que o governo reabra até 15 de fevereiro, enquanto as negociações sobre o financiamento do exigido por Trump continuam a decorrer.

O shutdown deixou cerca de 800 mil funcionários públicos sem salários e suspendeu o trabalho de vários departamentos federais. Durante o seu discurso deste sexta-feira, o Presidente declarou que garantirá que “todos os funcionários recebam seu pagamento retroativo o mais rápido possível”.

Esta paralisação é mais longa da história política dos Estados Unidos, tendo ultrapassado o recorde de 21 dias estabelecido durante a presidência de Bill Clinton, em janeiro de 1996.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

      • errado cara Ana, os democratas não cedem o trump já cedeu e deu mais do que eles pediam nomeadamente nos Dreamers e mesmo assim nada. também foram os republicanos que tentaram pagar aos funcionarios apesar de estarem em shutdown e os democratas rejeitaram também essa proposta. Finalmente muitos democratas foram de “férias” num meio de um shutdown angariar dinheiro para campanhas. Não veja só CNN e MSNBC. Neste momento os funcionários públicos não recebem por causa dos democratas porque dar dinheiro para o “muro, barreira” ou como quiser chamar é uma perda politica para eles. Finalmente não sei se este comentário passa no Crivo.

        • Figueiredo,
          Nada do que você diz está correto. Mas é normal que o presidente mais mentiroso da história tenha quem o defenda da mesma maneira.

          Incrível como a maior derrota política de recente memória tenta ser lavada com factos “alternativos”. Enfim, se ele não fosse tão narcisista, vigarista e (infelizmente) pouco inteligente, as poucas, mas boas, ideias dele teriam muito mais sucesso.

          Goodbye wall, hello impeachment???

          • Araujo, nada do que você diz está correto. Isso é o que as suas fontes não lhe dizem. Não convém que as pessoas saibam…
            Agora lhe digo, Trump é o Presidente menos corrompido na História dos EUA.
            Ele não se deixa vender, ao contrário dos demoncratas, cheios de dinheiro SUJO. Esse é um dos motivos que os deixa com raiva dele. Aquela Fundação da Clinton muito sombria, devia ser passada a pente fino!

          • Caro Araujo, não se cinja só a parte dos fatos da CNN e da MSNBC, veja também a FOX por exemplo(não são considerados “alternativos”). A maior derrota politica teve a agora a teresa may com o brexit, não está a ser esta. e com este impasse, mesmo que o trump ceda a 100% tenho quase a certeza que será reeleito porque não vejo uma alternativa viável dos democratas, não vai ser a “india”, a Hilary (ainda hoje saiu mais uma notícia que deve se candidatar) e nem por exemplo a ocasio cortez (poderia ser a que causaria mais mossa ao trump). Relativamente a chamar ao trump pouco inteligente, vejo que deve ser um sobredotado, porque se ele fosse assim tão incompetente não tinha o património que tem (não me venha com a historia que é do pai porque ele manteve e subiu a fortuna do pai) e você deve ter o triplo que ele tem.

  1. o engraçado é que esta birrinha dos democratas amigos do kkk é completamente cinica e hipócrita qd até o seu querido Obama andava a construir o muro e antes deles os outros potus.

    • Já o Clinton também queria o muro e ninguém fez alarido deste… É só hipócritas.
      Ó vigia, já leste por aí sobre o whistleblower ex-democrata Jeffrey Peterson que diz que os democratas não aceitam o acordo do muro de maneira nenhuma porque sob a influência da máfia mexicana?

  2. Quantos não terão ficado “lisos” pois foram 2 meses sem o ordenado e os Américas recebem aos 15 dias e á semana e para tal pediram empréstimos com período de carência que os bancos sendo funcionários públicos prontamente emprestaram e agora começam a cobrar com juros mais altos?

    Acho que houve aqui um grande esquema bancário/Trumpário
    O trump tem algum banco?

RESPONDER

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …