Shutdown do Governo norte-americano custou mais do que o muro de Trump

Contas feitas, o encerramento do Governo norte-americano custou mais do que o muro idealizado por Donald Trump. Segundo os cálculos da S&P Global Ratings, a economia dos Estados Unidos sofreu perdas de, pelo menos, 6 mil milhões de dólares durante o shutdown mais logo da história política do país.

Os números, avançados pela CBS News, dão conta que estas perdas superam em 300 milhões os fundos solicitados pelo Presidente dos Estados Unidos para a construção do muro fronteiriço com o México. Em dezembro, o presidente pediu 5,7 mil milhões de dólares para criar a infraestrutura, valor que os congressistas do Partido Democrata se recusaram a aceitar.

Nesta sexta-feira, Trump e o Senado assinaram um acordo temporário para acabar com a paralisação do governo após 35 dias. O acordo permitirá que o governo reabra até 15 de fevereiro, enquanto as negociações sobre o financiamento do exigido por Trump continuam a decorrer.

O shutdown deixou cerca de 800 mil funcionários públicos sem salários e suspendeu o trabalho de vários departamentos federais. Durante o seu discurso deste sexta-feira, o Presidente declarou que garantirá que “todos os funcionários recebam seu pagamento retroativo o mais rápido possível”.

Esta paralisação é mais longa da história política dos Estados Unidos, tendo ultrapassado o recorde de 21 dias estabelecido durante a presidência de Bill Clinton, em janeiro de 1996.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

      • errado cara Ana, os democratas não cedem o trump já cedeu e deu mais do que eles pediam nomeadamente nos Dreamers e mesmo assim nada. também foram os republicanos que tentaram pagar aos funcionarios apesar de estarem em shutdown e os democratas rejeitaram também essa proposta. Finalmente muitos democratas foram de “férias” num meio de um shutdown angariar dinheiro para campanhas. Não veja só CNN e MSNBC. Neste momento os funcionários públicos não recebem por causa dos democratas porque dar dinheiro para o “muro, barreira” ou como quiser chamar é uma perda politica para eles. Finalmente não sei se este comentário passa no Crivo.

        • Figueiredo,
          Nada do que você diz está correto. Mas é normal que o presidente mais mentiroso da história tenha quem o defenda da mesma maneira.

          Incrível como a maior derrota política de recente memória tenta ser lavada com factos “alternativos”. Enfim, se ele não fosse tão narcisista, vigarista e (infelizmente) pouco inteligente, as poucas, mas boas, ideias dele teriam muito mais sucesso.

          Goodbye wall, hello impeachment???

          • Araujo, nada do que você diz está correto. Isso é o que as suas fontes não lhe dizem. Não convém que as pessoas saibam…
            Agora lhe digo, Trump é o Presidente menos corrompido na História dos EUA.
            Ele não se deixa vender, ao contrário dos demoncratas, cheios de dinheiro SUJO. Esse é um dos motivos que os deixa com raiva dele. Aquela Fundação da Clinton muito sombria, devia ser passada a pente fino!

          • Caro Araujo, não se cinja só a parte dos fatos da CNN e da MSNBC, veja também a FOX por exemplo(não são considerados “alternativos”). A maior derrota politica teve a agora a teresa may com o brexit, não está a ser esta. e com este impasse, mesmo que o trump ceda a 100% tenho quase a certeza que será reeleito porque não vejo uma alternativa viável dos democratas, não vai ser a “india”, a Hilary (ainda hoje saiu mais uma notícia que deve se candidatar) e nem por exemplo a ocasio cortez (poderia ser a que causaria mais mossa ao trump). Relativamente a chamar ao trump pouco inteligente, vejo que deve ser um sobredotado, porque se ele fosse assim tão incompetente não tinha o património que tem (não me venha com a historia que é do pai porque ele manteve e subiu a fortuna do pai) e você deve ter o triplo que ele tem.

  1. o engraçado é que esta birrinha dos democratas amigos do kkk é completamente cinica e hipócrita qd até o seu querido Obama andava a construir o muro e antes deles os outros potus.

    • Já o Clinton também queria o muro e ninguém fez alarido deste… É só hipócritas.
      Ó vigia, já leste por aí sobre o whistleblower ex-democrata Jeffrey Peterson que diz que os democratas não aceitam o acordo do muro de maneira nenhuma porque sob a influência da máfia mexicana?

  2. Quantos não terão ficado “lisos” pois foram 2 meses sem o ordenado e os Américas recebem aos 15 dias e á semana e para tal pediram empréstimos com período de carência que os bancos sendo funcionários públicos prontamente emprestaram e agora começam a cobrar com juros mais altos?

    Acho que houve aqui um grande esquema bancário/Trumpário
    O trump tem algum banco?

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …