Na quarta semana de shutdown, funcionários já recorrem a bancos alimentares

Michael Reynolds / EPA

A Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los depois

O shutdown mantém-se nos Estados Unidos e já é o mais longo da história do país. Alguns funcionários do Governo federal deixaram de receber salário e estão a recorrer a bancos alimentares.

A birra de Donald Trump continua e parece não ter fim à vista. O financiamento para o muro não recebe luz verde do Congresso, por isso mantém-se no shutdown nos Estados Unidos, que, à quarta semana, começa a revelar as feridas cada vez mais salientes da paralisação parcial do Governo norte-americano.

Uma reportagem da CNN, publicada esta quinta-feira, dá conta de que cerca de 800 mil funcionários do Governo federal estão a ser duramente afetados por este bloqueio. Apesar de continuarem a trabalhar, deixaram de receber salário. Desesperados, muitos deles começaram a recorrer a bancos alimentares para continuarem a alimentar a sua família.

O que a quarta semana de shutdown parece trazer de novo são as inúmeras chamadas para agências por parte de trabalhadores ansiosos e completamente perdidos. As agências estão a colocar em marcha um plano para conseguir dar resposta às novas exigências alimentares, mas algumas delas estão já a atingir o limite.

A estação televisiva norte-americana dá o exemplo do banco alimentar do Catholic Community Services of Northern Utah que foi surpreendido com mais de 280 funcionários federais a pedir ajuda, duplicando a procura habitual. Algumas instituições já consideram a hipótese de reduzir a dose nos sacos para a solidariedade chegar a todos.

A CNN dá ainda outro exemplo. Sob o mote “buy now, pay later”, a Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los mais tarde.

Este é já o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos e as consequências parecem agravar a cada dia que passa. Donald Trump está intransigente em relação ao muro que vai separar os Estados Unidos e o México, exigindo os cinco mil milhões de euros para o construir. Por seu turno, os congressistas democratas negam.

A paralisação parcial mantém-se e, com ela, cresce a dúvida dos trabalhadores do Governo federal, que não sabem se o sol brilhará amanhã.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …