Na quarta semana de shutdown, funcionários já recorrem a bancos alimentares

Michael Reynolds / EPA

A Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los depois

O shutdown mantém-se nos Estados Unidos e já é o mais longo da história do país. Alguns funcionários do Governo federal deixaram de receber salário e estão a recorrer a bancos alimentares.

A birra de Donald Trump continua e parece não ter fim à vista. O financiamento para o muro não recebe luz verde do Congresso, por isso mantém-se no shutdown nos Estados Unidos, que, à quarta semana, começa a revelar as feridas cada vez mais salientes da paralisação parcial do Governo norte-americano.

Uma reportagem da CNN, publicada esta quinta-feira, dá conta de que cerca de 800 mil funcionários do Governo federal estão a ser duramente afetados por este bloqueio. Apesar de continuarem a trabalhar, deixaram de receber salário. Desesperados, muitos deles começaram a recorrer a bancos alimentares para continuarem a alimentar a sua família.

O que a quarta semana de shutdown parece trazer de novo são as inúmeras chamadas para agências por parte de trabalhadores ansiosos e completamente perdidos. As agências estão a colocar em marcha um plano para conseguir dar resposta às novas exigências alimentares, mas algumas delas estão já a atingir o limite.

A estação televisiva norte-americana dá o exemplo do banco alimentar do Catholic Community Services of Northern Utah que foi surpreendido com mais de 280 funcionários federais a pedir ajuda, duplicando a procura habitual. Algumas instituições já consideram a hipótese de reduzir a dose nos sacos para a solidariedade chegar a todos.

A CNN dá ainda outro exemplo. Sob o mote “buy now, pay later”, a Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los mais tarde.

Este é já o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos e as consequências parecem agravar a cada dia que passa. Donald Trump está intransigente em relação ao muro que vai separar os Estados Unidos e o México, exigindo os cinco mil milhões de euros para o construir. Por seu turno, os congressistas democratas negam.

A paralisação parcial mantém-se e, com ela, cresce a dúvida dos trabalhadores do Governo federal, que não sabem se o sol brilhará amanhã.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …