Na quarta semana de shutdown, funcionários já recorrem a bancos alimentares

Michael Reynolds / EPA

A Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los depois

O shutdown mantém-se nos Estados Unidos e já é o mais longo da história do país. Alguns funcionários do Governo federal deixaram de receber salário e estão a recorrer a bancos alimentares.

A birra de Donald Trump continua e parece não ter fim à vista. O financiamento para o muro não recebe luz verde do Congresso, por isso mantém-se no shutdown nos Estados Unidos, que, à quarta semana, começa a revelar as feridas cada vez mais salientes da paralisação parcial do Governo norte-americano.

Uma reportagem da CNN, publicada esta quinta-feira, dá conta de que cerca de 800 mil funcionários do Governo federal estão a ser duramente afetados por este bloqueio. Apesar de continuarem a trabalhar, deixaram de receber salário. Desesperados, muitos deles começaram a recorrer a bancos alimentares para continuarem a alimentar a sua família.

O que a quarta semana de shutdown parece trazer de novo são as inúmeras chamadas para agências por parte de trabalhadores ansiosos e completamente perdidos. As agências estão a colocar em marcha um plano para conseguir dar resposta às novas exigências alimentares, mas algumas delas estão já a atingir o limite.

A estação televisiva norte-americana dá o exemplo do banco alimentar do Catholic Community Services of Northern Utah que foi surpreendido com mais de 280 funcionários federais a pedir ajuda, duplicando a procura habitual. Algumas instituições já consideram a hipótese de reduzir a dose nos sacos para a solidariedade chegar a todos.

A CNN dá ainda outro exemplo. Sob o mote “buy now, pay later”, a Kraft abriu uma loja onde permite aos funcionários do Governo federal comprarem bens e pagá-los mais tarde.

Este é já o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos e as consequências parecem agravar a cada dia que passa. Donald Trump está intransigente em relação ao muro que vai separar os Estados Unidos e o México, exigindo os cinco mil milhões de euros para o construir. Por seu turno, os congressistas democratas negam.

A paralisação parcial mantém-se e, com ela, cresce a dúvida dos trabalhadores do Governo federal, que não sabem se o sol brilhará amanhã.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …