Sete anos de prisão para polícia de Chicago que matou jovem negro com 16 tiros

Antonio Perez / Pool / EPA

O polícia de Chicago que matou um jovem negro, em Illinois, em 2014, foi condenado na sexta-feira a sete anos de prisão, anunciaram as autoridades.

Protestos em Ferguson

Jason Van Dyke matou Laquan McDonald na noite de 20 de outubro de 2014, depois de disparar 16 vezes sobre o jovem de 17 anos. O caso, tornado público um ano depois, desencadeou vários debates sobre racismo e conduta policial nos EUA.

Advogados de ambos os lados concordaram que o ex-polícia, agora com 40 anos, poderá ser libertado em menos de três anos e meio por bom comportamento na cadeia.

De acordo com a agência Associated Press, a família do jovem lamentou a pena “muito leve” imposta a Van Dyke, uma sentença que, consideram, “reduz a vida” de Laquan McDonald “a um cidadão de segunda classe”.

Em outubro do ano passado, depois de dois dias de deliberação, o júri decidiu que o polícia Jason Van Dyke que deveria ser condenado por homicídio em segundo grau.

Se fosse condenado por homicídio em primeiro grau, a pena do agente variava entre 45 anos e prisão perpétua. Com a sentença por homicídio em segundo grau, Van Dyke arrisca até 20 anos de prisão.

O polícia de Chicago também foi considerado culpado de 16 crimes de agressão agravada com uma arma de fogo, que implica uma sentença mínima obrigatória de seis a 30 anos. Porém, foi considerado inocente do crime de má conduta oficial.

Apesar do caso remontar a 2014, o vídeo que serviu de prova aos juízes só foi divulgado pelas autoridades municipais mais de um ano depois. Imagens “violentas e arrepiantes”, nas palavras dos juízes, que despoletaram protestos no país.

No vídeo, filmado pela câmara de bordo do carro patrulha, vê-se o adolescente cair no chão depois de ter sido alvejado, aparentemente incapacitado, e o agente a continuar a disparar tiro atrás de tiro sobre o seu corpo.

Em 2017, três agentes da polícia de Chicago foram acusados de mentir e conspirar para encobrir este assassínio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal ainda há alguma justiça nos EUA onde frequentemente a polícia limpa o sebo a um qualquer inocente desarmado e não acontece nada!…

RESPONDER

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …