Sérgio Sousa Pinto demite-se em desacordo com António Costa

Sérgio Sousa Pinto - Deputado PS

O deputado Sérgio Sousa Pinto demitiu-se do Secretariado Nacional do PS neste sábado – um “bater com a porta” que acontece após a derrota do PS nas eleições legislativas e alegadamente motivado pela discordância com a estratégia de António Costa.

A estratégia de António Costa, que já recusou a ideia de formação de um Bloco Central com o PSD e está a jogar à Esquerda e à Direita nas negociações para a formação do próximo governo, parece não estar a colher unanimidade no seio do PS.

Depois da derrota do PS nas eleições legislativas, surgiram movimentações dentro do partido, visando a “queda” de António Costa, que decidiu não se demitir do cargo de líder dos socialistas.

O Diário de Notícias dá agora conta da saída de Sérgio Sousa Pinto do Secretariado Nacional do PS, por “discordar da linha política do partido estabelecida após as eleições”.

Sérgio Sousa Pinto tem sido crítico da forma como António Costa está a conduzir as negociações de acordos à esquerda para conseguir uma maioria estável no Parlamento.

O jornal adianta que o deputado socialista apresentará “explicações mais detalhadas” na próxima reunião da Comissão Política Nacional do PS, que está marcada para a próxima terça-feira.

O histórico líder da Juventude Socialista, que presidiu à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, é a primeira “baixa” dos socialistas na sequência do resultado das eleições de 4 de Outubro.

ZAP

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Coragem que faltou e falta a muitos outros…
    Os 44% de Manuel Serra no 1º Congresso “socialistas e camaradas”; “Lomianuuos”, Emaudio, Fax Macau, Fundação sem sindicância documental e cedência pela câmara de J.Soares do edifício na Pç da Assembleia da República; a sombra do melhor de todos os socialistas Salgado Zenha; 20 anos depois daquele Abril, os “fundos desviados” por Carlos Andréz Perez;PS permanece condicionado pela psicose do golpismo interno; M.Neg.Est. e a angariação de fundos por esse mundo fora (Escandinavia, Holanda, Alemanha…; Francisco Ramos da Costa; Rupert Murdoch, Silvio Berlusconi, Robert Maxwell, Stanley Ho!?!; As denúncias do estado Angolano – Diamantes!?!; Rui Mateus (ex-companheiro de partido de Mário Soares) e “D.Quixote” (27.JAN 1996) o livro (30 M exemplares) que desapareceu e a editora que não o reedita “Contos Proibidos – Memórias de Um PS Desconhecido” é um dos livros riscados pela república – Há algum tempo atrás era possível aceder a tal livro em formato *.pdf … Desapareceu, mas intermitentemente volta a aparecer! Ninguém sabe do Rui Mateus… “Auto excluiu-se” dizem!

  2. Era previsivel que isto acontecesse dada a política suicida de Costa, que só parece estar a salvar a sua face. Seria mais sensato AC demitir-se agora do que depois desta chachada toda. Venha o Assis!

    • António José Seguro “ganhou” em toda a linha aos golpistas. Foi dos Secretários Gerais mais credível… Onde param os responsáveis golpistas? O A.Costa foi o peão para esta fogueira!
      Venha ANTÓNIO VITORINO para uma varridela de fundo… Acabar com as “seitas”… Ahh atira-lhes umas “perolasinhas” Fátima Felgueiras…

  3. É a Esquerda-Caviar do PS a amuar com António Costa. Malta que gosta de piscar à Esquerda e virar à Direita. É bom mesmo que esta atitude de Costa assumidamente Esquerda, ajude a filtrar as maçãs podres do PS.

    PS é Partido Socialista. Lá porque o desaparecimento da extrema direita do espectro político nacional levou ao desvio para a direita de quase todos os partidos, isso não quer dizer que o Socialismo agora se deva identificar com posturas neo-liberais.
    Já os dois partidos ditos Sociais Democratas agirem como neo-liberais, a desbaratar o sector público, é suficientemente grave… Ainda termos membros do PS a fazer olhinhos a essa família política… Era o que faltava.

    Nota: Eu nem sou Socialista. Sou Geoista/Georgista e identifico-me mais com o MPT do que com qualquer outra força política nacional. Mas as coisas têm de ser vistas com objectividade e isenção.

    Queres bazar Sousa Pinto? Bye bye, Maria Ivone!

    • “assumidamente de esquerda”? Um partido de marionetas de “mãozinha” a marionetas”?
      Lá no fundo ainda acreditas no Padre Américo! Pareces muito entusiasmado!
      …Com isenção e objectividade pá!

      • Caro Viés… Eu tenho uma certa dificuldade em ler o que o V.Exa escreve. Articula com dificuldade e tem sérios problemas de sintaxe e gramática. Faça por favor um esforço para falar claro.

  4. Se costa vira à esq demite se ssp se vira à dta demite se eventualmente João Soares afinal que partido é este? Dai a tese de 2 partidos da mm área com 1 a mais

  5. Fiquei estupefacto com esta demissão. Um homem que me demonstrou ser sempre dos mais progressistas do partido. Foi ele que revolucionou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, foi ele que mais trabalhou para que fosse legalizado o aborto e agora vem demonstrar que está à direita. Fico triste de lhe dizer, mas andou-me enganar estes anos todos, mas penso que não sou o único. Infim um desilusão. Demita-se tb deputado. Mas preferia mais que reconsiderasse essa decisão. Um abraço

    • Trata-se claramente de uma demissão pela descoberta de podres que vão além do que alguns tinham noção. No entanto vão se informando diretamente através militantes do PS e descubram como o PS se tornou e se transparece como “P”artido “S”ituacionista.

  6. Não me digam que foi este kabrrão que foi do berloque para o PS para casar os gays. Eu como ligo pouco a essa escumalha política, perco pouco tempo com eles. A ser verdade, o gajo também deve levar na anilha, como o quaintanilha. Depois promover o aborto, que ainda era o menos. O pior é as mulheres que abortam terem as mesmas ou mais regalias que quem cria um filho. Nem taxas moderadoras pagavam porque não tinha dinheiro, certamente. Dinheiro para essas taxas tem qualquer pobretana que adoece sem querer e se não tiver que vá ver dele. Mas que grande corja de FDP está metida nesse grupelho chamado ps!!

  7. “…vem demonstrar que está à dirª? Se tivesse direito a por a boca no trombone imagino o exercício democrático nas reuniões deliberativas do PS. Faz-me lembrar qdo todos apoiaram no 2º mandato um candidato às presidenciais e o marocas auto suspendeu o cargo de secret. geral amuado!

  8. O deputado Sérgio Sousa Pinto, tomou uma atitude de coragem; demitiu-se do Secretariado do Partido, ou seja, criou um facto político interno ao PS, como tantos outros ultimamente. Sou um simples militante de base, que nem sempre estou de acordo, mas manifesto-me internamente, nos locais próprios. Mesmo com o relevo e capacidade para o desempenho dos cargos que tem desempenhado, não concordo com a sua posição. Se não concorda e quer mostrar coragem e maturidade nas suas posições, demite-se dos cargos que ocupa como elemento do PS e do próprio partido. O Sr. veio da jota, mas já é crescido… Agora, essas facadinhas, mesmo achando que o governo com a esquerda, que sempre nos atacou, seja perigosa, acho que o António Costa está a ouvir os intervenientes e com alguma estratégia definida, para uma boa decisão final. Acredito nessa capacidade do António Costa!

  9. Hasta la vista baby! Já quando andavas na FDL eras um vira casacas!
    Após uma ferrenha luta contra as propinas no ensino superior quando o Psd era Governo, bastou o Ps chegar ao poder e vê-lo dar uma volta de 180º e apoiar a 100% tudo o que o Governo Ps passou a propor para a ensino superior, inclusive o pagamento de propina! Percebi logo que iria longe, atenta a falta de coerência…!

  10. Agora só falta votar a favor da PAF e convencer mais 8 a fazer o mesmo, para depois ver-mos o AC de malas feitas e ter-mos finalmente de novo o PS de sempre…

RESPONDER

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …