Padre morto em ataque jihadista em igreja francesa

-

Dois homens armados fizeram esta manhã vários reféns numa igreja perto de Rouen, no norte de França. Um padre foi morto e os assaltantes foram neutralizados pela polícia.

Segundo a BBC, que cita a imprensa francesa, os dois homens, armados com facas, entraram na igreja de Saint-Etienne de Rouvray, no norte de França, e fizeram vários reféns.

Entre os reféns estava um padre, a única vítima mortal do sequestro, duas freiras e alguns fiéis.

Em comunicado, o arcebispado de Rouen confirmou a morte do padre, Jacques Hamel, de 84 anos.

O presidente François Hollande confirmou que se tratou de um ato terrorista e que os dois homens disseram agir em nome do Estado Islâmico.

Segundo o jornal alemão Bild, a organização terrorista já reivindicou o ataque.

Agentes do corpo de elite da Brigada de Investigação e Intervenção da polícia estiveram no local para tentar pôr fim ao sequestro, que começou entre as 09h00 e as 09h30 da manhã.

A área foi interdita e a polícia pediu aos moradores para se afastarem daquela zona. Neste momento, estão a vasculhar a igreja e a tentar perceber se há explosivos no seu interior.

Os dois assaltantes foram abatidos pelas autoridades, confirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henri Brandet, que acrescentou ainda que um dos feridos está em estado crítico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bem, o problema entrou na europa com toda a força.
    A questão agora é, o que vão fazer os governos para eliminar esta violência?
    Vão censurar as notícias sobre estes crimes, sim porque se tratam de crimes, como algum defendem? Não se esqueçam, se começarem a censurar estas notícias, brevemente a censura poderá passar a outros níveis.
    Alguém aceita passar a viver em sobressalto, sem saber se um maluco lhe vai cortar o pescoço, porque somos europeus?
    Alguém aceita viver com esta insegurança?
    Os fanatismos são todos perigosos, sejam eles políticos ou religiosos, mas situações extremas requerem medidas extremas…

  2. Ok, pelo menos não são só os judeus. Assim talvez se comece a pensar melhor no porquê disto tudo antes que eles larguem as facas e passem para as NUKEs…

  3. Isto é o Islamismo na sua genuinidade, por muito que isto custe à nossa sociedade multicultural. Aconselho a leitura de alguns livros escritos em primeira pessoa, não são estudos, são testemunhos: O véu rasgado; o preço a pagar por me tornar cristão; rosto queimado, e outros que existem no mercado livreiro.
    É só ler

  4. A Europa está a ser degolada dia após dia, resta agora saber se os europeus estarão dispostos a morrer inertes desta maneira com a complacência dos governantes atuais ou se estes decidem mudar de rumo ou se optam por ficar à espera que lhe apontem outras funções.

  5. O islamismo é diferente das outras religiões, tendo surgido para apagar e substituir pela força toda e qualquer religião, incluindo o ateismo (só ha 2 caminhos, conversão ou morte), ao contrario da biblia, o corão não tem interpretação, é o que lá está escrito e pronto, sendo que a versão horrorosa e violenta de Medina abrroga a versão (ou suratas) pacifica e tolerante de Meca.
    Mais, o Islão é um aniquilidor e inimigo de civilizações;
    – Os muçulmanos invadiram a Persia (Irão) (Kalid a espada de allá) e fizeram autenticos genocidios, apagando a civilização evoluida persa, (aquemenida) substituindo-a pelo atrasado do Islão.
    – Os muçulmanos invadiram a India e aniquilaram quase a civilização HIndu; foram tão violentos e separatistas que a India dividiu-se em Paquistão e Bangladesh para os Muçulmanos convertidos a fio de espada e a actual India também já infestada de muçulmanos, mas predominando ainda a civilização Hindu.
    – A indonesia era um reino budista, eis que chega um pregador muçulmano, engana nessa mentira chamada islão os indonesios e converte esse pais num pais muçulmano e os reis que acolheram esse pregador islamico tiveram que fugir para salvar a vida e aí, o islão apagou os vestigios da civilização budista, aniquilando esta.
    – O afeganistão já foi budista, eis que chega o islão, aniquila a civilização budista e recentemente até destruiram os budas de pedra, patrimonio da humanidade;
    – Tal como a destruição dos budas de pedra, o islão arrasa igrejas, sinagogas, cemiterios, mausoleus (veja-se tumbuktu no Mali) e como tal é um aniquilador da história e Arqueologia;
    – O islão tem por objectivo aniquilar o judaismo (pois esta comprova a mentira e barbárie do Islão: Porque razão maomé em Meca num dia degolou 800 judeus, roubou-lhes os seus bens, possuiu as suas mulheres como cuncubinas, porque? Ou os judeus são bestas (não me parece) ou ele era um demónio; a história inclina-se para o segundo adjectivo e isso deitará por terra o islamismo um dia, que é construido numa mentira e cujo seu maior inimigo é a verdade. Um dia o mundo perceberá claramente esse engano.
    – Só me resta concluir que o islão é um verdadeiro inimigo da raça humana, apagando os seus costumes e história locais e impondo a sua mentira criada por maomé.

RESPONDER

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …