Padre morto em ataque jihadista em igreja francesa

-

Dois homens armados fizeram esta manhã vários reféns numa igreja perto de Rouen, no norte de França. Um padre foi morto e os assaltantes foram neutralizados pela polícia.

Segundo a BBC, que cita a imprensa francesa, os dois homens, armados com facas, entraram na igreja de Saint-Etienne de Rouvray, no norte de França, e fizeram vários reféns.

Entre os reféns estava um padre, a única vítima mortal do sequestro, duas freiras e alguns fiéis.

Em comunicado, o arcebispado de Rouen confirmou a morte do padre, Jacques Hamel, de 84 anos.

O presidente François Hollande confirmou que se tratou de um ato terrorista e que os dois homens disseram agir em nome do Estado Islâmico.

Segundo o jornal alemão Bild, a organização terrorista já reivindicou o ataque.

Agentes do corpo de elite da Brigada de Investigação e Intervenção da polícia estiveram no local para tentar pôr fim ao sequestro, que começou entre as 09h00 e as 09h30 da manhã.

A área foi interdita e a polícia pediu aos moradores para se afastarem daquela zona. Neste momento, estão a vasculhar a igreja e a tentar perceber se há explosivos no seu interior.

Os dois assaltantes foram abatidos pelas autoridades, confirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henri Brandet, que acrescentou ainda que um dos feridos está em estado crítico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bem, o problema entrou na europa com toda a força.
    A questão agora é, o que vão fazer os governos para eliminar esta violência?
    Vão censurar as notícias sobre estes crimes, sim porque se tratam de crimes, como algum defendem? Não se esqueçam, se começarem a censurar estas notícias, brevemente a censura poderá passar a outros níveis.
    Alguém aceita passar a viver em sobressalto, sem saber se um maluco lhe vai cortar o pescoço, porque somos europeus?
    Alguém aceita viver com esta insegurança?
    Os fanatismos são todos perigosos, sejam eles políticos ou religiosos, mas situações extremas requerem medidas extremas…

  2. Ok, pelo menos não são só os judeus. Assim talvez se comece a pensar melhor no porquê disto tudo antes que eles larguem as facas e passem para as NUKEs…

  3. Isto é o Islamismo na sua genuinidade, por muito que isto custe à nossa sociedade multicultural. Aconselho a leitura de alguns livros escritos em primeira pessoa, não são estudos, são testemunhos: O véu rasgado; o preço a pagar por me tornar cristão; rosto queimado, e outros que existem no mercado livreiro.
    É só ler

  4. A Europa está a ser degolada dia após dia, resta agora saber se os europeus estarão dispostos a morrer inertes desta maneira com a complacência dos governantes atuais ou se estes decidem mudar de rumo ou se optam por ficar à espera que lhe apontem outras funções.

  5. O islamismo é diferente das outras religiões, tendo surgido para apagar e substituir pela força toda e qualquer religião, incluindo o ateismo (só ha 2 caminhos, conversão ou morte), ao contrario da biblia, o corão não tem interpretação, é o que lá está escrito e pronto, sendo que a versão horrorosa e violenta de Medina abrroga a versão (ou suratas) pacifica e tolerante de Meca.
    Mais, o Islão é um aniquilidor e inimigo de civilizações;
    – Os muçulmanos invadiram a Persia (Irão) (Kalid a espada de allá) e fizeram autenticos genocidios, apagando a civilização evoluida persa, (aquemenida) substituindo-a pelo atrasado do Islão.
    – Os muçulmanos invadiram a India e aniquilaram quase a civilização HIndu; foram tão violentos e separatistas que a India dividiu-se em Paquistão e Bangladesh para os Muçulmanos convertidos a fio de espada e a actual India também já infestada de muçulmanos, mas predominando ainda a civilização Hindu.
    – A indonesia era um reino budista, eis que chega um pregador muçulmano, engana nessa mentira chamada islão os indonesios e converte esse pais num pais muçulmano e os reis que acolheram esse pregador islamico tiveram que fugir para salvar a vida e aí, o islão apagou os vestigios da civilização budista, aniquilando esta.
    – O afeganistão já foi budista, eis que chega o islão, aniquila a civilização budista e recentemente até destruiram os budas de pedra, patrimonio da humanidade;
    – Tal como a destruição dos budas de pedra, o islão arrasa igrejas, sinagogas, cemiterios, mausoleus (veja-se tumbuktu no Mali) e como tal é um aniquilador da história e Arqueologia;
    – O islão tem por objectivo aniquilar o judaismo (pois esta comprova a mentira e barbárie do Islão: Porque razão maomé em Meca num dia degolou 800 judeus, roubou-lhes os seus bens, possuiu as suas mulheres como cuncubinas, porque? Ou os judeus são bestas (não me parece) ou ele era um demónio; a história inclina-se para o segundo adjectivo e isso deitará por terra o islamismo um dia, que é construido numa mentira e cujo seu maior inimigo é a verdade. Um dia o mundo perceberá claramente esse engano.
    – Só me resta concluir que o islão é um verdadeiro inimigo da raça humana, apagando os seus costumes e história locais e impondo a sua mentira criada por maomé.

RESPONDER

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …